Autores: | Bruno Fonseca Rossi, Érica Marques da Silva Santos e Luciane da Silva Oliveira |
Resumo: | Criar “diferentes espaços de aprendizagem” e “colocar a mão na massa” são termos relacionados a uma nova tendência educacional, a da cultura Maker. A palavra Maker, significa “fazer” e tem uma relação direta com o termo “faça você mesmo” (ou do inglês DIY ou do it yourself). Muitas escolas têm utilizado a ideia da cultura Maker para resinificar o ensino e melhorar a Educação, investindo em ambientes diferenciados de aprendizagem, onde os alunos podem expressar sua criatividade e participar de experiências e projetos interdisciplinares. Nesse trabalho buscou-se promover, através de uma ação extensionista, a capacitação de professores de Matemática e Física e, acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática da UEMG – Unidade Carangola, com o objetivo de discutir novas ferramentas educacionais que estimulem a criatividade, autonomia e protagonismo do aluno e o torne mais ativo no processo da aprendizagem. Utilizou-se o kit de robótica Scopa Bits, de baixo custo, como ferramenta educacional. Neste contexto, professores e alunos são visto como aprendizes de uma nova ferramenta didático metodológica que visa promover o ensino da matemática dentro da proposta de ensino, apontada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. As atividades desenvolvidas através de projetos Maker têm real impacto social, pois auxiliam os alunos a desenvolverem soluções criativas e eficazes para problemas reais do dia a dia. |
LEIA Artigo Completo em PDF: | |
Trilha Principal: | Educação e Tecnologias |
Trilha Opcional: | Inclusão digital |
Área do conhecimento (CNPq): | |
Instituição: | Universidade do Estado de Minas Gerais |
Palavras-Chave: | Ensino de Matemática; Ensino de Física; Robótica Educativa; Scopa Bits |
Mesa (1): | Kyrleys Vasconcelos |
Mesa (2): | Mônica da Silva Gallon |
Olá, boa tarde! Obrigada por ter feito a leitura do nosso trabalho.
O presente artigo nos mostra, uma melhor forma de ensino a matéria especifica acima, tentando visar o interesse do professor a passar para o aluno o conhecimento da disciplina em questão, incentivando o aluno a criar soluções para os problemas propostos, com maior entusiasmo a fazer as atividades do dia.
Excelente este trabalho! Gostei muito! Ele acaba sendo muito importante pois a necessidade de capacitação de professores de Física e Matemática é grande. Tais disciplinas são na maioria dos casos excludente devido a este fato.
Eu gostaria de saber como foi o engajamento dos professores no curso?
Obrigada
Adriana
Olá, boa tarde! Obrigada por ter feito a leitura do nosso trabalho.
Aplicação do trabalho teve
um feedback muito positivo. Alguns já estão aplicando o conteúdo aprendido.
Verdade Hugo, o aluno deve ser inserido na construção do saber. É preciso se tornar um sujeito ativo no processo para que possa ter mais interesse em conhecer mais e melhor.
Olá, boa tarde! Obrigada por ter feito a leitura do nosso trabalho.
O tema do trabalho é bastante interessante. Parabenizo os autores do trabalho.
Parabéns pelo artigo. Tem se observado a importância de metodologias ativas para uma melhor aprendizagem. Colocar a mão na massa e estar inserido no processo faz parte do construtivismo e tem sido usado em muitas escolas com resultados positivos.
Olá, Tielle!
A aprendizagem de fato acontece na prática. A teoria é somente uma base. Infelizmente, há muitos professores que são muito mecanizados no ensino e não se atualizam em relação as novas práticas educacionais que contribuem para o aprendizado dos estudantes.
Tailine,
Infelizmente a maioria dos professores não se possibilitam em repensar na sua prática, em renovar e melhorar com metodologia ativas e que permitam um resultado mais efetivo. Complicado ver muitos colegas de trabalho reclamando da educação sem ao menos tentar modificar sua prática, e essa realidade é recorrente em várias escolas a qual trabalhei. Inovar é preciso, e devemos procurar melhorar nossa prática cada vez mais.
Olá caros colegas e autores,
A produção desse conhecimento foi enriquecedor para os professores atuantes na escola pública e também para a formação dos licenciandos em Matemática pela UEMG. A formação do educador na maioria das vezes carece de conteúdos curriculares ligados à tecnologia, desde sua formação no ensino básico até a graduação na licenciatura. E é interessante o projeto, pelo baixo custo e acessibilidade, levar formação de conteúdos ligados a área tecnológica e interdisciplinar (abordando Matemática, Física e Robótica) além de desenvolver e despertar competências fundamentais e exigidas pelo mercado de trabalho tanto em alunos quanto em professores. Abre novas possibilidades de orientar, praticar e tornar o ambiente descontraído onde professor e alunos aprendem juntos.
Parabéns pela iniciativa e o desenvolvimento do projeto.
Atenciosamente,
José Emanuel
Ola,
Parabéns pelo trabalho!
Vocês chegaram a ver ou pensar no uso de alguma plataforma lúdica de programação (como Scratch ou App Inventor) para se conectar com os kits?
Att. Gabriel
Olá, boa tarde! Obrigada por
ter feito a leitura do nosso trabalho.
Não. Só o aplicativo do kit mesmo
Excelente trabalho!
É necessário que os professores busquem inovar suas aulas, pois os estudantes esperam isso dos mesmos.
Não podemos estar presos aos métodos de ensino que são muito tradicionais e sem resultados. Diante dos grandes avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), surgiram metodologias ativas de ensino em que possibilitou aos estudantes uma aprendizagem autônoma, sendo os professores mediadores e não o centro do conhecimento.
Parabenizo os autores pelo belíssimo trabalho. É muito gratificante ver pesquisadores desenvolvimento propostas de atividades que dinamizam as ciências naturais e exatas, a proposta de vocês é uma alternativa viável para potencializar o processo de aprendizagem e motivar o interesse dos discentes.
Parabéns pelo trabalho gostei muito da iniciativa.
Precisamos implantar essa nova modalidade do MAKER no nosso dia a dia com os alunos,sair um pouco dessa rotina da teoria e aplicar mais a prática. Acredito que o aprendizado será melhor.
Bom dia
Parabéns pelo trabalho! Gostei muito, principalmente porque fez com que os professores que muitas vezes estão desmotivados, percebessem que é possível inovar e deixar um conteúdo, uma aula, que os alunos muitas vezes, consideram extremamente difícil, atraente e participativa (mesmo com recursos limitados). Quando o aluno percebe que ele, também é parte do processo de ensino e aprendizagem e que sua participação é fundamental, esse processo se torna muito mais significativo.
Boa noite, senhores!
Muito legal o trabalho de vocês!
O espaço maker te dá a oportunidade de criar instrumentos metodológicos através de impressora 3D, por exemplo, que serão utilizados para facilitar o aprendizado dos alunos, principalmente, em disciplinas ditas difíceis, como Matemática e Física, resolvendo problemas do dia-a-dia. A questão é a escola oferecer capacitação aos professores e o espaço para que os instrumentos possam ser criados.
Parabéns!
Att,
Jaíne.
Boa noite, senhores!
Muito legal o trabalho de vocês!
O espaço maker te dá a oportunidade de criar instrumentos metodológicos através de impressora 3D, por exemplo, que serão utilizados para facilitar o aprendizado dos alunos, principalmente, em disciplinas ditas difíceis, como Matemática e Física, resolvendo problemas do dia-a-dia. A questão é a escola oferecer capacitação aos professores e o espaço para que os instrumentos possam ser criados.
Parabéns!
Att,
Jaíne.