PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: CONSIDERAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: CONSIDERAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
sexta, 8 nov 2019, 20:55

Autores:Ana Sara Castaman, Angélica Tommasini, Lis Ângela De Bortoli, Márcio Luis Vieira, Daniela Hoffmann
Resumo:

O presente artigo objetiva refletir acerca de práticas pedagógicas inovadoras aplicadas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e que privilegiam o processo de ensino e aprendizagem. Os procedimentos metodológicos do estudo são bibliográficos baseados em autores que estudam a temática e da apresentação das “vivências na prática”. Narra-se a partir de um relato de experiência o uso de práticas pedagógicas inovadoras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão, no componente curricular de Engenharia de Software, do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). A partir da apresentação da experiência, percebeu-se que há vantagens de aplicar práticas inovadoras em sala de aula, de modo a colaborar com os processos de ensino e aprendizagem na EPT. A guisa da conclusão demonstra a relevância de projetos inovadores dentro do âmbito escolar para sustentar novas práticas pedagógicas significativas voltadas aos estudantes partícipes no processo de construção da aprendizagem.

LEIA Artigo Completo em PDF:Documento PDF Práticas Pedagógicas Inovadoras.pdf
Trilha Principal:Educação e Tecnologias
Trilha Opcional:
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
Palavras-Chave:práticas pedagógicas; inovação; educação profissional e tecnológica
Mesa (1):Wellyelton Gualberto de Brito Rodrigues
Mesa (2):Isabel Coimbra

Imagem de Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz
Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: CONSIDERAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz - segunda, 11 nov 2019, 16:16
 

Prezados autores, o trabalho de vocês é muito interessante e alinhado com a atualidade! 

Considerando que as práticas pedagógicas inovadoras na EPT em sala de aula são meios criativos de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, compartilhem mais sobre as possibilidades que tais práticas pedagógicas trazem para a interação professor -aluno. Dêm exemplos de como as mesmas tornam as aulas mais atrativas para os alunos. 

Compartilhem, inclusive, o maior benefício pontuai de tais práticas para o educador.

Abs

Isabel Coimbra



Imagem de Ana Sara Castaman
Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: CONSIDERAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Ana Sara Castaman - segunda, 11 nov 2019, 16:50
 

Muito obrigada pelas considerações!!

No texto, abordamos exemplos dessas práticas, a partir da experiência realizada na unidade curricular de Engenharia de Software. Trabalhamos, em especial com a gamificação, por meio de uma maratona do conhecimento: seminário, jogo processando, estudo de texto, etc. Essas ações foram descritas com mais especificidade no texto.

No entanto, queremos ressaltar neste esboço textual, que uma prática pedagógica na EPT implica em  ensinar os estudantes “a pensar, mais do que somente memorizar; ensiná-los a questionar o mundo, mais do que aceitá-lo passivo; ensiná-los a criticar a Ciência, mais do que recebê-la pronta!” (RONCA; TERZI,1995, p. 51).

Imagem de Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz
Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: CONSIDERAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz - quarta, 13 nov 2019, 17:15
 

Oi Ana Sara e equipe,

Obrigada pela resposta.

Com certeza, o mais importante é ensinar a pensar para compreender o que nos cerca! 

abs

Isabel Coimbra


Imagem de Angélica Tommasini
Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: CONSIDERAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Angélica Tommasini - quarta, 13 nov 2019, 19:42
 

Nós que agradecemos.  Formar seres críticos e pensantes é um dos pilares da EPT. 

Imagem de Angélica Tommasini
Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: CONSIDERAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Angélica Tommasini - terça, 12 nov 2019, 23:08
 

Muito obrigada pelas considerações realizadas ao nosso trabalho. 

Imagem de Jader Luís da Silveira
Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: CONSIDERAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Jader Luís da Silveira - quarta, 13 nov 2019, 10:50
 

A sociedade da informação e seus principais serviços modificam os processos de ensino-aprendizagem através da inserção dos objetos educacionais, tais como sites, recursos de multimídia, redes sociais virtuais, entre outros no âmbito escolar. Tudo isso deve ser utilizado por alunos e professores com a devida capacitação para que seja obtido o maior proveito possível de tais recursos.

O professor ao fazer uso das novas tecnologias, leva o estudante a construir o seu próprio conhecimento. Nessa perspectiva, é fundamental utilizar estas tecnologias a favor da educação, já que oferecem novas possibilidades aos usuários, principalmente de produzir conteúdos, abandonando a forma passiva de se relacionar com as tecnologias.

Na sociedade da informação, o processo de ensino-aprendizagem tende a se tornar dinâmico, colaborativo e coletivo, respeitando os conhecimentos prévios dos alunos e os demais aspectos da tecnologia, como conexões e interações no meio digital no ensino para a obtenção dos resultados da aprendizagem.

Imagem de Ana Sara Castaman
Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: CONSIDERAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
por Ana Sara Castaman - quarta, 13 nov 2019, 11:29
 

Jader,

entendo que a formação continuada é uma primordial constante, porque os profissionais da educação, necessitam estar atentos as mudanças que ocorrem no mundo da vida e, acima de tudo, utilizar os recursos, em especial, as tecnologias digitais, com sabedoria.

No entanto, sabemos dos desafios que esta temática impõe. Eventos como este são importantes para que possamos refletir acerca das possibilidades de desenvolvimento e uso de materiais e produtos educacionais a partir de novas tecnologias.