IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA

 
IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
quarta, 13 nov 2019, 10:45

Autores:Marcos Paulo Odone, Isabel Azeredo Uchôa Faria
Resumo:

O presente estudo procura investigar o processo de apropriação sobre o uso das TIC’s dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), na modalidade à distância, mediado pelo Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), através da disciplina Informática na Educação, inserida no 4º período do referido curso. O objetivo se constitui em compreender se a disciplina de Informática na Educação contribuiu de alguma forma para inserir, na sala de aula, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s). Insta salientar que as pesquisadas já atuam como professoras da Educação Infantil/Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal, Estadual e/ou Particular. A metodologia da pesquisa se constitui de caráter qualitativo e quantitativo, tendo como instrumento de pesquisa questionário semiestruturado aplicado através do Google Form’s. Os resultados encontrados demonstram que apesar da maioria dos entrevistados concordarem sobre a importância da inserção das TIC’s no processo de aprendizagem e considerarem que a disciplina de Informática na Educação possui carga horária satisfatória e oferece aporte teórico para a utilização destas em sala de aula, ainda são grandes as dificuldades para esta inserção visto que a falta de equipamentos e estrutura das escolas não permite que as TIC’s façam parte do cotidiano escolar.


LEIA Artigo Completo em PDF:Documento PDF artigo_ciltec.pdf
Trilha Principal:Linguagem e Tecnologia
Trilha Opcional:Educação e Tecnologias
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição:CEDERJ
Palavras-Chave:TIC’s; Licenciatura em Pedagogia; Processo de Ensino
Mesa (1):Ludmila Ferrarezi
Mesa (2):Evandro Francisco Marques Vargas

Imagem de Evandro Francisco Marques Vargas
Re: IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
por Evandro Francisco Marques Vargas - segunda, 11 nov 2019, 09:06
 

Saudações livres! Muito interessante a proposta de análise de vocês, pois envolve um tema fundamental que é o da alfabetização digital. Neste caso a formação do docente para dominar esta forma de código pode e deve passar pela formação continuada. Mas, a abordagem de vocês é pela formação inicial em cursos EAD. Assim gostaria que expusessem (1) como a experiência formativa de vocês (relatem um pouco sobre a trajetória o perfil profissional  de vocês) no Curso EAD os levaram a problematizar essa questão? Perpassando (2) como percebem nos discentes essa capacidade de decodificação digital? Outra questão (3) relaciona-se com a conclusão de vocês de que as dificuldades também se encontram no âmbito estrutural, nesse sentido creio podermos pensar em utilizar os próprios Smartphone dos discentes como instrumento pedagógico? Um forte abraço.

Imagem de Leonardo Rodrigo Soares
Re: IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
por Leonardo Rodrigo Soares - quinta, 14 nov 2019, 14:50
 

Evandro e colegas,

Fiz uma graduação a distância em Letras (Inglês/Português) e uma pós semipresencial em Ensino da Língua Inglesa. Como formação complementar fiz diversos cursos online na minha área de formação e também na área de tecnologias. Já fui tutor online e também professor-formador em uma pós-graduação. Portanto, estou em contínua formação, buscando cursos onlines a fim de aperfeiçoar as minhas práticas pedagógicas e me auxiliar no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, seja ela presencial e/ou virtual.

Vivemos na era da tecnologia e da informação, onde as novas tecnologias revolucionaram não somente a forma como aprendemos, mas também como interagimos e intercambiamos conhecimentos. Consequentemente, as tecnologias digitais móveis tem feito parte cada vez mais do dia a dia dos alunos, tornando necessário que essas novas experiências, como por exemplo o uso dos smartphones para o aprendizado, sejam levadas pelos professores para o contexto da sala de aula. Acredito que muitos alunos não vêem o celular como um dispositivo que também pode ser usado para a sua formação como aluno e cidadão. Neste sentido, o ambiente de ensino-aprendizagem via internet tem se tornado cada vez mais uma realidade e um desafio para os professores, exigindo dos educadores o desenvolvimento e apropriação de novas habilidades e de novos letramentos.

Portanto, é fundamental que os professores capacitem seus alunos não somente no uso dessas novas tecnologias, mas capacitá-los com competências (computacional, comunicacional, multimídia e informacional), para que possam aplicar o saber adquirido em suas relações cotidianas e enxergar a tecnologia como aliada e não como meio.


Imagem de José Elias da Silva Justo
Re: IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
por José Elias da Silva Justo - segunda, 11 nov 2019, 09:59
 

Bom dia,

Gostei muito do artigo, pois relata sobre a preparação dos alunos de pedagogia, de uma instituição pública, sendo preparados para o uso da informática aplicada à educação educação, uma iniciativa ótima, que é inexistente na maioria dos cursos de pedagogia do Brasil.

No resultados cita-se um gráfico que não está presente. Ele ajudaria muito na visualização dos mesmos.


Um abraço.

Imagem de Ludmila Ferrarezi
Re: IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
por Ludmila Ferrarezi - terça, 12 nov 2019, 10:00
 

Olá! O texto apresentado aborda uma questão muito atual que merece se mais investigada. Iniciando o debate, poderiam ser especificadas quais ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para dinamizar e incrementar as aulas de informática, bem como quais delas estão sendo utilizadas com os alunos da pesquisa realizada. Além disso, tendo em mente o atual contexto sócio-econômico brasileiro, do qual a exclusão digital ainda faz parte, como os professores poderiam driblar as dificuldades técnicas? Bom evento a todos! 

Imagem de Daniel Rodrigues Paes Landim
Re: IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
por Daniel Rodrigues Paes Landim - terça, 12 nov 2019, 14:15
 
Quais são as vantagens do uso de tecnologias para a aprendizagem autônoma desses discentes?
Imagem de Tielle Alves Souto
Re: IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
por Tielle Alves Souto - terça, 12 nov 2019, 19:36
 
Vivemos um grande impasse na educação. O alunado necessidade de metodologias ativas, de inovação para que se tenha maior êxito nas aulas. Se o professor não se atualizam, ele se torna obsoleto, mas se ele procura se atualizar, muitas vezes as escolas não apresentam estrutura física para que esse professor possa implementar aquilo que aprendeu. E falo em tecnologia não referente a computadores e internet, que já é algo muito defasado nas escolas, mas outras tecnologias como data show, vídeo, entre outros.
Imagem de Jader Luís da Silveira
Re: IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
por Jader Luís da Silveira - quarta, 13 nov 2019, 10:39
 

As tecnologias da informação e comunicação proporcionam aos alunos poder aprender usando uma ferramenta que está em constante uso por eles. Dessa forma, podem aprender de forma mais leve e divertida. Através das TICs, os alunos podem criar um conhecimento por meio de opiniões, sugestões, acrescentar ao que foi escrito por outro, contribuindo para o aumente do conhecimento.

O aprendizado com o uso das TICs é tido com a atuação do professor como agente mediador das ferramentas tecnológicas e das informações que são atualizadas em todo instante na Educação. Tais avanços devem ser aproveitados de forma que as TICs possam ser inseridas na busca de conhecimento e aprendizado com aulas animadas, diferenciadas e interessantes, desenvolvendo práticas interativas, integrando as aulas tradicionais com as mais inovadoras.

Imagem de Angélica Tommasini
Re: IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
por Angélica Tommasini - quarta, 13 nov 2019, 20:17
 

Parabéns pela pesquisa! Relevante e atual. 

Imagem de Maria Aparecida Viegas de Melo
Re: IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
por Maria Aparecida Viegas de Melo - quinta, 14 nov 2019, 21:08
 

Boa noite a todxs!

O trabalho mostra que, embora os cursos a distância de pedagogia busquem trabalhar com as TICs na formação de professores, elas ainda não são uma realidade na sala de aula desses professores em formação encontrando muitos obstáculos, resistência para adentrarem os muros das escolas.

Imagem de Jaíne das Graças Oliveira Resende
Re: IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
por Jaíne das Graças Oliveira Resende - quinta, 14 nov 2019, 22:51
 

Boa noite, senhores autores!

Muito relevante e atual a pesquisa de vocês. Temos a consciência de que o mundo atual é tecnológico, e esta tecnologia, através das TIC's, por exemplo, é uma ferramenta que está cada vez mais sendo utilizada na educação. Existem inúmeras vantagens da utilização deste tipo de metodologia no aprendizado do aluno, mas há algumas desvantagens, como o não acesso à internet por uma parcela da população que está em regiões distantes e muito simples do nosso país. Como minimizar esta dificuldade, para que a tecnologia seja acessível a esse público?

Obrigada,

Jaíne.

Imagem de Luana de Cássia Silva Ferreira
Re: IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
por Luana de Cássia Silva Ferreira - sexta, 15 nov 2019, 17:19
 

Parabéns pela temática, fiz um curso técnico a distância e faço duas graduações também a distância e tenho percebido que muitas pessoas tem receio em fazer um curso a distância pelo estigma de que não tem qualidade. Confesso que fazer um curso a distância precisa ter disciplina e autonomia mas que assim como relatado pelas professoras o curso trouxe muitos benefícios para minha prática.

Imagem de Daniela Hoffmann
Re: IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
por Daniela Hoffmann - domingo, 17 nov 2019, 14:38
 

Boa tarde prezados autores!

É difícil uma formação continuada de professores, que não aborde em algum momento, a temática TIC’s. Assunto esse em evidência na atualidade. O que acontece muitas vezes é que saímos das formações com uma bagagem sobre o assunto, e quando na escola, vamos colocar em prática o que aprendemos, pois estamos motivados, ansiosos com uma aula diferente, nos deparamos com computadores obsoletos, internet lenta. Percebo que tanto o professor deve se qualificar, mas os instrumentos necessários, também devem estar ao alcance do mesmo. Porque o uso das TIC’s como recurso pedagógico é motivacional para alunos e professores, principalmente nos contextos mais carentes. Mostrar para os alunos que a tecnologia auxilia no estudo, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais interessante e significativo é primordial.

Parabéns pelo trabalho!

Imagem de Tiago da Silva Bezerra
Re: IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
por Tiago da Silva Bezerra - domingo, 17 nov 2019, 16:32
 
O  uso das TIC´s no processo de ensino-aprendizagem na atualidade é um grande avanço na melhoria da qualidade do ensino ofertado na educação básica, pois traz aos alunos inovação, dinamicidade e reflexão acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. Dessa forma, o papel desta universidade na formação inicial de pedagogos é fundamental para que a aprendizagem se torne significativa.
Imagem de Tiago da Silva Bezerra
Re: IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
por Tiago da Silva Bezerra - domingo, 17 nov 2019, 16:35
 

Por outro lado, a infraestrutura das escolas impossibilita que hajam práticas didático-pedagógicas satisfatórias devido ao fato de que não se tem preocupação com a manutenção e suporte se por ventura os computadores quebrarem ou precisarem de outras assistências. Eis uma questão a ser refletida em função da conjuntura política que não leva em conta o aspecto educacional enquanto preocupação na atualidade, em detrimento a outros aspectos.

Imagem de José Emanuel Machado
Re: IMPACTO DA INSERÇÃO DAS TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
por José Emanuel Machado - domingo, 17 nov 2019, 23:02
 

Caros autores,

Parabéns pela produção e conhecimento divulgado neste evento tão importante.

Sou aluno do curso de Licenciatura em Computação pela UFJF e nos estágios obrigatórios tenho notado uma proximidade quanto a falta de equipamentos e aparatos tecnológicos na escola que possibilitam uma aprendizagem significativa e inesquecível aos alunos. Em uma de minhas observações, percebi que os professores atuantes nem mesmo utilizavam o laboratório de informática, seja pela falta de conhecimento ou tempo para manusear as máquinas. Acredito que faltam muitas políticas públicas de inserção de profissionais ligados a essa realidade tecnológica para a transformação nas escolas no uso das tecnologias. Porque esse profissional pode preparar treinamentos, possibilitar uma reciclagem de conteúdos e alinhar teoria à prática no uso das inúmeras tecnologias disponíveis. Os alunos estão cansados do quadro negro 4 ou 5 horas direto em sala de aula, já que a realidade fora da escola são uso constante de computadores e dispositivos móveis em casa. 

Na formação docente, cabe as universidades disponibilizar conteúdos ligados a tecnologia, não somente teóricos, mas também práticos e no desenvolvimento de pesquisas relacionados à inserção de objetos e tecnologias que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. É uma realidade inegável e que só o professor pode transformá-la diante de um contexto revolucionário de informações e tecnologias. E  a sua formação merece total atenção nesse quesito. 

Atenciosamente,

José