Autores: | Luciano Dias de Sousa,Flávio Aparecido de Almeida, Adriano Simioni Alvin, Marília Costa Machado |
Resumo: | A tecnologia está presente em toda a parte, tanto nos lares quanto nas empresas, e também e nas escolas. Os recursos tecnológicos têm sido aliados na execução de todos os tipos de tarefas e, no ambiente escolar como recurso no ensino-aprendizagem em sala de aula. Neste estudo abordaremos como os recursos tecnológicos podem ser utilizados de forma consciente para o ensino-aprendizagem na Educação Infantil. A escola é constantemente convocada a se atualizar e acompanhar as mudanças da sociedade, que se comunica, trabalha e vive imersa em um ambiente tecnológico. Como utilizar ferramentas tecnológicas dentro de sala de aula sem desviar a atenção do aluno dos conteúdos que ele precisa aprender? Até que ponto a tecnologia pode ajudar ou atrapalhar o processo de ensino-aprendizagem? Para contextualizar o tema do estudo, buscamos embasamentos teóricos de Vani Moreira Kenski (2001, 2007), Pierre Lévy (2000) e Jean Piaget (1976). |
LEIA Artigo Completo em PDF: | |
Trilha Principal: | Educação e Tecnologias |
Trilha Opcional: | Mídia-educação |
Área do conhecimento (CNPq): | Educação |
Instituição: | UEMG |
Palavras-Chave: | educação infantil; ensino-aprendizagem; tecnologia. |
Mesa (1): | José Ignacio Ribeiro Marinho |
Mesa (2): | Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral |
Mesa (3): | Valeska Guimarães Rezende Cunha |
Diante de um mundo cada vez mais globalizado e de avanços tecnológicos alcançados de forma cada vez mais rápida, é natural que a sociedade discuta frequentemente o papel das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação e a influência destas na formação escolar, profissional e social do indivíduo.A escola é constantemente convocada a se atualizar e acompanhar as mudanças da sociedade, que se comunica, trabalha e vive imersa em um ambiente tecnológico.Essa discussão é ainda motivo de preocupação para educadores e comunidade escolar. Como utilizar ferramentas tecnológicas dentro de sala de aula sem desviar a atenção do aluno dos conteúdos que ele precisa aprender? Até que ponto a tecnologia pode ajudar ou atrapalhar o processo de ensino-aprendizagem?
Temos que pesquisar e muito . Esse campo requer muitas por sua vastidão.
O professor tem que planejar bem sua aula, estipulando um tempo livre para o aluno para que o aluno realize a atividade proposta, onde o professor precisar redobrar a atenção, para que o discente use o artefato tecnológico para realizar a atividade proposta pelo professor e não aenas para se entreter.
As tecnologias ajudam no processo educativo quando o professor saber usar as ferramentas tecnológicas, na qual o mesmo precisa estipular um horário para o uso dos artefatos tecnológicos na prática educativa, e posterior ao término da atividade, recolher os dispositivos tecnológicos para os alunos nao venham a se distrair com outras coisas que não seja voltado para educação deles.
Assim sendo, tanto dentro do ambiente escolar, como dentro do âmbito familiar, as tecnologias têm que ser usadas conscientemente e com horário definido, principalmente para as crianças, visando que os mesmos não passe o dia todo "desplugado" da realidade, de forma a prejudicar tanto seus estudos e a sociabilização com outros indivíduos.
Saudações aos autores e demais participantes!
Gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho desenvolvido. O interesse em pesquisar e utilizar a tecnologia na Educação tem aumentado consideravelmente. Na opinião dos autores qual o maior desafio ou barreira para se usar as tecnologias na Educação Infantil?
Parabéns pelo tema e artigo, muito pertinente aos anseios dos alunos e do ensino atual. É preciso ter muito cuidado no uso da tecnologia para que ela não se torne um passa tempo, o professor deve se tornar um mediador do conhecimento , direcionando o aluno a usar essa ferramenta de forma construtiva.
Parabéns pelo trabalho e a escolha do tema, pois a educação e o futuro do nosso país, as tecnologias presentes estão inovando e nós precisamos se adequar a essas mudanças, no meio infantil a criança crescendo e já se adequando com os aparelhos computador, notebook, celulares, orientando por pessoas ou até mesmos os país, já vai para escola sabendo que ali esta uma fonte de pesquisa para as matérias que estão por vir nas escolas, mas não só as crianças todos devem se aderir as mudanças tecnológicas que estão ao nosso redor.
Parabéns pela abordagem do tema! Devemos entender que as crianças atualmente estão inseridas em mundo tecnológico, onde elas se apropriam dessas tecnologias para explorarem novos saberes. Nessa fase, onde as conexões e aprendizagem são intensas, o professor deve ser um ajudador no processo de desenvolvimento. Essa inserção na tecnologias pelos infantes vai desde a interação social como também pelas brincadeiras do cotidiano. Pensando nisso , nossa função está em aliar esse uso de maneira coerente e prático, no contexto escolar. O uso desses tecnologias deve ser imaginado como uma forma de trazer mais dinamismo e interatividade para sala de aula. Sendo assim, a utilização das novas tecnologias deve oportunizar uma aprendizagem simples e eficaz.
Olá, pessoal!
A princípio, parabéns pelo belíssimo e importante artigo produzido por vocês!
Tive a deliciosa oportunidade de realizar a leitura dele, assim como de avaliá-lo.
Sou professor de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, do Ensino Fundamental II; no entanto, desde ano passado, por questões de horário escolar, leciono na Educação Infantil, bem como no Ensino Fundamental I.
Durante a leitura do artigo, refleti bastante acerca de produções científicas envolvendo tecnologia e Educação Infantil, dado que observamos muitas produções em relação aos anos escolares posteriores.
Trata-se de um assunto interessantíssimo e altamente importante, levando em conta que a atual geração já "nasce", a título de exemplo, com um aparelho eletrônico à mão.
Abraço e sucesso!
Parabéns pelo trabalho