Autores: | Márcio Luis Vieira, Ana Sara Castaman, Daniela Hoffmann, Angélica Tommasini, Ângela Helena Peretti |
Resumo: | A educação a todo o momento foi misturada ou híbrida, pois continuamente combinou espaços, metodologias, tempos e públicos variados. Nos tempos atuais esse processo, com a mobilidade e a conectividade, é muito mais intenso, amplo e profundo, já que se refere a um meio mais criativo e imaginativo. Assim, o presente artigo tem como finalidade identificar a percepção dos alunos do curso de Agronomia de um Instituto Federal de Ensino acerca da utilização da plataforma Moodle no ensino presencial. A metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, pautou-se em um questionário com 20 perguntas fechadas, respondidos por estudantes matriculados em três unidades curriculares do curso que se utilizaram da plataforma. Os respondentes eram predominantemente do sexo masculino (70%), com computador (100%) e disponibilidade de acesso a internet em suas residências (97,5%). Na grande maioria não conheciam a plataforma Moodle antes do emprego na disciplina (80%). Em relação ao impacto da utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no ensino e em relação aos hábitos de trabalho/estudo, 85% avaliaram como positivo ou muito positivo, 70% no decurso das atividades de ensino/aprendizagem em que utilizou a plataforma e 75% nos resultados das atividades de ensino/aprendizagem em que utilizou a plataforma, mas somente 40% consideraram como positivo ou muito positivo no seu espírito crítico, 45% no seu envolvimento pessoal e 22,5% no envolvimento das pessoas com quem interagiu na plataforma. Os resultados indicaram que o Moodle constituiu-se como uma estratégia pedagógica que melhorou a construção do conhecimento em sala de aula. |
LEIA Artigo Completo em PDF: | |
Trilha Principal: | Educação e Tecnologias |
Trilha Opcional: | Mídia-educação |
Área do conhecimento (CNPq): | Ciências Humanas |
Instituição: | IFRS-Campus Sertão |
Palavras-Chave: | ambiente virtual de aprendizagem; ensino presencial; moodle. |
Mesa (1): | Kyrleys Vasconcelos |
Mesa (2): | Jader Luís da Silveira |
Parabéns aos autores pelo ótimo trabalho!
Para melhorar sua atividade de ensino, o educador pode utilizar recursos de ensino a distância em suas aulas, mesmo que sejam exclusivamente presenciais, como no caso do uso do Moodle.
O desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação geram novos ritmos de trabalho, novos ambientes, novos instrumentos, novas linguagens ou formas de expressão.
O uso das tecnologias digitais são ferramentas que podem auxiliar na
implantação de um ensino híbrido. O professor ao fazer uso das novas tecnologias, leva o estudante a
construir o seu próprio conhecimento. É fundamental utilizar estas tecnologias a favor da educação, já que
oferecem novas possibilidades aos usuários, principalmente de produzir
conteúdos, abandonando a forma passiva de se relacionar com as tecnologias.
Como os autores analisam a atual realidade aplicação do ensino híbrido nas escolas públicas e privadas? O que pode ser melhorado e implantado em tais instituições, tanto na questão de uso das tecnologias, quanto na capacitação dos docentes?
Obrigado pelas considerações Jader,
Realmente, quando pensamos no ensino híbrido a principal proposta é sairmos daquela tradicional forma de ensino definida como “Educação Bancária”, onde se parte do pressuposto que o aluno nada sabe e o professor é detentor do saber, criando uma relação vertical entre o educador e o educando. A proposta é de que o aluno passe a ser o protagonista do processo ensino-aprendizagem, e neste contexto o uso da TDICs é uma ferramenta extremamente importante. Contudo, ainda necessitamos quebrar uma série de barreiras, como a infra-estrutura necessária nos ambientes de ensino (público e privado), mas principalmente a formação continuada e a capacitação dos docentes para atuarem na área.Muito bom o artigo, pois Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVAE) podem ser aplicados também em cursos presencias. Um complicador é que nem todas as instituições podem ter recursos de computadores servidores para instalarem o moodle, além de ter pessoal para administrá-lo. Um forma simples de ter um AVAE (bem simples, apenas como biblioteca e fóruns de discussões) adaptado seria utilizar grupos fechados no facebook.
Um abraço.
Muito obrigada!!
Concordamos que um desafio está no fato das escolas não disporem de recursos humanos, físicos e tecnológicos para o moodle. Esta é uma discussão pertinente e atual!!
Agradecemos a sugestão para adaptarmos um AVAE. Acredito que o whatsapp também possa servir para esta adaptação. O que você acha?
Abraço
Professora! Com certeza o watsapp funcionaria como uma metodologia ativa . Mas o ensino híbrido tem particularidades que estão todas pautadas na tecnologia. tenho uma pesquisa que trata da teoria conectivista com aplicação no ensino híbrido. Provei essa teoria pode ser usada nessa modalidade. Mas o campo ainda é vasto. Parabens pelo artigo.
Professor, se puderes nos passe o link de sua pesquisa.
Forte abraço
Parabéns ao grupo pelo trabalho, e a idéia da plataforma moodle no ensino, e muito bom uso de aplicativos voltados a tecnologia ao nosso redor, mas com uso do moodle, talvés poderá ser usado nas escolas públicas transmitindo um outro tipo de conhecimento aos alunos interessados na área.
Muito obrigada pela consideração Hugo!
Sim, acredito que em escolas públicas terá um bom resultado. Ainda mais quando se trata de tecnologias.
Abraço!
Boa noite aos autores!
Parabéns pelo trabalho" Muito atual.
Embora a tecnologia esteja sendo utilizada a favor da educação, no sentido de melhorar a aprendizagem, o incentivo e o interesse do aluno em adquirir conhecimento de uma forma menos tradicional, às vezes, o discente ainda busca o ensino tradicional como a metodologia mais adequada no processo de ensino-aprendizagem. Vocês tiveram resistência por parte dos alunos quando apresentaram o ensino híbrido a eles? Se sim, como foi o processo para quebrar esta resistência e mostrar aos alunos que o ensino híbrido é uma nova forma de ensinar utilizando a tecnologia sem perder a qualidade do ensino, visto que, estamos vivendo no mundo tecnológico?
Obrigada, desde então.
Jaíne.
Olá!
Nesta atividade não tivemos resistência dos estudantes. Eles acharam interessante utilizar a plataforma. Percebe-se em nossa instituição uma resistência maior por parte dos professores em utilizar o AVA.
Estamos nos mobilizando, em especial, nos cursos de licenciatura para mostrar que não há mais como fugir das tecnologias digitais, nem mesmo da Educação a Distância. Assim,aos poucos estamos levando estas discussões para as reuniões de colegiado, bem como em eventos de formação continuada. Em alguns cursos já temos o ensino híbrido.
Muito obrigada. Parabéns pelo trabalho.
Att,
Jaíne.
Nós que agradecemos!
Abraços!!!
Caros autores, como pedagoga e amante das tecnologias percebo que ainda existe certa resistência de docentes e discentes quanto à utilização de plataforma EAD para ministração de disciplina. Entendo que estamos caminhando para o fortalecimento do ensino à distância mas muitas barreiras ainda devem ser superadas. Parabéns!
Muito obrigada pela consideração Patrícia!
Abraço!
Parabéns pelo trabalho! Acho válido sim a participação de diferentes formas de ensino e o ensino híbrido torna -se uma ferramenta que alia o uso das tecnologias e a maneira " CONVENCIONAL" de ensinar. Entendo que não há uma única maneira de aprendermos e também não há uma fórmula mágica para todos aprenderem tudo. O ensino é construído a cada dia e em cada situação, seja em sala de aula ou nos nossos espaços de convivência.
O trabalho aborda uma questão bem interesse que é a inclusão de uma tecnologia , a plataforma Moodle, no processo de ensino. Ela facilita um contato maior do aluno com uma tecnologia facilitadora da aprendizagem, pois lá você pode ter uma gama de informações e que pode ajudar e muito o estudante.
Agradecemos sua consideração!
Sim, acredito que a tecnologia é uma ferramenta que pode fortalecer o processo de ensino e aprendizagem.
Abraço!
Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho. Achei bem inovador a aplicação de atividades em ambientes virtuais envolvendo o curso de Agronomia.
Fiquei curioso quanto a um detalhe: os estudantes utilizaram o Moodle como um repositório de textos, slides ou vídeos ou houve interação entre os alunos e professores?
Boa noite.
Parabéns pela pesquisa.
Gostaria de saber de que forma se deu a interação alunos x professor
Boa noite,
Obrigado Natália,
O seu questionamento é semelhante ao do Pedro, que foi respondido em comentário acima.
Boa noite Pedro,
O AVA foi utilizado como base dos componentes curriculares através da disponibilização de materiais (textos e artigos complementares, aulas, plano de ensino dos componentes curriculares, materiais de apoio) mas também para a criação de fóruns de discussão sobre temas relevantes nos diferentes componentes curriculares, procurando propiciar uma maior interação com os alunos. Alguns componentes estão inclusive realizando avaliações através da plataforma. Hoje temos quase 20% da matriz curricular do curso, que é de 5460 horas, se utilizando do Ensino Híbrido.
Boa tarde,
Em nome dos autores do trabalho gostaria de agradecer a participação, comentários e contribuições acerca do trabalho, consideramos muito importante a interação realizada durante os últimos dias.
Abraço.
Muito obrigada pelas participações e considerações empreendidas! Certamente contribuirão para novas reflexões sobre a temática!
Abraço