Autores: | Stefany Silva Vieira de Almeida;Thais Cerqueira Faria |
Resumo: | As tecnologias de informação e comunicação (TDIC) tem mudado significativamente a vida das pessoas em todos as áreas que envolvem a sociedade. Porém, na área da educação, o uso das TDIC sofre algumas resistências, tanto pelo seu uso que desafiam educadores, instituições escolares quanto pelos alunos. Os alunos nascidos nesta era digital, encontram nas escolas um local de proibições e confinamentos em relação ao uso das TDIC, principalmente, de dispositivos móveis como o aparelho celular. O objetivo desta pesquisa é levantar, brevemente, um referencial teórico de forma reflexiva sobre esses processos de proibições do uso dos smarthphones com vínculo as redes sociais digitais e citar alguns desafios que marcam essa resistência que alguns professores e alunos sentem ao implementar as TDIC no processo de ensino e aprendizagem.
|
LEIA Artigo Completo em PDF: | |
Trilha Principal: | Educação e Tecnologias |
Trilha Opcional: | Blogs, Wikis e Redes Sociais |
Área do conhecimento (CNPq): | |
Instituição: | Instituto Federal Fluminense |
Palavras-Chave: | redes sociais digitais; dispositivos móveis; TDIC |
Mesa (1): | Marcos Antonio Pereira Coelho |
Mesa (2): | Jader Luís da Silveira |
Primeiramente, parabéns pelo artigo.
A Educação no Brasil conta com grandes contrastes. Enquanto é solicitado aos Professores que busquem a capacitação para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs), observa-se também a sua proibição de uso pelos alunos no ambiente escolar.
As TDICs são vistas pelas escolas e Professores como pontos negativos para as aulas. Entretanto, o deveria se pensar seria as diferentes formas de inserção das TDICs nas disciplinas, tornando essas ferramentas como aliadas ao processo de ensino-aprendizagem.
Para isso, a formação continuada e a capacitação dos docentes é fundamental.
Na visão das autoras, como essa situação pode ser modificada? Com as TDICs pode ser inseridas na Educação de forma efetiva, eficaz e eficiente?
Boa tarde.
Parabéns pelo trabalho apresentado.
Como vocês colocariam a questão do letramento digital no uso das TICs?
Primeiramente, acreditamos que não há uma solução mágica que resolva o problema do uso das TDIC nas escolas, mas consideramos que a escola possuindo profissionais capacitados e com iniciativa para o uso das tecnologias digitais, já é um grande avanço. Não somente os professores, mas gestores também. Até a propria BNCC incentiva o uso das TDIC.
Queremos agradecer à todos que aqui vieram prestigiar nosso trabalho!
Eu (Thais) e Stefany agradecemos aos coordenadores de mesa Marcos Antonio Pereira Coelho e Jader Luís da Silveira.
Tema atual e pertinente! Parabéns!
Como se sabe, a tecnologia na atual sociedade está em todas as áreas e a educação precisa usá-la pedagogicamente.
Parabéns pelo trabalho, muitos professores tem receio em se debruçar da Tics como ferramenta de trabalho, como bem destacado pelo artigo, ainda há muita resistência frente a uma arma que pode ser aliada como instrumento de aprendizagem.
Olá,
Inicialmente gostaria de parabenizar as autoras por trazer este texto e estudo para nossa apreciação. Ao longo da minha vida docente sempre fui muito adepto ao uso das tecnologias tanto dentro como fora da sala de aula. É sabido que explorar adfequadamente os recursos que a internet, por exemplo, no oferece gera boas contribuições para reforçar os processos de ensino e aprendizagem. A questão do celular vejo mais como uma questão gerencial de sala de aula. De fato, somos cercados por inúmeras distrações e os smartphones são exemplo disso. Acho que a questão da proibição em sala de aula por alguns estados vem sendo revista. Atualmente não há como se pensar em educação sem tecnologia móvel. Parabéns e sucesso!