Autoras: | Taciana Almeida Garrido de Resende; Marina Morena dos Santos e Silva |
Resumo: | Este trabalho traz o relato de experiência de um projeto de extensão realizado no IFMG Campus Avançado Ipatinga que objetivou realizar mostras temáticas de cinema para alunos e alunas da rede pública dessa cidade, a fim de promover debates e análises de narrativas e temas histórico-sociais, com ênfase no cinema nacional. O estímulo ao debate, à reflexão sobre questões históricas, éticas, filosóficas e de cunho político e social abordadas pelo cinema, a trocas intelectuais com ênfase no respeito mútuo e ao reconhecimento da diversidade e de diferentes pontos de vista compunham a gama de objetivos do projeto. A partir das atividades desenvolvidas por meio dessa tecnologia, e descritas neste trabalho, espera-se oferecer suporte didático e metodológico a professores que atuem nos diversos níveis de ensino para os usos e potencialidades do cinema na sala de aula, visto que o projeto Cinema e Debate mostrou-se como uma ferramenta significativa para aumentar o poder de análise e interpretação crítica dos estudantes e contribuir, de maneira ampla, para uma formação plural e cidadã de todos os envolvidos. |
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Trilha Principal: | Educação e Tecnologias |
Trilha Opcional: | Cultura Livre |
Área do conhecimento (CNPq): | |
Instituição: | Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ipatinga |
Palavras-Chave: | diversidade; cinema; cidadania; educação; tecnologia. |
Mesa (1): | Adriane Correa |
Mesa (2): mesa (3): | Ana Cláudia Santos Rodrigo Vieira Rezende |
O presente artigo, ao relatar com detalhes a efetivação de um projeto de extensão de exibição de filmes e debates em escolas públicas, me chamou atenção em alguns aspectos. Primeiro, como são importantes os projetos de extensão em que minimamente é possível estabelecer pontes entre as pessoas, particularmente com a juventude das escolas públicas. Outro aspecto que me chamou atenção foi como a maioria dos participantes não possuem acesso ao cinema, o que nos permite pensar na falta de políticas públicas para tanto, mas também na relação tecnologia e educação. Ainda que em determinadas cidades não possuam cinemas ou que o preço destes sejam exorbitantes, é possível construir práticas pedagógicas que permitam aproximar os estudantes desta relevante linguagem que é o cinema. A relação educação e tecnologia não se concretiza apenas mediante a existência de computadores com internet na escola. A televisão, o DVD, o pen drive são tecnologias digitais com grandes potenciais de acesso a várias obras cinematográficas. Parabéns pelo trabalho.
Rodrigo (Coordenador de Mesa)
Boa tarde,
O cinema é um importante elemento cultural com força questionadora e provocador de opiniões e reflexões. Muito bom o trabalho.
Obrigada pelo comentário, Luciano. Ficamos felizes que tenha gostado. Acho que o trabalho nos mostrou realmente como o cinema pode ser provocador e nos permite brechas para discutirmos tantos temas pertinentes. Não podemos, enquanto educadores, tratar o cinema como representação da realidade, mas como uma arte que se relaciona ao seu contexto social, histórico e cultural.
Abraços,
Marina
Issso mesmo Marina, há vários conhecimentos que podem ser adquiridos e contextualizados atravéz do cinema.
Realizei um projeto sobre as tecnologias no ensino do xadrez pedagógico. Lembro que passei o filme: a rainha de katwe" aos meus alunos e discutimos tanta coisa em cima desse filme. Foi muito construtivo, pois ele está ligado ao xadrez mas de forma bem elaborada onde contextos sociais, familiares, culturais e de gênero podem ser discutidos.
Que legal, Tielli! Já fiquei interessada em assisti-lo.
Marina assista sim, prepare-se para chorar muito. rsrs
Prezado Rodrigo,
Agradecemos a leitura e o comentário sobre nosso artigo. O fato de tantos alunos e alunas não irem o cinema foi algo que realmente nos surpreendeu. Tal dado nos mostra que a democratização do acesso ao cinema no Brasil ainda é algo urgente e foi, inclusive, tema da redação do ENEM deste ano. Um dos textos motivadores mostrava que apenas 17% da população frequentam essas salas (MEIO E MENSAGEM, 2019). Assim, a partir de todos esses dados, cabe a nós educadores utilizarmos essa tecnologia não apenas para promovermos o acesso, mas também a aprendizagem e a criticidade. O cinema nos permite dialogar com os estudantes de um modo não tão “tradicional” e é uma tecnologia de fácil acesso, que, por muitas vezes, nos esquecemos. Trata-se de uma arte deixada à margem, mas que pode propiciar grandes discussões sociais.
Abraços!
Marina
Interessante a participação entre a instituição e a comunidade local, o que já é um ato político, fazendo com que a população conheça melhor o trabalho desenvolvido pela instituição. O trabalho mostra as potencialidades do cinema como objeto pedagógico que visa ao aumento do poder de análise e de interpretação dos alunos, é trabalhar com uma modalidade de linguagem diferente e muito presente na vida do estudante: o cinema. Cabe ainda destacar a coincidência de esse ser o tema da redação no ENEM deste ano. O que os autores acharam disso?
Considero, também, que discutir o conceito de política é muito importante, pois todos nós tomamos ações e atitudes em prol do coletivo. A abstracidade deste termo, faz com que os alunos associem política somente à campanha eleitoral, à ligações partidárias e não entendem que política é ação!
Olá Jeander,
Agradecemos a leitura e o comentário sobre nosso trabalho. Ficamos muito felizes quando vimos o tema da redação do ENEM deste ano. O tema vai ao encontro de tudo o que acreditamos e, de certa forma, o que tentamos fazer com esse projeto de extensão: democratizar o acesso ao cinema. Além disso, ao usamos a produção audiovisual para a aquisição de conhecimentos e de pensamento crítico acerca de um determinado tema, como você mesmo disse, foi um modo de política e ação. Propiciamos a todo o corpo discente envolvido uma oportunidade de discutir suas opiniões e inserir-se na comunidade em prol de um bem coletivo. Eles, certamente, aprenderam um pouco mais sobre a importância de sua participação e do acesso à cultura e à informação.
Abraços,
Marina
O cinema tem um encantamento único como todos. Ele pod trazer muito conhecimento quando bem escolhidos e trabalhados com os alunos. Interessante e importante valorizarem o cima nacional para realizarem o projeto. Dentro de muitas obras, existem contextos regionais, realidades distintas, uma aproximação maior com o público e sua cultura.
Boa noite, Tielle. Sim, de fato os títulos precisam ser muito bem pensados para o público ao qual se destinam. No caso do nosso projeto, buscamos selecionar produções que abordassem a questão do uso das tecnologias digitais e discutir as potências das redes sociais para além das amizades, dando enfoque às potencialidades políticas da ação em ambientes virtuais.
Abraço,
Taciana
Esse é o caminho Taciana,
Os recursos audio-visuais quando bem utilizados e com conteúdo embasado no contexto do trabalho é algo que pode engrandecer muito no conhecimento.
Excelente reflexão sobre o uso do Cinema na Educação e suas contribuições para um ensino crítico e de qualidade. Parabéns pelo ótimo trabalho! Vivemos em mundo cada vez mais intolerante com o diferente. Vocês em algum momento perceberam isso nos debates?
Sem dúvida, Marco Antônio! Como comentei com o colega aqui do Fórum, o documentário Menino 23, que discute racismo no Brasil, não encontrou acolhida entre os alunos da instituição de ensino onde foi exibido. A partir daí, entendemos que assuntos que dizem respeito à tolerância/intolerância, precisam de maior atenção por parte dos participantes do projeto, no sentido de orientar os professores para que trabalhem previamente com os alunos, para sensibilizá-los sobre o tema.
Estaremos atentas quanto a isso para a próxima edição, sem dúvida.
Abraço,
Taciana
Muito bom o trabalho, que dialogou com a proposta de redação do enem. Quem conhecia o projeto de vocês e fez a prova, tinha um belo exemplo de democratização do acesso ao cinema no Brasil. :)
Fiquei curioso se a questão do gênero (textual, discursivo) interfere no modo como os alunos participam do debate. Mais precisamente: se um filme, por exemplo sobre racismo, convidaria mais quem o sofre a expor sua experiência pessoal (pela catarse ou identificação com uma personagem), ao passo que uma reportagem ou documentário sobre o mesmo tema levaria a um outro tipo de debate.
Dentre os gêneros utilizados no trabalho, vocês notaram alguma diferença nesse sentido?
Boa noite, Marchiori.
Muito bem pontuado. Penso que isso é algo a ser avaliado numa próxima etapa do projeto, se gêneros diferentes possibilitam participações diversas. No tema do racismo, apontado por você, não conseguimos alcançar um debate mais profundo, infelizmente. O documentário Menino 23, que toca no tema, não teve boa recepção na escola onde o exibimos, possivelmente porque não houve sensibilização prévia por parte dos professores e também devido ao tempo escasso que tivemos na escola. E, realmente, o projeto dialoga de perto com o tema da redação do Enem 2019, inclusive porque todas as produções que exibimos vieram da plataforma VideoCamp, que disponibiliza gratuitamente milhares de filmes brasileira. Nada mais democrático do que isso!
Obrigada pelos apontamentos. Ficaremos atentas para as próximas edições
Abraço,
Taciana
Obrigado pela resposta, Taciana.
Vou dar uma olhada na plataforma VideoCamp, que desconhecia. Valeu pela indicação!
Ah, e desculpas por ter postado o texto em negrito. Devo ter clicado no "B" sem notar.
Abraço.
Eu que agradeço por responder, Marina.
Peço desculpas por ter postado meu comentário em negrito. Devo ter clicado no "B" sem notar.
Abraço.
O trabalho realizado por vocês é bastante relevante. Parabéns!
A metodologia do projeto, segundo descrito, realmente enseja o debate a partir de documentários, principalmente neste momento em que as plataformas de streaming despejam muitos filmes e séries que não permitem aos jovens, especialmente, conhecer as realidades de seu país.
Pedro, boa noite. Estou de acordo com você. É preciso que escolas proporcionem dinâmicas que tenham o cinema como foco, possibilitando debates e construção de conhecimentos que seriam impossíveis no espaço doméstico através das plataformas de streaming. A ação de assistir passivamente a algum conteúdo audiovisual em tudo se difere de um espaço que busca discutir aspectos da obra cinematográfica. Que nunca percamos de vista essa dimensão tão importante que é a construção coletiva do conhecimento.
Abraço,
Taciana
Boa noite, prezadas autoras!
Há pouco tempo assisti um seminário que tratava sobre a importância dos projetos de extensão para a comunidade pois estes tem o poder de envolver a sociedade, objetivando integração entre instituição de ensino e a comunidade que a rodeia. Ao ler o trabalho de vocês, percebi que ao realizar mostras de cinema em escolas públicas estas auxiliou no aumento da capacidade de debate, criticidade e aprendizagem. Parabéns pelo trabalho!
Boa noite Patrícia,
Os projetos de extensão são, de fato, importantes para toda a comunidade. A partir das atividades do nosso projeto, acreditamos ter fortalecido os laços entre a nossa instituição e os discentes que compõem a rede de outras
escolas da cidade. Além disso, foi uma oportunidade para aumentarmos o poder de análise e interpretação dos próprios
alunos e contribuir, de maneira ampla, para uma formação plural e cidadã de
todos os envolvidos nesse projeto.
Abraços,
Marina
Parabéns pelo trabalho! Relevante e atual.
abraços.
Boa noite Angélica,
Ficamos felizes que tenha gostado.
Abraços,
Marina
Parabéns autores pelo trabalho
A proposta pedagógica de debate sobre diversos gêneros com relevância social e histórica por meio de um projeto de extensão em escolas públicas, amplia a discussão nas metodologias empregadas para utilização dos recursos audiovisuais em sala de aula.
Abraços e novamente parabéns.
O cinema como uma expressão da arte pode contribuir significativamente para um ensino cidadão e coeso com a consciência literária e cívica.
O artigo traz uma importante abordagem e dialoga com as metodologias atuais que exploram diversos recursos, articulando contextos históricos a realidades e vivências contemporâneas. A escolha do cinema trouxe uma reflexão à luz de debates que versam sobre a importância e o uso da tecnologia atrelada à efetiva participação do jovem enquanto cidadão. De forma objetiva, foram levantadas questões sobre hábitos, costumes, política e tomada de decisão. Texto muito bom!
Parabens pessoal, pela pesquisa. Amo trabalhar com producoes de pequenos filmes com meus alunos e claro vejao o prazder nos olhos deles. Os Vlogs incentivam muito a parendizagem e fazem os alunos sentir o prazer da autoria.
Parabens mesmo.
Abracos.
carlasobreira
Bom dia estimadas autoras!
Fico muito feliz em ler trabalhos que extrapolam os muros das instituições de ensino. Na escola que trabalho seguimos a da Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 1996), e como normalmente os alunos já assistiram os filmes em casa, explicamos a eles a importância de assistir com outro “olhar”, lançamos questionamentos e após a exibição do filme relacionamos com o contexto que a escola está inserida, com algum conteúdos que está sendo trabalhado. Contribuindo assim, com a capacidade de observação e argumentação, com a criticidade, com a reflexão e a consequentemente com a aprendizagem dos nossos alunos.
Parabéns pelo trabalho!
Sabemos que em algumas cidades os alunos não tem acesso a esses recursos. Cade a escola desenvolver um projeto e implantar o cinema na escola. Cinema é arte, com isso pode ser feitos debates em sala de aula, pode ser trabalhado diversos temas.