USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

 
USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
sexta, 8 nov 2019, 20:57

Autores:Márcio Luis Vieira, Ana Sara Castaman, Daniela Hoffmann, Angélica Tommasini, Ângela Helena Peretti
Resumo:

A educação a todo o momento foi misturada ou híbrida, pois continuamente combinou espaços, metodologias, tempos e públicos variados. Nos tempos atuais esse processo, com a mobilidade e a conectividade, é muito mais intenso, amplo e profundo, já que se refere a um meio mais criativo e imaginativo. Assim, o presente artigo tem como finalidade identificar a percepção dos alunos do curso de Agronomia de um Instituto Federal de Ensino acerca da utilização da plataforma Moodle no ensino presencial. A metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, pautou-se em um questionário com 20 perguntas fechadas, respondidos por estudantes matriculados em três unidades curriculares do curso que se utilizaram da plataforma. Os respondentes eram predominantemente do sexo masculino (70%), com computador (100%) e disponibilidade de acesso a internet em suas residências (97,5%). Na grande maioria não conheciam a plataforma Moodle antes do emprego na disciplina (80%). Em relação ao impacto da utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no ensino e em relação aos hábitos de trabalho/estudo, 85% avaliaram como positivo ou muito positivo, 70% no decurso das atividades de ensino/aprendizagem em que utilizou a plataforma e 75% nos resultados das atividades de ensino/aprendizagem em que utilizou a plataforma, mas somente 40% consideraram como positivo ou muito positivo no seu espírito crítico, 45% no seu envolvimento pessoal e 22,5% no envolvimento das pessoas com quem interagiu na plataforma. Os resultados indicaram que o Moodle constituiu-se como uma estratégia pedagógica que melhorou a construção do conhecimento em sala de aula.

LEIA Artigo Completo em PDF:Documento PDF USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.pdf
Trilha Principal:Educação e Tecnologias
Trilha Opcional:Mídia-educação
Área do conhecimento (CNPq):Ciências Humanas
Instituição:IFRS-Campus Sertão
Palavras-Chave:ambiente virtual de aprendizagem; ensino presencial; moodle.
Mesa (1):Kyrleys Vasconcelos
Mesa (2):Jader Luís da Silveira

Imagem de Jader Luís da Silveira
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Jader Luís da Silveira - segunda, 11 nov 2019, 09:03
 

Parabéns aos autores pelo ótimo trabalho!

Para melhorar sua atividade de ensino, o educador pode utilizar recursos de ensino a distância em suas aulas, mesmo que sejam exclusivamente presenciais, como no caso do uso do Moodle.

O desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação geram novos ritmos de trabalho, novos ambientes, novos instrumentos, novas linguagens ou formas de expressão.

O uso das tecnologias digitais são ferramentas que podem auxiliar na implantação de um ensino híbrido. O professor ao fazer uso das novas tecnologias, leva o estudante a construir o seu próprio conhecimento. É fundamental utilizar estas tecnologias a favor da educação, já que oferecem novas possibilidades aos usuários, principalmente de produzir conteúdos, abandonando a forma passiva de se relacionar com as tecnologias.

Como os autores analisam a atual realidade aplicação do ensino híbrido nas escolas públicas e privadas? O que pode ser melhorado e implantado em tais instituições, tanto na questão de uso das tecnologias, quanto na capacitação dos docentes?

Imagem de MARCIO LUIS VIEIRA
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por MARCIO LUIS VIEIRA - terça, 12 nov 2019, 09:02
 

Obrigado pelas considerações Jader,

Realmente, quando pensamos no ensino híbrido a principal proposta é sairmos daquela tradicional forma de ensino definida como “Educação Bancária”, onde se parte do pressuposto que o aluno nada sabe e o professor é detentor do saber, criando uma relação vertical entre o educador e o educando. A proposta é de que o aluno passe a ser o protagonista do processo ensino-aprendizagem, e neste contexto o uso da TDICs é uma ferramenta extremamente importante. Contudo, ainda necessitamos quebrar uma série de barreiras, como a infra-estrutura necessária nos ambientes de ensino (público e privado), mas principalmente a formação continuada e a capacitação dos docentes para atuarem na área.
Imagem de José Elias da Silva Justo
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por José Elias da Silva Justo - segunda, 11 nov 2019, 10:27
 

Muito bom o artigo, pois Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVAE) podem ser aplicados também em cursos presencias. Um complicador é que nem todas as instituições podem ter recursos de computadores servidores para instalarem o moodle, além de ter pessoal para administrá-lo. Um forma simples de ter um AVAE (bem simples, apenas como biblioteca e fóruns de discussões) adaptado seria utilizar grupos fechados no facebook.

Um abraço.

Imagem de Ana Sara Castaman
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Ana Sara Castaman - segunda, 11 nov 2019, 11:47
 

Muito obrigada!!

Concordamos que um desafio está no fato das escolas não disporem de recursos humanos, físicos e tecnológicos para o moodle. Esta é uma discussão pertinente e atual!!

Agradecemos a sugestão para adaptarmos um AVAE. Acredito que o whatsapp também possa servir para esta adaptação. O que você acha?

Abraço


Imagem de Marcos Antônio Pereira Coelho
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Marcos Antônio Pereira Coelho - terça, 12 nov 2019, 23:24
 

Professora! Com certeza o watsapp funcionaria como uma metodologia ativa . Mas o ensino híbrido tem particularidades que estão todas pautadas na tecnologia. tenho uma pesquisa que trata da teoria conectivista com aplicação no ensino híbrido. Provei essa teoria pode ser usada nessa modalidade. Mas o campo ainda é vasto. Parabens pelo artigo. 

Imagem de Ana Sara Castaman
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Ana Sara Castaman - quarta, 13 nov 2019, 11:30
 

Professor, se puderes nos passe o link de sua pesquisa.

Forte abraço

Imagem de Hugo Fernandes de Oliveira Barros
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Hugo Fernandes de Oliveira Barros - terça, 12 nov 2019, 09:28
 

Parabéns ao grupo pelo trabalho, e a idéia da plataforma moodle no ensino, e muito bom uso de aplicativos voltados a tecnologia ao nosso redor, mas com uso do moodle, talvés poderá ser usado nas escolas públicas transmitindo um outro tipo de conhecimento aos alunos interessados na área.

Imagem de Ângela Helena Peretti
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Ângela Helena Peretti - terça, 12 nov 2019, 19:08
 

Muito obrigada pela consideração Hugo!

Sim, acredito que em escolas públicas terá um bom resultado. Ainda mais quando se trata de tecnologias.

Abraço!

Imagem de Jaíne das Graças Oliveira Resende
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Jaíne das Graças Oliveira Resende - terça, 12 nov 2019, 22:49
 

Boa noite aos autores!

Parabéns pelo trabalho" Muito atual. 

Embora a tecnologia esteja sendo utilizada a favor da educação, no sentido de melhorar a aprendizagem, o incentivo e o interesse do aluno em adquirir conhecimento de uma forma menos tradicional, às vezes, o discente ainda busca o ensino tradicional como a metodologia mais adequada no processo de ensino-aprendizagem. Vocês tiveram resistência por parte dos alunos quando apresentaram o ensino híbrido a eles? Se sim, como foi o processo para quebrar esta resistência e mostrar aos alunos que o ensino híbrido é uma nova forma de ensinar utilizando a tecnologia sem perder a qualidade do ensino, visto que, estamos vivendo no mundo tecnológico?

Obrigada, desde então.

Jaíne.

Imagem de Ana Sara Castaman
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Ana Sara Castaman - quarta, 13 nov 2019, 11:33
 

Olá!

Nesta atividade não tivemos resistência dos estudantes. Eles acharam interessante utilizar a plataforma. Percebe-se em nossa instituição uma resistência maior por parte dos professores em utilizar o AVA.

Estamos nos mobilizando, em especial, nos cursos de licenciatura para mostrar que não há mais como fugir das tecnologias digitais, nem mesmo da Educação a Distância. Assim,aos poucos estamos levando estas discussões para as reuniões de colegiado, bem como em eventos de formação continuada. Em alguns cursos já temos o ensino híbrido.


Imagem de Jaíne das Graças Oliveira Resende
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Jaíne das Graças Oliveira Resende - quarta, 13 nov 2019, 20:07
 

Muito obrigada. Parabéns pelo trabalho.

Att,

Jaíne.

Imagem de Angélica Tommasini
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Angélica Tommasini - quarta, 13 nov 2019, 20:43
 

Nós que agradecemos! 


Abraços!!!

Imagem de Patrícia Aparecida Romeiro Campos Cancela
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Patrícia Aparecida Romeiro Campos Cancela - terça, 12 nov 2019, 23:31
 

Caros autores, como pedagoga e amante das tecnologias percebo que ainda existe certa resistência de docentes e discentes quanto à utilização de plataforma EAD para ministração de disciplina. Entendo que estamos caminhando para o fortalecimento do ensino à distância mas muitas barreiras ainda devem ser superadas. Parabéns!

Imagem de Angélica Tommasini
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Angélica Tommasini - quarta, 13 nov 2019, 19:55
 

Muito obrigada pela consideração Patrícia!

Abraço!


Imagem de Tiago de Melo Silva
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Tiago de Melo Silva - quarta, 13 nov 2019, 12:31
 

Parabéns pelo trabalho! Acho válido sim a participação de diferentes formas de ensino e o ensino híbrido torna -se uma ferramenta que alia o uso das tecnologias e a maneira " CONVENCIONAL" de ensinar. Entendo que não há uma única maneira de aprendermos e também não há uma fórmula mágica para todos aprenderem tudo. O ensino é construído a cada dia e em cada situação, seja em sala de aula ou nos nossos espaços de convivência. 

O trabalho aborda uma questão bem interesse que é a inclusão de uma tecnologia , a plataforma Moodle, no processo de ensino. Ela facilita um contato maior do aluno com uma tecnologia facilitadora da aprendizagem, pois lá você pode ter uma gama de informações e que pode ajudar e muito o estudante.

Imagem de Angélica Tommasini
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Angélica Tommasini - quarta, 13 nov 2019, 19:53
 

Agradecemos sua consideração!

Sim, acredito  que a tecnologia é uma ferramenta que pode fortalecer o processo de ensino e aprendizagem.

Abraço!


Imagem de Pedro Borges Pimenta Júnior
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Pedro Borges Pimenta Júnior - quinta, 14 nov 2019, 20:28
 
Prezados, boa noite. 

Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho. Achei bem inovador a aplicação de atividades em ambientes virtuais envolvendo o curso de Agronomia. 

Fiquei curioso quanto a um detalhe: os estudantes utilizaram o Moodle como um repositório de textos, slides ou vídeos ou houve interação entre os alunos e professores?


Imagem de Natália Sperandio
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Natália Sperandio - quinta, 14 nov 2019, 22:21
 

Boa noite.

Parabéns pela pesquisa.

Gostaria de saber de que forma se deu a interação alunos x professor

Imagem de MARCIO LUIS VIEIRA
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por MARCIO LUIS VIEIRA - quinta, 14 nov 2019, 23:51
 

Boa noite,

Obrigado Natália,

O seu questionamento é semelhante ao do Pedro, que foi respondido em comentário acima.

Imagem de MARCIO LUIS VIEIRA
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por MARCIO LUIS VIEIRA - quinta, 14 nov 2019, 23:50
 

Boa noite Pedro,

O AVA foi utilizado como base dos componentes curriculares através da disponibilização de materiais (textos e artigos complementares, aulas, plano de ensino dos componentes curriculares, materiais de apoio) mas também para a criação de fóruns de discussão sobre temas relevantes nos diferentes componentes curriculares, procurando propiciar uma maior interação com os alunos. Alguns componentes estão inclusive realizando avaliações através da plataforma. Hoje temos quase 20% da matriz curricular do curso, que é de 5460 horas, se utilizando do Ensino Híbrido.

Imagem de MARCIO LUIS VIEIRA
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por MARCIO LUIS VIEIRA - sábado, 16 nov 2019, 14:10
 

Boa tarde,

Em nome dos autores do trabalho gostaria de agradecer a participação, comentários e contribuições acerca do trabalho, consideramos muito importante a interação realizada durante os últimos dias.

Abraço.

Imagem de Ana Sara Castaman
Re: USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Ana Sara Castaman - domingo, 17 nov 2019, 22:37
 

Boa noite!!
Muito obrigada pelas participações e considerações empreendidas! Certamente contribuirão para novas reflexões sobre a temática!
Abraço