O JORNALISMO AUDIOVISUAL NA ERA DA INTERNET: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS

 
O JORNALISMO AUDIOVISUAL NA ERA DA INTERNET: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS
sexta, 8 nov 2019, 20:43

Autores:Alisson Gutemberg
Resumo:

A história do telejornalismo brasileiro, como apontam Francisco Machado Filho e Mayra Ferreira (2012), se confunde com a implantação da televisão aberta no país. De modo geral, trata-se de um modelo de negócios que fora estruturado por patrocinadores e amparado pela lógica publicitária (SOUZA, 2004). Contudo, com o advento da cibercultura, e a emergência de diferentes telas, o telejornalismo tem passado por um processo de reconfiguração; com o intuito de se adaptar e expandir as potencialidades em um novo contexto conectado e multimídia. Basicamente, essa nova realidade tem desafiado o modelo de negócios estruturado durante a era da Cultura de Massa (ADORNO; HORKHEIMER, 2002). E, entender como tem se dado esse processo, em meio a um contexto pós-massivo (LEMOS, 2007), é o objetivo deste texto. Para tal, a partir do trabalho de Edna Silva et al (2018), discute-se as diferentes fases do telejornalismo online e o seu processo de expansão.

LEIA Artigo Completo em PDF:Documento PDF O JORNALISMO AUDIOVISUAL NA ERA DA INTERNET.pdf
Trilha Principal:Jornalismo na Internet
Trilha Opcional:
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição:UFRN
Palavras-Chave:televisão; telejornalismo online; cibercultura
Mesa (1):Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares
Mesa (2):Ludmila Ferrarezi

Imagem de Alisson Gutemberg
Re: O JORNALISMO AUDIOVISUAL NA ERA DA INTERNET: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS
por Alisson Gutemberg - segunda, 11 nov 2019, 15:14
 

Boa tarde. Sou o autor do texto. Gostaria, primeiramente, de saudar a mesa. Em seguida, me colocar à disposição para sanar qualquer dúvida e / ou questão referente ao trabalho. 


Desejo um grande evento!


Imagem de Marchiori Quadrado de Quevedo
Re: O JORNALISMO AUDIOVISUAL NA ERA DA INTERNET: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS
por Marchiori Quadrado de Quevedo - segunda, 11 nov 2019, 17:21
 

Em primeiro lugar, parabéns pelo texto.


Uma dúvida que o seu trabalho me despertou. 

O alçamento da figura do público a protagonista ou coadjuvante (leitor/telespectador que grava com seu próprio celular um incidente: a enchente no bairro, o acidente que ganhou repercussão etc.) me parece diretamente relacionado a essa ocupação da internet pelo jornalismo audiovisual. No entanto, a figura do jornalista como sendo ele próprio a notícia (os bastidores do jornal, as reportagens sobre a vida dos jornalistas, os programas que tematizam o próprio fazer jornalístico) me parece um fenômeno anterior, apenas potencializado pelas redes sociais na internet. Estaria errada essa avaliação?


Obrigado pela atenção.


Imagem de Alisson Gutemberg
Re: O JORNALISMO AUDIOVISUAL NA ERA DA INTERNET: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS
por Alisson Gutemberg - terça, 12 nov 2019, 08:10
 

Bom dia, Marchiori.


Obrigado!


Concordo com você. Também observo o advento de um jornalismo online como potencialização de práticas que, em certo sentido, ocorriam em contextos offline. Como é o caso de sua colocação. 

Imagem de Marchiori Quadrado de Quevedo
Re: O JORNALISMO AUDIOVISUAL NA ERA DA INTERNET: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS
por Marchiori Quadrado de Quevedo - terça, 12 nov 2019, 22:07
 

Grato pela atenção. :)

Imagem de Ludmila Ferrarezi
Re: O JORNALISMO AUDIOVISUAL NA ERA DA INTERNET: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS
por Ludmila Ferrarezi - terça, 12 nov 2019, 10:30
 

Olá! O tema abordado no fórum é interessante e despertou algumas questões que podem ser debatidas:

1) No âmbito da pesquisa realizada,  a confluência do meio jornalístico tradicional com o digital, além das mudanças no modelo de negócios, provocou mudanças no público consumidor de notícias?

2) Que mudanças tal conjuntura trouxe para a sociedade em geral e suas formas de lidar com o fato jornalístico? 

Bom evento a todos! 

Imagem de Alisson Gutemberg
Re: O JORNALISMO AUDIOVISUAL NA ERA DA INTERNET: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS
por Alisson Gutemberg - quinta, 14 nov 2019, 15:17
 

Boa tarde, Ludmila Ferrarezi.

1) Creio que sim. Hoje, a relação do público receptor, com o processo de comunicação tradicional, ocorre de forma distinta. Há uma nova relação do público com a informação, justamente por conta das novas possibilidades comunicativas que emergiram com o advento da cibercultura. Por exemplo: atualmente o público dispõe de um número muito maior de conteúdo/informação e isso tem um impacto significativo no processo comunicacional.


2) Uma mudança interessante é justamente um tipo de consumo de notícia muito mais ativo que em épocas precedentes. Por dispor de um número maior de informações, a passividade do público, diante do fato narrado, torna-se uma atitude cada vez mais escassa. Além disso, houve também uma ampliação significativa dos canais de transmissão de conteúdo e isso amplia os recortes, as narrativas, para um mesmo fato. Tudo isso contribui para o jogo democrático. No entanto, ainda assim, não podemos achar que tudo é perfeição e que não há problemas nesse processo; a "explosão" de fake news, por exemplo, nos demonstra a complexidade do cenário. 

Imagem de Angélica Tommasini
Re: O JORNALISMO AUDIOVISUAL NA ERA DA INTERNET: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS
por Angélica Tommasini - quarta, 13 nov 2019, 20:26
 

Parabéns pelo trabalho.

Imagem de Alisson Gutemberg
Re: O JORNALISMO AUDIOVISUAL NA ERA DA INTERNET: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS
por Alisson Gutemberg - quinta, 14 nov 2019, 15:06
 

Obrigado!

Imagem de Pedro Borges Pimenta Júnior
Re: O JORNALISMO AUDIOVISUAL NA ERA DA INTERNET: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS
por Pedro Borges Pimenta Júnior - sábado, 16 nov 2019, 18:24
 

Prezado, 

Gostei da descrição bem atualizada que você faz do jornalismo expandido. É cada vez mais comum as pessoas se informarem utilizando o YouTube, por exemplo. Sem contar com os podcasts, uma nova onda nesse que parece ser um tsunami. 

Seu trabalho leva a pensar se os problemas há muito evidentes no jornalismo convencional não serão repetidos nesse novo formato. Incomoda-me ver tanta gente se informando a partir das plataformas de influenciadores digitais. Apesar de "independentes" em relação às grandes corporações hoje incriminadas, não aparentem ter compromisso, vários deles, com a produção de informação de qualidade.  

Imagem de Alisson Gutemberg
Re: O JORNALISMO AUDIOVISUAL NA ERA DA INTERNET: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS
por Alisson Gutemberg - domingo, 17 nov 2019, 09:45
 

Exato, Pedro.


Nós temos um contexto que representa avanços, sem dúvida. Mas, por outro lado, há o risco de se ter um tipo de informação sem compromisso com os fatos, por exemplo. Por isso, trata-se de um fenômeno complexo.