Autores: | Marcos Vinicius de Andrade Gomes, Leonardo Reis, Samuel Sampaio Fialho, Pedro Celestino |
Resumo: | Este trabalho visa apresentar uma base teórica sobre a Historia Antiga, partindo desde a sua formação conceitual durante o período renascentista, passando por períodos de importância para seu desenvolvimento quanto conteúdo acadêmico/escolar até os dias de hoje na maneira a qual seus estudos são passados dentro de salas de aula através dos livros didáticos. Serão levantadas questões como o desfavorecimento das demais culturas antigas em relação a Antiguidade Clássica altamente enraizada em conceitos eurocêntricos. Serão apontadas didáticas de apoio ao professor para o estudo da historia antiga, e um estudo mais aprofundado sobre o conteúdo dos livros didáticos sobre a disciplina historia antiga, apresentando suas incoerências e suas qualidades auxiliando o professor a como se portar diante destas dificuldades e acertos. |
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Trilha Principal: | Cultura Livre |
Trilha Opcional: | Mídia-educação |
Área do conhecimento (CNPq): | |
Instituição: | Universidade Estadual de Minas Gerais |
Palavras-Chave: | Historia Antiga; Ensino; Livro Didático |
Mesa (1): | Evandro Francisco Marques Vargas |
Mesa (2): | Oliria Mendes Gimenes |
Saudações livres! A abordagem de vocês situa-se na perspectiva da transposição didática da acadêmia para a Escola. Essa aproximação é relevante e já vem sendo construída na perspectiva de ações de políticas públicas de fortalecimento das licenciaturas como o PIBID por exemplo. Todavia é preciso pensar nos limites desta perspectiva tendo em vista a linguagem e a adequação desses conteúdos para os respectivos estágios cognitivos de desenvolvimentos na educação, mais no ensino fundamental do que no Ensino Médio. E sobre isso convido-os a apresentarem metodologias para aplicação da abordagem de vocês nos diferentes níveis de ensino sob a perspectiva da BNCC. Forte abraço. |
Saudações Companheiro, sua leitura sobre a abordagem está corretíssima, concordamos com a proposta de adequação dos limites, contudo não foi a proposta do trabalho tratar este tema, haja vista não possuirmos domínio na área de cognição e linguagem. Quanto a apresentação de metodologias sob perspectivas da BNCC necessitamos de um recorte mais especifico em função da amplitude do documento
Sempre me perguntei: "por que estudar História Antiga é estudar a história da Grécia e da Roma?" E por que tanta heroicização das figuras públicas dessas duas civilizações, como se não existisse uma história das outras civilizações. Muito interessante saber que no meio acadêmico isso seja colocado em discussão.
Obrigado pelas leitura, de fato a história é uma construção social que reflete a vivencia dos "vencedores"
Saudações, Marcos Vinicius, Leonardo, Samuel e Pedro.
Parabéns por abordarem o tema em questão. Percebemos que a História Antiga carece de mais estudos acadêmicos que possam refletir efetivamente na prática dos professores e na aprendizagem dos alunos. Gostaria de saber qual ou quais foram os livros didáticos que foram utilizados durante a pesquisa e se todos eles seguem na mesma linha do ensino tradicional.
Caro amigo, de fato este campo carece de maiores estudos o livro em questão foi História, sociedade e cidadania do 7° ano da rede publica de ensino de minas gerais