RODA DE CONVERSAS: FÓRUM 2.Eixo Temático 2. Conteúdos educacionais – da linguagem as demandas vivenciadas no processo ensino e aprendizagem.

LOGO

Esquentando o FicLivre - Nuvem de Princípios do Conhecimento Livre

Amig@s Professor@s,

O Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre (UEADSL) é um evento acadêmico semestral, online e gratuito, promovido pelo Texto Livre (http://textolivre.org/site/), um grupo de pesquisa, ensino e extensão vinculado à Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A Roda de Conversas entre Educadores, organizada em 4 fóruns neste semestre, é o espaço desse evento destinado a aproximar educadores do Brasil e do Exterior interessados em:

  • Debates sobre questões atuais em educação e ensino
  • Práticas pedagógicas exitosas e desenvolvimento de projetos na educação formal e não-formal
  • Pedagogia PauloFreiriana
  • Cultura Livre
  • Conhecimento Aberto
  • Interdisciplinaridade

Coordenadores do Roda de Conversas: Prof Paulo Soares Batista 

Coordenadora Geral: Prof Elaine Teixeira

*Atenção ouvintes, autores e coordenadores de mesa: as dúvidas deverão ser enviadas exclusivamente para o e-mail da secretaria geral: http://ueadsl.sec@textolivre.pro.br


TópicoAutorComentáriosÚltima mensagem
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO BRASIL E A AQUISIÇÃO DA ORALIDADE (OU NÃO) POR PARTE DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA - autores: Marcos Cristovam Lopes de Paula, Claudia Marchese Winfield 27 Marcos Cristovam Lopes de Paula
CORPO, IDENTIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA Autores: WESLEY MARQUES DA SILVA, VERA LÚCIA DA SILVA FARIAS, LÉIA APARECIDA SILVA 20 Nathalie Akie Omachi Rodrigues
CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, LITERATURA E INCLUSÃO SOCIAL A PARTIR DO LIVRO OLHOS AZUIS CORAÇÃO VERMELHO (2005), DE JANE TUTIKIAN Autores: Cilene Margarete Pereira 20 Tiago da Silva Bezerra
A UTILIZAÇÃO E A CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO. Autores: Marcilene de Souza Brito, Fabio Antunes Brun de Campos. 91 Siderlene Muniz-Oliveira
GÊNEROS, LETRAMENTOS E ENSINO: A CONSTRUÇÃO DO SABER SOBRE AS BARRAGENS - autores: Andréia Teixeira, Ana Paula Gonçalves Santos , Daniela Campolina, Priscila de Resende, Wanderlin Alexandre dos Santos Junior 53 Tiago da Silva Bezerra
REFLEXÕES SOBRE A AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LITERÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA - autores: José Ignacio R Marinho, Diones B dos Santos Motta, Giselda M Dutra Bandoli, Helga C Baptista de Almeida, Joseani A Netto 89 Karla Alessandra Nobre Lucas Santana
ENEM PPL: AVANÇOS E IMPASSES. Autores: Bruna Agliardi Verastegui. 17 Bruna Agliardi Verastegui
A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO E A LEI N° 10.639/03: PRÁTICAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Autores: Bruna Agliardi Verastegui. 79 Bruna Agliardi Verastegui
LIVRO DIDÁTICO E ENSINO DE HISTÓRIA: AS IMAGENS COMO FONTE HISTÓRICA. Autores: Matheus Jerônimo H. Lopes, Cleyton Antônio da Costa. 27 Matheus Jerônimo Henrique Lopes
LINGUAGEM E FORMAÇÃO TÉCNICA: A DOCÊNCIA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - autores: Débora Araújo da Silva Ferraz1, Elcione de Araújo Silva2, Maria Jucilene Lima Ferreira2 12 Tiago de Melo Silva
Exercícios de compreensão leitora na educação básica: entre avanços e entraves - autores: Fábio Citrole Conegundes, Fernanda Abreu Gualhano, Miriã Ferreira Braga 23 Bruna Zorzan de Paula
O QUE É AUDIODESCRIÇÃO, MESMO?. Autores: Ana Carolina Correia Almeida, Maria Angela Paulino Teixeira Lopes. 34 Handerson Gonçalves
O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS POR MEIO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UM PERCURSO TEÓRICO. Autores: Carina de Almeida Coelho, Gustavo Gomes Siqueira da Rocha. 68 Joseani Adalemar Netto
O processo de ensino e aprendizagem de resumos no contexto acadêmico Autores: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima 35 Mario de Jesus Xavier
Educação Cultural e Práticas Pedagógicas: ensino de história por meio da educação para o patrimônio. Autor: Eduardo Augusto de Santana. 41 Igor Câmara
LEITURA E ESCRITA: O LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DE SONHOS. Autores: SIRLENE LEMES DE MORAES SILVA, CLAUDIA LÚCIA LANDGRAF P. VALÉRIO. 33 Janneyde Pascoal da Silva
Reflexões sobre a transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental sob a ótica dos estudantes Autores: Aline Freire de Souza Aguiar, Joice Araújo Esperança, Carmo Thum 37 Aline Freire de Souza Aguiar
SEMELHANÇAS ENTRE A PEDAGOGIA DE LA SALLE E O PLANEJAMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU - autores: Bruna Zorzan de Paula, Tamara Cardoso André, Priscila Zorzan Ferreira 21 Isabela Velocini
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS TÉCNICO E PROFISSIONALIZANTE NA REDE ITEGO/GO - autores: Maiune de Oliveira Silva; Maria Gabriela Gomes Pires 8 Maiune de Oliveira Silva