VIDEOCONFERÊNCIA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 
VIDEOCONFERÊNCIA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
sexta, 8 nov 2019, 20:57

Autora:Adriana Oliveira Bernardes
Resumo:

Trabalhar em turmas de Educação de Jovens e Adultos exige preparo e disposição do professor, sobretudo para quem trabalha nas áreas de ciências, com disciplinas como: Química, Física e Biologia, onde as dificuldades são maiores. O objetivo deste artigo é apresentar a visão de alunos de Educação de Jovens e Adultos de atividades desenvolvidas no ensino de Astronomia, no qual se utiliza como recurso as videoconferências. O trabalho foi feito numa turma com 25 alunos, de ambos os sexos, que cursavam o NEJA II na rede estadual do Rio de Janeiro. Foi então aplicado após a realização de uma videoconferência questionário no qual os alunos respondiam as seguintes perguntas: Antes de participar da videoconferência realizada na disciplina Física, você já sabia o que vinha a ser uma videoconferência? Você gostou de participar da atividade? Em relação ao que você aprendeu, você considera que foi: pouco, regular ou muito? Qual o tema abordado pelo conferencista que mais lhe interessou? Você participou com alguma pergunta ao conferencista? Se não participou com uma pergunta, gostaria de ter participado? Com a participação na atividade seu interesse em Astronomia: aumentou, diminui ou continuou o mesmo? Com os resultados obtidos, observamos então que o recurso se mostra apropriado ao trabalho em turmas de Educação de Jovens e Adultos podendo estimular seu interesse e colaborando com seu aprendizado.

 


LEIA Artigo Completo em PDF:Documento PDF videoconferencia no ensino de astronomia.pdf
Trilha Principal:Educação e Tecnologias
Trilha Opcional:
Área do conhecimento (CNPq):ENSINO DE ASTRONOMIA
Instituição:UFRJ
Palavras-Chave:Web 2.0 na Educação, Videoconferência no Ensino de Astronomia, Educação em turmas de EJA.
Mesa (1):Jader Luís da Silveira
Mesa (2):Ofelia Ortega Fraile

Imagem de Jader Luís da Silveira
Re: VIDEOCONFERÊNCIA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
por Jader Luís da Silveira - segunda, 11 nov 2019, 08:56
 

Muito interessante o artigo proposto pela autora.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade muito importante para os estudantes do país, visto que é a oportunidade de volta para a escola, conclusão dos estudos e a possibilidade de ingresso em um curso técnico, graduação ou promoção de emprego.

Percebe-se em muitas vezes, conforme cita a autora que as escolas deixam-se por “esquecer” a EJA, onde os docentes não preocupam-se em fazer planejamento, propor atividades e avaliações específicas para esse tipo de ensino. Esse fato leva a evasão observado em muitas escolas, além de deixar o aluno recém chegado a escola voltar para fora dela.

A autora relata uma experiência muito interessante, onde propõe a união dos conteúdos de Física e Astronomia com a Educação a Distância através da videoconferência. Essa experiência mostra-se como bem recebida pelos alunos, fazendo com que os estudantes presenciassem um modelo de aula diferente das demais disciplinas e de outros dias das escolas.

Em sua opinião, a Educação a Distância tende a aproximar-se da Educação de Jovens e Adultos? Onde a interdisciplinaridade entra nesse contexto, juntamente com a estrutura presentes nas escolas do país?

Imagem de Adriana Oliveira Bernardes
Re: VIDEOCONFERÊNCIA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
por Adriana Oliveira Bernardes - segunda, 11 nov 2019, 13:25
 

Olá Jader!

Boa tarde!

Como você colocou muito bem, a modalidade EJA é muito importante para educação em nosso pais, exatamente pois sua função é criar condições para pessoas que não puderam frequentar a escola na ideia ideal.

A Educação à Distância com certeza será importante para formação de jovens e adultos em nosso país e como sabemos esta tem tido excelentes resultados no que concerne as universidades públicas que a oferece.

Assim, o oferecimento de Educação à Distância nesta modalidade é bem vindo e pode trazer benefícios, sendo necessário que se mantenha a qualidade do ensino. A videoconferência inclusive como ferramenta da chamada Web 2.0 pode ser utilizada com grande êxito e o trabalho que realizei visando aproximar profissionais da área de astronomia da escola através do recurso foi bem sucedido, trazendo motivação, aprendizado e a certeza de que o ensino pode ser melhor do que vem sendo nas escolas.

Perspectivas interdisciplinares no ensino são importantes e a Astronomia traz essas características, relacionando Física, Matemática, Biologia, Química, entre outras disciplinas, porém, nas escolas o professor ainda tema tais abordagens e muitas vezes não se sente apto a realizar trabalhos com enfoque interdisciplinar, isso dificulta muito as coisas, porém precisamos seguir confiantes e fazendo nossa parte. Na verdade quando o professor realiza um trabalho com enfoque interdisciplinar colabora para que outros profissionais se aproximem da ideia.

Abraços

Adriana

Imagem de Ofelia Ortega
Re: VIDEOCONFERÊNCIA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
por Ofelia Ortega - quarta, 13 nov 2019, 16:01
 

Olá Adriana, boa tarde,

Concordo com o potencial interdisciplinar do ensino da Astronomia. Em relação à experiência, houve desdobramentos da atividade nas disciplinas de ciências, e nas outras disciplinas?

Abraços,

Ofelia


Imagem de Adriana Oliveira Bernardes
Re: VIDEOCONFERÊNCIA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
por Adriana Oliveira Bernardes - quarta, 13 nov 2019, 22:42
 

Olá Ofélia

Infelizmente nao! Na verdade nao é fácil conseguir engajar professores em projetos na escola. São poucos! Uma dificuldade neste caso é a necessidade de internet que a escola nao dispoe, entao temos que usar a nossa própria para realizar o trabalho, isso desistimula bastante. Foi bom você fazer essa pergunta pois acabamos caindo na questão das dificuldades da escola publica, onde o trabalho foi realizado.

Obrigada pela participação

Adriana Bernardes

Imagem de Ofelia Ortega
Re: VIDEOCONFERÊNCIA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
por Ofelia Ortega - quarta, 13 nov 2019, 15:59
 

Prezad@s,

Encontrei o texto é muito interessante. Especialmente porque traz a Astronomia como elo interdisciplinar.

Tive uma experiência muito rica nesse sentido num projeto de extensão com divulgação científica com foco na Astronomia e na Física. Nele trabalhamos também com turmas da EJA e realmente é um tema que motivava muito e proporcionava diálogos interdisciplinares muito ricos.

Me chamou a atenção a questão da educação contextualizada,  no seguinte parágrafo:

"Assim, quando levamos conhecimentos de Astronomia aos alunos, para o qual o céu é um grande laboratório(DAMINELLI, 2010, p.11), estimulamos seu interesse e contextualizamos o ensino de Física buscando elementos do seu cotidiano como a observação de constelações ou o movimento da Terra-Lua-Sol."

Gostaria saber se durante a experiência e a pesquisa tem aparecido o potencial contextualizador da Astronomia

Também fico na dúvida se o potencial é pelo caráter cotidiano da astronomia ou se tem a ver com o perfil dos estudantes da EJA, especialmente por serem adultos, as vezes com um perfil de pessoas que tem ou tiveram um vínculo com comunidades campesinas ou tradicionais que tem tradições de conhecimentos etno-astronômicos.


Imagem de Adriana Oliveira Bernardes
Re: VIDEOCONFERÊNCIA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
por Adriana Oliveira Bernardes - quarta, 13 nov 2019, 22:51
 

Olá Ofélia

Hoje em dia a divulgação de fenômenos astronomicos seja na TV, jornais ou redes sociais, chega ao aluno e faz com que o mesmo acabe buscando mais informações. Assim, ela acaba fazendo parte de seu cotidiano porque é divulgada e se é um eclipse ou a chegada do solsticio de verao acaba de alguma forma fazendo parte de sua discussão diária e a escola pode se aproveitar disso para ensinar.

Assim no contexto da utilização da videoconferência pode-se abordar o tema meteoritos quando ocorrem eventos relacionados.

Obrigada pela participação

Adriana Bernardes


Imagem de Eliana Brochado
Re: VIDEOCONFERÊNCIA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
por Eliana Brochado - quarta, 13 nov 2019, 17:21
 

Boa tarde, Adriana.

Parabéns pelo trabalho.

Vc cita a importância da mediação do professor no processo de ensino e aprendizagem. Vc poderia falar um pouco mais como foi feita essa mediação?

Grande abraço!

Imagem de Angélica Tommasini
Re: VIDEOCONFERÊNCIA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
por Angélica Tommasini - quarta, 13 nov 2019, 20:44
 

Parabéns pelo trabalho desenvolvido!!!



Abraços!

Imagem de Adriana Oliveira Bernardes
Re: VIDEOCONFERÊNCIA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
por Adriana Oliveira Bernardes - quarta, 13 nov 2019, 22:52
 

Olá Angélica! 

Obrigada!

Imagem de Lucas Borcard Cancela
Re: VIDEOCONFERÊNCIA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
por Lucas Borcard Cancela - quinta, 14 nov 2019, 01:05
 

Saudações prezados colegas!

Entendo que as tecnologias, quando utilizadas com planejamento e metodologias adequadas de aplicação, podem render bons frutos. Porém, o que muitos professores relatam é que falta tempo para preparar uma sequencia de aulas interativas e atraentes mediadas pelas tecnologias, infelizmente. Como professor, fiquei admirado pelo trabalho realizado com a turma de alunos da Educação de Jovens e Adultos e como a utilização da videoconferência na disciplina de física pode tornar a aula mais leve e interessante, fazendo com que os alunos participem mais dessa aula. Ótimo trabalho!