Autores: | Bruna Thurler Alves, Adriana Oliveira Bernardes |
Resumo: | Apesar do crescente interesse relativo à Astronomia entre os jovens nos últimos anos, ainda é pouca a atenção recebida pelo tema nas instituições de Ensino Básico brasileiras. Seja pela dificuldade de adequar o ensino de tal ciência ao currículo, seja pela dificuldade dos professores em trabalhar o tema com metodologias diversificadas, essa contradição é ainda mais prevalente nos turnos da noite. É notável, assim, a relevância da utilização de novos recursos, informatizados ou não, que permitam a difusão significativa dos conhecimentos sobre o Universo entre os estudantes, fugindo do padrão tradicional “quadro e giz”. Nesse contexto, fazendo uso de recursos midiáticos, levamos a uma turma de EJA, composta por 25 alunos de ambos os sexos e com média de idade de 22 anos, uma apresentação de caráter interativo sobre constelações, trabalhando sua importância histórica e cultural nas diferentes sociedades ao longo do tempo. Os alunos foram estimulados a participar de forma lúdica e contextualizada, o que trouxe excelentes resultados em relação a sua participação e a seu interesse pelo tema. A aula, considerada atrativa pelos mesmos, propôs uma nova forma de aprendizado para os alunos. |
LEIA Artigo Completo em PDF: | |
Trilha Principal: | Educação e Tecnologias |
Trilha Opcional: | |
Área do conhecimento (CNPq): | |
Instituição: | GACEC (Grupo de Astronomia do Colégio Estadual Cannadá) |
Palavras-Chave: | Ensino de Astronomia; Recursos Midiáticos; Tecnologias na Educação, Educação de Jovens e Adultos |
Mesa (1): | Oliria Mendes Gimenes |
Mesa (2): | Ofelia Ortega Fraile |
Parabéns pela reflexão, Bruna.
Não sou da área, mas vejo inúmeras possibilidades de uso de apps como aqueles que mostram o mapa de astros e estrelas quando apontamos a câmera para o céu (tem vários), Google Earth, Google Maps e outros. Ao que parece, o problema, como em quase todas as áreas, é a formação continuada para os professores.
Obrigado pela presença aqui no evento.
Olá Carlos!
Compreendo que pense assim. Você conhece a realidade de uma escola publica? Em escolas públicas nao dispomos de muito, internet entao, que um recurso importante para utilizacao de recursos da Web 2.0 como os que citou, existem em pouquissimas escolas e nao existe na nossa! Assim precisamos de utilizar os recursos disponíveis de forma a colaborar com a aprendizassem dos alunos, motiva-los e faze-los perceber que nos importamos. Você não tem ideia de como é importante para os alunos que o professor em terreno tao adverso não desista de seu alunos e com os recursos disponiveis desenvolvam um trabalho inovador, utizando um recurso importantissimo que e a imagem. A formacao de professores é um fator chave para educacao dos alunos, principalmente para mostrar a futuros professores a realidade das escolas brasileiras e para que o mesmo tenha condições de responder a questionamentos como o seu.
Obrigada pela participacao
Adriana Bernardes
Ola Bruna e Adriana,
Vi que vocês usaram a TV para apresentar alguns conceitos por meio de apresentações/slides... detalhe um pouco mais como foi isso e como foi o interesse pelos alunos?
Há diversos app no play store para se trabalhar conceitos de astronomia, por que da escolha da TC e não de um app que os alunos poderiam manipular?
Att. Gabriel
Boa noite, Gabriel.
Nossa ideia inicial era trabalhar com imagens e utilizamos a TV com este intuito, de que os alunos visualizassem imagens de constelações que haviam sido pesquisadas, assim como algumas informações.
Em relação ao app já utilizamos em vários outros projetos e nas escolas precisamos diversificar os recursos para manter o interesse do alunos.
Obrigada pela participação!
Adriana Bernardes
Olá, Gabriel! Obrigada pelo comentário.
A TV foi o recurso escolhido por ser a opção de multimídia disponibilizada pela escola a algumas turmas. Utilizamos o método comum de conectar a TV a um notebook por meio de cabo HDMI e projetamos a apresentação de slides previamente preparada com recursos de leitura e visualização (textos curtos, explicativos, e boa variedade de imagens associadas). Apesar de apresentarem muitas possibilidades interessantes, o uso de aplicativos dependeria de uma conexão a internet a qual os alunos tivessem acesso - o que ainda não é uma realidade em boa parte das escolas públicas do país. Pedir que os alunos instalassem o aplicativo com antecedência tornaria a atividade dependente de que todos o fizessem, colocando assim em risco sua plena execução. A TV, por ser visualizada por todos ao mesmo tempo, mostrou-se assim um recurso mais acessível, além de facilitar a troca simultânea de ideias entre os que a visualizavam.
O interesse dos alunos se mostrou pela atenção que dedicaram à apresentação - foi o padrão de comportamento que observamos, especialmente comparado a demais momentos - e principalmente pela participação descrita pelas respostas às perguntas realizadas e aos comentários que avaliamos como entusiasmados. Durante o momento em que foram convidados a deduzir qual seria o "desenho" atribuído a uma constelação, os mesmos pediram que as luzes fossem apagadas e pareceram se divertir com as tentativas; houve muitos risos, por exemplo, mas sem que os mesmos se desconcentrassem ou desviassem da atividade a eles apresentada, o que é algo muito favorável por tornar o aprendizado prazeroso, menos monótono. Fizeram suas próprias perguntas, também. Ao final, alguns estudantes agradeceram pela apresentação, o que é sempre algo extremamente significativo e gratificante.
Atenciosamente, Bruna Thurler.
Parabéns pelo trabalho!
Abraços.
Obrigada!
Agradecemos pelo comentário!
Att, Bruna Thurler.
Prezadas Bruna e Adriana,
Parabéns pelo trabalho. A pesquisa relacionada a astronomia cultural realmente é muito relevante para o ensino de astronomia pois permite interações interdisciplinares e é extremamente motivadora.
Concordo com os questionamentos do professor Gabriel e seria interessante ampliar as práticas e pesquisas com outros recursos, como o Stellarium que tem algumas das constelações indígenas.
Na perspectiva de uma educação contextualizada vocês chegaram a estabelecer relaciones com os conhecimentos de astronomia dos estudantes?
Abraços,
Ofelia
Sempre fui amante da área e vejo no trabalho uma grande importância na educação e, nos mostra também, o quanto as novas tecnologias podem ajudar no processo e interesse pela busca do aprendizado da astronomia.
Parabéns pelo trabalho meninas!
Olá, muito obrigada pelo comentário! É muito gratificante saber que existem pessoas interessadas nesse tipo de trabalho. Nos motiva a prosseguir sempre!
Att, Bruna Thurler.