Resumo: O objetivo desta investigação é analisar o nível de proficiência em leitura Autores: Bárbara Porto Castro, Dafne Antunes Silva, Giovanna Bugarelli Garbaccio Mesa: Priscilla Tulipa Costa, Nathan Peixoto Oliveira |
Prezadas autoras,
Sejam bem-vindas a mais uma edição do Congresso UEaDSL. Quero, inicialmente, parabenizar o grupo pelo ótimo trabalho de pesquisa. Esse estudo certamente revelará, dentre outros aspectos, dados importantes sobre os hábitos de leitura e escrita dos sujeitos analisados no que concerne aos gêneros textuais mais formais, como os que circulam nos ambientes de divulgação científica.
Vi que a pesquisa de vocês está em andamento e gostaria de saber se já realizaram a coleta dos dados. Se sim, quais foram os principais desafios nessa etapa?
Convido os participantes a contribuir conosco deixando suas impressões e considerações para os autores e fomentando as discussões em nossos fórum.
Ótimo evento a todos!
Olá, Priscilla!
Obrigada pelas boas-vindas e pelos parabéns, esse Congresso é de grande interesse do grupo, especialmente, pelas contribuições que podemos vir a receber!
Ainda não iniciamos a coleta de dados, estamos no processo de escolha das escolas. Um grande desafio, com certeza, é analisar as variáveis que dizem respeito à prólroa escola, já que é de ciência do grupo que até a localidade têm influência sobre os alunos que estudam ali, tendo também relação com aqueles que ali estudam, o que afetará toda a pesquisa.
Haja vista a influência da localidade, como você aponta, acredito que vocês já pensaram na hipótese de recolher escolas públicas e privadas situadas no mesmo bairro, não é mesmo?! Vocês pretendem considera o trabalho também com classes socias diferentes (ex. fazer coleta em bairros de classe baixa, média e alta, escolhendo um exemplar de cada modalidade - escola pública e privada - em todas as regiões escolhidas).
Abs.
Estamos considerando o quesito das diferentes classes sociais na escolha das amostras para a coleta de dados, porém, acreditamos que não necessariamente essas as amostras estarão no mesmo bairro, mas sim, dentro de Contagem. Estamos buscando informações para a tentativa de conseguir uma escolha justa e representativa das amostras.
Obrigada por levantar a questão!
Abs.
Olá Carolina,
Que bom que gostou, agradecemos a sua opinião!
Bom dia as autoras Bárbara Porto Castro, Dafne Antunes Silva e Giovanna Bugarelli Garbaccio.
Parabéns pelo trabalho "Letramento científico e variáveis socioeconômicas".
Tenho uma dúvida: o objetivo do trabalho era medir o nível de proficiência na leitura científica de estudantes de escola pública e particulares em Contagem (MG) e se havia correlação com seu nível socioeconômico.
Mas não encontrei nos resultados do artigo uma resposta para os objetivos traçados.
Houve algum resultado de pesquisa já observado que pode ser compartilhado?
Um grande abraço,
Nathan Oliveira.
Olá, Nathan
O objetivo do trabalho é medir o nível de letramento científico dos alunos em diferentes redes de ensino, porém ainda não realizamos esta etapa, já que o projeto está em andamento.
Obrigada pelo comentário, abraços!
Boa noite, Bárbara, Dafne e Giovanna,
Parabéns pela pesquisa.
Penso que os resultados serão interessantes para construção do projeto de extensão que com certeza beneficiará muitos estudantes.
Abraços,
Valdirene.
Olá Valdirene,
Muito obrigada!
O projeto ainda está em andamento, por isso não apresentamos os resultados ainda. Contudo, com os resultados iremos avaliar a necessidade de cada escola para desenvolver o projeto de extensão.
Abraços.
Boa noite.
Parabéns pela pesquisa meninas!!!
Nessa pesquisa de letramento com alunos da rede estadual, vocês tiveram alguma experiência com alunos da educação especial? Se sim, quais foram as experiências...
Abraços,
Caroliny.
Boa noite, Caroliny
Como o projeto está em andamento nós ainda não atingimos a etapa de aplicação do teste e contato com os alunos. Mas se viermos a ter alguma experiência com alunos de educação especializada, com certeza receberá atenção individualizada!
Obrigada pela pergunta!
Abraços
Acredito que o letramento científico é realmente importante para o desenvolvimento crítico e social de um indivíduo, como mostrado no trabalho, e a sua diferença na população se deve a vários fatores, como o socioeconômico. Assim, vejo que o projeto é relevante, ainda mais com o propósito de se elaborar atividades de extensão para suprir essa necessidade. Como curiosidade, já existe algo planejado em relação do que seriam estas atividades?
Olá Alex!
Como avaliação do nível de proficiência de letramento dos indivíduos estamos planejando um teste de leitura padronizado contendo diferentes tipos de texto para serem interpretados.
Abs.