A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA

 
A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
sábado, 9 nov 2019, 19:20

Autores:Bruno Fonseca Rossi, Érica Marques da Silva Santos e Luciane da Silva Oliveira
Resumo:

Criar “diferentes espaços de aprendizagem” e “colocar a mão na massa” são termos relacionados a uma nova tendência educacional, a da cultura Maker. A palavra Maker, significa “fazer” e tem uma relação direta com o termo “faça você mesmo” (ou do inglês DIY ou do it yourself). Muitas escolas têm utilizado a ideia da cultura Maker para resinificar o ensino e melhorar a Educação, investindo em ambientes diferenciados de aprendizagem, onde os alunos podem expressar sua criatividade e participar de experiências e projetos interdisciplinares. Nesse trabalho buscou-se promover, através de uma ação extensionista, a capacitação de professores de Matemática e Física e, acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática da UEMG – Unidade Carangola, com o objetivo de discutir novas ferramentas educacionais que estimulem a criatividade, autonomia e protagonismo do aluno e o torne mais ativo no processo da aprendizagem. Utilizou-se o kit de robótica Scopa Bits, de baixo custo, como ferramenta educacional. Neste contexto, professores e alunos são visto como aprendizes de uma nova ferramenta didático metodológica que visa promover o ensino da matemática dentro da proposta de ensino, apontada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. As atividades desenvolvidas através de projetos Maker têm real impacto social, pois auxiliam os alunos a desenvolverem soluções criativas e eficazes para problemas reais do dia a dia.


LEIA Artigo Completo em PDF:Documento PDF A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA.pdf
Trilha Principal:Educação e Tecnologias
Trilha Opcional:Inclusão digital
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição:Universidade do Estado de Minas Gerais
Palavras-Chave:Ensino de Matemática; Ensino de Física; Robótica Educativa; Scopa Bits
Mesa (1):Kyrleys Vasconcelos
Mesa (2):Mônica da Silva Gallon

Imagem de Angélica Tommasini
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Angélica Tommasini - segunda, 11 nov 2019, 10:20
 
Parabéns pelo trabalho, muito interessante estimular a construção do conhecimento matemático e físico através da inserção da cultura Maker.
Imagem de Bruno Rossi
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Bruno Rossi - quinta, 14 nov 2019, 15:15
 

Olá, boa tarde! Obrigada por ter feito a leitura do nosso trabalho.

Imagem de Hugo Fernandes de Oliveira Barros
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Hugo Fernandes de Oliveira Barros - segunda, 11 nov 2019, 10:23
 

O presente artigo nos mostra, uma melhor forma de ensino a matéria especifica acima, tentando visar o interesse do professor a passar para o aluno o conhecimento da disciplina em questão, incentivando o aluno a criar soluções para os problemas propostos, com maior entusiasmo a fazer as atividades do dia.

Imagem de Adriana Oliveira Bernardes
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Adriana Oliveira Bernardes - segunda, 11 nov 2019, 13:59
 

Excelente este trabalho! Gostei muito! Ele acaba sendo muito importante pois a necessidade de capacitação de professores de Física e Matemática é grande. Tais disciplinas são na maioria dos casos excludente devido a este fato.

Eu gostaria de saber como foi o engajamento dos professores no curso?

Obrigada

Adriana

Imagem de Bruno Rossi
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Bruno Rossi - quinta, 14 nov 2019, 15:15
 

Olá, boa tarde! Obrigada por ter feito a leitura do nosso trabalho.


Aplicação do trabalho teve um feedback muito positivo. Alguns já estão aplicando o conteúdo aprendido.


Imagem de Tielle Alves Souto
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Tielle Alves Souto - terça, 12 nov 2019, 16:15
 

Verdade Hugo, o aluno deve ser inserido na construção do saber. É preciso se tornar um sujeito ativo no processo para que possa ter mais interesse em conhecer mais e melhor. 

Imagem de Bruno Rossi
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Bruno Rossi - quinta, 14 nov 2019, 15:16
 

Olá, boa tarde! Obrigada por ter feito a leitura do nosso trabalho.

Imagem de Mônica da Silva Gallon
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Mônica da Silva Gallon - segunda, 11 nov 2019, 18:33
 

O tema do trabalho é bastante interessante. Parabenizo os autores do trabalho.

Imagem de Tielle Alves Souto
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Tielle Alves Souto - terça, 12 nov 2019, 16:14
 

Parabéns pelo artigo.  Tem se observado a importância de metodologias ativas para uma melhor aprendizagem. Colocar a mão na massa e estar inserido no processo faz parte do construtivismo e tem sido usado em muitas escolas com resultados positivos. 

Imagem de Tailine Aquino Ferreira
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Tailine Aquino Ferreira - quarta, 13 nov 2019, 21:49
 

Olá, Tielle!

A aprendizagem de fato acontece na prática. A teoria é somente uma base. Infelizmente, há muitos professores que são muito mecanizados no ensino e não se atualizam em relação as novas práticas educacionais que contribuem para o aprendizado dos estudantes.

 


Imagem de Tielle Alves Souto
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Tielle Alves Souto - sexta, 15 nov 2019, 10:40
 

Tailine,

Infelizmente a maioria dos professores não se possibilitam em repensar na sua prática, em renovar e melhorar com metodologia ativas e que permitam um resultado mais efetivo. Complicado ver muitos colegas de trabalho reclamando da educação sem ao menos tentar modificar sua prática, e essa realidade é recorrente em várias escolas a qual trabalhei. Inovar é preciso, e devemos procurar melhorar nossa prática cada vez mais.

Imagem de José Emanuel Machado
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por José Emanuel Machado - quarta, 13 nov 2019, 11:49
 

Olá caros colegas e autores,

A produção desse conhecimento foi enriquecedor para os professores atuantes na escola pública e também para a formação dos licenciandos em Matemática pela UEMG. A formação do educador na maioria das vezes carece de conteúdos curriculares ligados à tecnologia, desde sua formação no ensino básico até a graduação na licenciatura. E é interessante o projeto, pelo baixo custo e acessibilidade, levar formação de conteúdos ligados a área tecnológica e interdisciplinar (abordando Matemática, Física e Robótica) além de desenvolver e despertar competências fundamentais e exigidas pelo mercado de trabalho tanto em alunos quanto em professores. Abre novas possibilidades de orientar, praticar e tornar o ambiente descontraído onde professor e alunos aprendem juntos. 

Parabéns pela iniciativa e o desenvolvimento do projeto. 

Atenciosamente,

José Emanuel

Imagem de Gabriel Gerber Hornink
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Gabriel Gerber Hornink - quarta, 13 nov 2019, 15:48
 

Ola,

Parabéns pelo trabalho!

Vocês chegaram a ver ou pensar no uso de alguma plataforma lúdica de programação (como Scratch ou App Inventor) para se conectar com os kits?

Att. Gabriel

Imagem de Bruno Rossi
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Bruno Rossi - quinta, 14 nov 2019, 15:19
 

Olá, boa tarde! Obrigada por ter feito a leitura do nosso trabalho.

 

Não. Só o aplicativo do kit mesmo  


Imagem de Tailine Aquino Ferreira
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Tailine Aquino Ferreira - quarta, 13 nov 2019, 21:44
 

Excelente trabalho!

É necessário que os professores busquem inovar suas aulas, pois os estudantes esperam isso dos mesmos. 

Não podemos estar presos aos métodos de ensino que são muito tradicionais e sem resultados. Diante dos grandes avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), surgiram metodologias ativas de ensino em que possibilitou aos estudantes uma aprendizagem autônoma, sendo os professores mediadores e não o centro do conhecimento. 

Imagem de Daniel Rodrigues Paes Landim
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Daniel Rodrigues Paes Landim - quinta, 14 nov 2019, 13:34
 

Parabenizo os autores pelo belíssimo trabalho. É muito gratificante ver pesquisadores desenvolvimento propostas de atividades que dinamizam as ciências naturais e exatas, a proposta de vocês é uma alternativa viável para potencializar o processo de aprendizagem e motivar o interesse dos discentes. 

Imagem de Sônia Ferreira
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Sônia Ferreira - domingo, 17 nov 2019, 10:15
 

Parabéns pelo trabalho gostei muito da iniciativa.

Precisamos  implantar essa nova modalidade do MAKER  no nosso dia a dia com os alunos,sair um pouco dessa rotina da teoria e aplicar mais a prática.  Acredito que o aprendizado será melhor.


Imagem de Daniela Hoffmann
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Daniela Hoffmann - domingo, 17 nov 2019, 11:19
 

Bom dia

Parabéns pelo trabalho! Gostei muito, principalmente porque fez com que os professores que muitas vezes estão desmotivados, percebessem que é possível inovar e deixar um conteúdo, uma aula, que os alunos muitas vezes, consideram extremamente difícil, atraente e participativa (mesmo com recursos limitados). Quando o aluno percebe que ele, também é parte do processo de ensino e aprendizagem e que sua participação é fundamental, esse processo se torna muito mais significativo.


Imagem de Jaíne das Graças Oliveira Resende
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Jaíne das Graças Oliveira Resende - domingo, 17 nov 2019, 22:45
 

Boa noite, senhores!

Muito legal o trabalho de vocês!

O espaço maker te dá a oportunidade de criar instrumentos metodológicos através de impressora 3D, por exemplo, que serão utilizados para facilitar o aprendizado dos alunos, principalmente, em disciplinas ditas difíceis, como Matemática e Física, resolvendo problemas do dia-a-dia. A questão é a escola oferecer capacitação aos professores e o espaço para que os instrumentos possam ser criados.

Parabéns!

Att,

Jaíne.

Imagem de Jaíne das Graças Oliveira Resende
Re: A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
por Jaíne das Graças Oliveira Resende - domingo, 17 nov 2019, 22:45
 

Boa noite, senhores!

Muito legal o trabalho de vocês!

O espaço maker te dá a oportunidade de criar instrumentos metodológicos através de impressora 3D, por exemplo, que serão utilizados para facilitar o aprendizado dos alunos, principalmente, em disciplinas ditas difíceis, como Matemática e Física, resolvendo problemas do dia-a-dia. A questão é a escola oferecer capacitação aos professores e o espaço para que os instrumentos possam ser criados.

Parabéns!

Att,

Jaíne.