RODA DE CONVERSAS: FÓRUM 4. Eixo Temático 4. Processos e movimentos educacionais e Produção de conhecimento epistemológico.

LOGO

Esquentando o FicLivre - Nuvem de Princípios do Conhecimento Livre

Amig@s Professor@s,

O Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre (UEADSL) é um evento acadêmico semestral, online e gratuito, promovido pelo Texto Livre (http://textolivre.org/site/), um grupo de pesquisa, ensino e extensão vinculado à Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A Roda de Conversas entre Educadores, organizada em 4 fóruns neste semestre, é o espaço desse evento destinado a aproximar educadores do Brasil e do Exterior interessados em:

  • Debates sobre questões atuais em educação e ensino
  • Práticas pedagógicas exitosas e desenvolvimento de projetos na educação formal e não-formal
  • Pedagogia PauloFreiriana
  • Cultura Livre
  • Conhecimento Aberto
  • Interdisciplinaridade

Coordenadores do Roda de Conversas:Prof Paulo Soares Batista 

Coordenadora Geral: Prof Elaine Teixeira

*Atenção ouvintes, autores e coordenadores de mesa: as dúvidas deverão ser enviadas exclusivamente para o e-mail da secretaria geral: http://ueadsl.sec@textolivre.pro.br


TópicoAutorComentáriosÚltima mensagem
ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA: O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores: Vinícius Alves de Mendonça, Aline de Freitas Lemos Paranhos 19 Vinícius Alves de Mendonça
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A DOCÊNCIA E A RELAÇÃO COM AS DINÂMICAS DA CONTEMPORANEIDADE Autores: Vinícius Alves de Mendonça, Kléber Bezerra Costa 14 Vinícius Alves de Mendonça
O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA - autores: Ana Paula Zorzan, Cynthia Borges de Moura 37 Nathalie Akie Omachi Rodrigues
Apagamento do rótico em produções escritas da Educação de Jovens e Adultos - autores: RECHE, A. S., DA SILVA, S. M. 14 Nathalie Akie Omachi Rodrigues
PRÁTICAS ALTERNATIVAS EM SALA DE AULA: PRODUÇÃO DE QUADRINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA - Autores: Caroline Lima dos Santos, Renato dos Santos Santana 40 Caroline Lima
Como ocorre o aprendizado?. Autores: Beatriz Cassol, Cristiane Beatriz Dahmer Couto, Victória Eduarda Canas de Siqueira. 30 Beatriz Cassol
O caráter reflexivo da prática pedagógica para Aprendizagem Significativa. Autores: Elines Saraiva da Silva Gomes, Elisete Gomes Natário. 13 Nathalie Akie Omachi Rodrigues
POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTO DE BARBÁRIE - autora: Cilésia Lemos 46 Marina Grilli
IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA. Autores: Kamilla G. C. de Oliveira, Flávia M.de M. Candeiro, Paloma da Silva Gomes. 82 Tiago da Silva Bezerra
AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: ABORDAGEM NEUROPSICOPEDAGÓGICA. Autores: Karla Alessandra Nobre Lucas Santana, Márcio Alexandre Brito Santana 32 Karla Alessandra Nobre Lucas Santana
As proposições do Banco Interamericano de Desenvolvimento e as propagandas governamentais para o Novo Ensino Médio. Autores: Cecilia Carmanini de Mello, André Randazzo Ortega, Joana D'Arc Germano Hollerbach. 25 Edgar de Souza
PRÁTICA EDUCATIVA COOPERATIVA: PROJETO E POSSIBILIDADES Autores: Rosalina de Fatima Valadão Rodrigues Vellozo,Elisete Gomes Natário,Renatta de Burgos P. F. Dias Silva 20 Rosalina F. V. R. Vellozo
NUTRIR ARTE: OFICINAS CULINÁRIAS LÚDICAS COMO FORMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Autores: Geovana Gabriele da Silva, Renata Rosane Andrade Bastos, Beatriz Pizetta Ferronato, Julieuza Camila Alves, Flávia Della Lúcia. 33 LEIA SILVA
PROJETO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA BAIXADA SANTISTA Autores: KRINDGES, Shana; NATARIO, Elisete Gomes 21 Tamiris Batista Diniz
PRODUÇÃO DE TEXTO: UM ESTUDO SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA LINGUÍSTICA E DA SOCIOLINGUÍSTICA - autores: Bruna Zorzan de Paula, Tamara Cardoso André, Priscila Zorzan Ferreira 43 Natach de Jesus Pessoa
NÓ QUE VIRA LAÇO: COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA. Autores: Edilma Dias Lima, Ana Paula Barros de Carvalho. 23 Franciele Alves Manhães
O SARAU COMO PRÁTICA ARTÍSTICO-CULTURAL INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO Autores: Marcelo de Castro, Edilaine de Araújo 39 Marcelo de Castro
PREPARAÇÃO ETEQUIANA: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ORGANIZACIONAIS E SOCIOEMOCIONAIS - autores: Maisa Cristina Santos, Handerson Ferreira Gonçalves 15 Handerson Gonçalves
REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS CONTEXTOS FORMAL/INFORMAL NO MUNICÍPIO DE PEDRO VELHO – RN: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS(AS) - autor: Tiago da Silva Bezerra 27 Paula Cristina Lima
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E A PRÁTICA DOCENTE - autor: Maurício Teixeira Mendes 40 Paula Cristina Lima
As contribuições da ludicidade para o desenvolvimento da consciência fonológica no ensino da Língua Inglesa na Educação de Jovens e Adultos - autores: RECHE, A. S., WINFIELD, C. M. 16 Alex Stocco
A Avaliação para as Aprendizagens no Ciclo de Alfabetização. Autores: Paulo Alves de Araújo. 33 Carina Coelho
Ideologia e Educação: um caminho para a reflexão do contexto atual. Autores: André Randazzo Ortega, Cecília Carmanini de Mello, Joana D’Arc Germano Hollerbach. 31 Alexsandro Luiz dos Reis
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE “OS IMPACTOS DA MINERAÇÃO”: ANALISANDO A TRAGÉDIA EM MARIANA Autores: Marcelo Silva Celestino, Alexsandro Luiz dos Reis, Fábio Augusto Rodrigues e Silva 30 Alexsandro Luiz dos Reis
SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O USO DO MINHOCÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DE UMA HORTA - autores: Shayane Caroline Bueno Mathias, João Sviercoski Neto 36 Shayane Caroline Bueno Mathias
Perspectivas que fundamentam os estudos sobre adolescentes com transtorno do espectro autista: uma revisão de literatura. Autores: Cibele Moreira Monteiro, Ana Paula de Freitas. 18 Cibele Moreira Monteiro
INFÂNCIAS E ADOLESCÊNCIAS NA OBRA SOCIAL CRISTO REI: CONTRIBUIÇÃO FREIREANA PARA A POTENCIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL. Autores: Juliana, Larissa, Mário 30 Juliana Sampaio da Silva
A inclusão do aluno no âmbito escolar por meio da legitimação do dia da família - autores: Carolina Ferreira Pereira, Lara Ribeiro do Vale e Paula 34 Lara Ribeiro do Vale e Paula