Tratamento do gênero discursivo “carta” e sua retextualização em gêneros discursivos digitais em Língua Portuguesa para o segundo ciclo de formação humana, especificamente, o oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo. Buscou-se desenvolver o letramento digital, com base no tratamento do gênero discursivo “carta” reentendida em novas ações digitais multimodais e multissemióticas com fulcro à significação do lugar do estudante enquanto leitor, co-autor e usuário virtual, no qual o movimento de produção perpassa um movimento colaborativo e livre, em direção a uma construção coletiva do conhecimento. Autores: Gabriel Lucas dos Santos. Geandra Viturino Correa Mesa: Karlla Leal, Marco Antônio Peixoto Sobre o projeto: Sobre o projeto (para surdo ouvir): clique aqui |
Olá! Que projeto lindo, Karlla!! Parabéns Gabriel, Geandra e aos demais envolvidos, vocês deram show! As produções ficaram criativas e muito bem elaboradas, parabéns!!!
Obrigada pelo seu elogio e que bom saber que a gente tá levando esse trabalho pela internet. Nunca imaginamos isso quando começamos.
Acesse nosso podcast no nosso instagram: @sala.da801
e nosso site: https://tornandosepesquisadores.home.blog/
Feito, Gabriel e Geandra! Já estou seguindo e acessei o podcast. Parabéns pelo trabalho!!! Amei a produção de vocês, parabéns pelo projeto!
Beijos, Eliane
Pessoal, parabéns pelo trabalho de vocês!
Muito importante trazermos para a discussão na escola o uso dessas novas tecnologias. Muitas das vezes estamos tendenciados a criminaliza-las ou reprimir o uso. O trabalho de vocês é um exemplo nítido da possibilidade de se trabalhar com materiais de uma nova maneira do que o convencional o do que entendemos como unica possibilidade.
parabéns!
Amei esse trabalho, interessantíssimo. a competência leitora é uma habilidade essencial para o desenvolvimento pleno do educando, mas formar leitores é um desafio. O trabalho traz uma ótima sugestão trabalhar gêneros textuais através de aplicativos é uma ideia bastante interessante.
Foi uma iniciativa muito grande esse trabalho. A gente até pensou que fosse difícil, porque era algo novo né. Mas, com o tempo foi ficando mais fácil. Obrigada
Parabéns pelo trabalho. Vivemos em uma geração de nativos digitais, e nos professores somos imigrantes digitais e temos que reavaliar nossa forma de ensino. As metodologias ativas estão sendo empregadas para desenvolver o aluno como um ser integrado em todo processo. A tecnologia permite isso, e transforma um conteúdo em algo mais interativo e interessante.
Abraços
Um abraço enorme para você também. Foi uma experiência diferente mexer com o celular dentro de sala de aula, porque é sempre proibido. Tem o laboratório mas também ninguém usava. Foi legal essa experiência. Muito obrigada pelo seu comentário.
Queridos,
primeiramente parabéns pelo trabalho. Fiquei encantada como vocês utilizaram tão bem a tecnologia. Vocês poderiam nos relatar qual foi a maior dificuldade no processo de retextualizacao?
Obrigada.
Queridos amigos, quanto tempo! Adoro vocês, parabens por te ajudado na produção! Parabens pelo trabalho! Vocês arrasaram, vocês tem uma personalidade enorme. Como foi sentir ser famoso?
Não somos famosos, apenas apresentamos um trabalho e as pessoas enviaram perguntas, mas se tivéssemos nos tornado famosos, nos iriamos nos sentir muito importantes, porque eu iria ficar bastante orgulhosa disso. Com esse trabalho, meus pais se sentiram muito bem em saber que tem uma filha(o) que tem a capacidade de desenvolver esse trabalho que é importante para a escola e para quem tem interesse. Obrigado pelo seu comentário.
Bom dia, Gabriel, Geandra e Karlla!
Gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho desenvolvido e também pela participação no evento UEADSL. Vocês demonstraram muita força de vontade e empenho em suas atividades e tenho certeza que os benefícios dessa experiência serão para a vida toda.
Com carinho e admiração,
Marco Antônio Peixoto