Autores: | Clarete Aparecida Diniz Gomes, Marília Costa Machado |
Resumo: | A escola é o ambiente onde se tem como principal objetivo desenvolver as habilidades cognitivas do aluno, o responsável direto por esse processo é o professor. Nesse mundo tão tecnológico, onde se usa diversas formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos, os alunos estão cada vez mais necessitados de receberem não só conteúdos específicos, mas sim atenção, e uma boa relação com o educador. Na maioria das vezes essa comunicação favorável depende muito da relação existente entre aluno e professor, nesse processo havendo empatia entre aluno e professor, possibilita que processo ensino aprendizagem tenha um melhor rendimento. O processo ensino-aprendizagem pode ser visto como uma via de mão dupla, um processo no qual o professor e aluno produzem e consomem conhecimento juntos, sendo assim, o processo ensinar/aprender um compartilhamento em comum aos dois. Será apresentado alguns pontos que podem ser cruciais no desenvolvimento cognitivo dos alunos e como o envolvimento do professor e sua boa convivência não somente com os alunos mas também em sua vida pessoal podem ser determinantes para o processo ensino aprendizagem e todo o contexto tecnológico que permeia a vida dos atores envolvidos e está presente nos ambientes escolares. |
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Trilha Principal: | Linguagem e Tecnologia |
Trilha Opcional: | Educação e Tecnologias |
Área do conhecimento (CNPq): | |
Instituição: | Universidade Estadual de Minas Gerais |
Palavras-Chave: | Tecnologia; Ensino-aprendizagem; Comunicação |
Mesa (1): | Christiane Heemann |
Mesa (2): | Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral |
Mesa (3): | Jeander Cristian da Silva |
Olá
Na opinião de vocês, pode haver aprendizagem por meio das tecnologias sem a ajuda do professor?
Boa noite Chistiane
O uso das tecnologias no processo de aprendizagem eu acredito que precisa sim do professor, os alunos precisam do intermédio do professor para melhor entendimento de todos aparatos tecnológicos.
Abraço
Clarete Diniz
Clarete
Eu também acredito que o professor desempenha um importante papel nesta interação do aluno com as tecnologias.
Clarete
Eu também acredito que o professor desempenha um importante papel nesta interação do aluno com as tecnologias.
Clarete
Eu também acredito que o professor desempenha um importante papel nesta interação do aluno com as tecnologias.
Bom dia , Christiane Heemann! As tecnologias são muito importantes na contextualização do processo ensino/aprendizagem. Mas, só temos que tomar um cuidado extremo para que ela não seja usada como substituta do educador em sala de aula. Penso que o educador/professor será sempre o facilitador da aprendizagem e se ele souber integrar o seu conteúdo com as novas tecnologias,sua será cada vez mais interessante e gerará maior empatia dos alunos. Sendo assim, temos que cada vez mais incentivar o papel do professor como protagonista na inserção das novas tecnologias em sala de aula.
Boa noite!!!
Bom dia!
Gostaria que comentassem melhor a respeito da seguinte passagem: “o aluno com um conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser estudado se direciona ao professor como detentor de conhecimento e se posiciona de forma a mostrar para o professor um conhecimento adquirido previamente, pois o mesmo já foi lido e aprendido segundo suas convicções.” Vocês já viveram essas experiências? Como foram? Dê exemplos de como o professor pode utilizar as informações disponíveis na rede que o aluno traz consigo à favor dos processos de ensino-aprendizagem e de uma boa comunicação entre aluno e professor.
Boa noite Jeander!!!
Na sala de aula sempre deparamos com situações onde os alunos já viram sobre o assunto na internet, nesse caso a aula muda o rumo, o aluno já vem com um conhecimento prévio, então ele deixa de ser só ouvinte e passa a participar mais da aula, trazendo a interpretação do que já ouviu, e então a aula fica totalmente diferente. Podemos indicar vídeos, jogos, atividades on-line e outras tecnologias para tirar a aula um pouco do tradicional.
Abraços
Clarete Diniz
Boa noite Thais
Acho ótimo o uso, seria perfeito se sempre pudéssemos utilizar essas tecnologias a favor dos alunos e professores, como meio de auxiliar o ensino aprendizagem.
Abraços
Clarete Diniz
Tema pertinente! Parabéns!
Obrigada Angélica
Abraços
Clarete Diniz
Parabéns pela escolha do tema, tenho notado que muitos professores tem receio em utilizar recursos tecnológicos em sua aula, com a experiência que tenho, as aulas com vídeos, jogos, despertam interesse do aluno o que acaba que por contribuindo para o relacionamento entre professores e alunos.
Boa noite Luana
O receio de muitos professores é muito grande ainda, mas ainda está em tempo da mudança começar, aulas com mais uso de TIC serão sempre melhor recebidas pelos alunos..
Abraços
Clarete Diniz
Christiane, acredito que seja possível sim. Um bom exemplo são os aplicativos para aprender uma língua estrangeira. Por exemplo, o duolingo. Todavia, a mediação do professor no processo de aprendizagem pode ser interessante no que se refere ao feedback.
O feedback é um instrumento importante no aprendizado, pois além de informar ao aluno em quais pontos ele precisa melhorar e quais ele teve um bom rendimento, ele também é responsável por motivar o aluno e ajudá-lo a estabelecer um plano de desenvolvimento individual durante o seu aprendizado.
Neste sentido, como você mencionou no seu artigo, "o processo de ensino e aprendizagem pode ser visto como uma via de mão dupla, um processo no qual o professor e aluno produzem conhecimentos juntos..., ambos se tornam sujeitos do mesmo processo participativo". (p. 2)
Muito bem colocado Leonardo, obrigada por comentar um ponto importante que é essa via de mão dupla...
Abraços
Clarete Diniz
Certamente que a relação aluno - professor tem que ser pautado diálogo mútuo, onde ambos são detetores do conhecimento, na qual não somente o professor tem a voz dentro da sala de aula, mas o aluno expõe experiências das suas vivências cotidianas que se entrelaça com o que é repassado pelo pelo professor, onde ambos contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.
Isso mesmo Daniela.... Essa tríade tem como funcionar e isso significa um avanço para a educação, onde todos saem ganhando..
Clarete Diniz
O bom relacionamento entre docente, estudantes e tecnologias é fundamental no sentido de proporcionar no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas na sociedade em que predomina o letramento digital, pois os conteúdos ministrados na sala de aula serão lúdicos e dinâmicos.
Em contrapartida se o professor não leva em conta aspectos, tais como avaliação diagnóstica, redimensionamento de metodologias, entre outros aspectos; a aula se tornará chata e tediosa. Logo, de nada adianta a escola ter salas de informática se o docente não possui um bom relacionamento com seus alunos.
Tiago
Você tem toda razão, a tecnologia tem que ser usada da melhor forma, não ser apenas uma falsa utilização, pois assim estaremos em processo de regressão e não de avanços..
Abraços
Clarete Diniz
Boa noite!!
Não há como escaparmos do emprego das tecnologias digitais na educação. No entanto, vejo como necessária a formação continuada para que saibamos utilizá-las de maneira adequada e de modo a privilegiarmos o processo de ensino e aprendizagem.
Parabéns pela produção de conhecimento e divulgação nesse evento tão importante para nós.
Acredito muito que um bom professor antes de iniciar suas aulas ele vá querer conhecer sua turma e os estilos de aprendizagem de seus alunos. Conhecer as peculiaridades de cada um faz com que a relação seja próxima e se o professor conhecer as dificuldades e domínio de seus alunos, ele pode tornar as aulas bem produtivas ao se utilizar de práticas pedagógicas inovadoras. E nessas práticas, incluem as tecnologias digitais, em que o professor direciona cada aluno no uso de tecnologia de forma autônoma e crítica, respeitando suas limitações e a de seus alunos, aprendendo com eles e eles aprendendo com o professor na busca dos saberes e na produção de novos conhecimentos. Mas para isso são necessárias uma turma que o professor consiga acompanhar cada aluno, consiga estabelecer um vínculo educativo e emocional muito próximo através da empatia como cita as autoras e não uma sala de aula com 30 alunos, pois o professor é humano e necessita de tempo e motivação para oferecer uma educação transformadora aos seus alunos.
Atenciosamente,
José Emanuel