Autores: | Sâmea Aparecida de Alvarenga Minguta, José Elias da Silva Justo |
Resumo: | As tecnologias da informação estão presentes em nosso dia a dia. Os internautas passam a maior parte do tempo, quando estão online, utilizando mídias sociais e principalmente as redes sociais. Este artigo tem como objetivo estudar como a rede social virtual Facebook pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, utilizando ferramentas existentes dentro da própria plataforma. Para tal realizou-se pesquisa bibliográfica, tendo como principais teóricos Piaget e Vygotsky. Também foram aplicados questionários aos alunos que participaram da experiência prática em grupos fechados no Facebook. Os resultados demonstram que o Facebook pode ser utilizado como ferramenta educacional, colaborando para que haja interação entre os atores do processo educativo, proporcionando a aprendizagem. |
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Trilha Principal: | Blogs, Wikis e Redes Sociais |
Trilha Opcional: | Educação e Tecnologias |
Área do conhecimento (CNPq): | Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional. |
Instituição: | Instituto Federal Fluminense |
Palavras-Chave: | Rede Social; Facebook; Ensino-Aprendizagem. |
Mesa (1): | José Ignacio Ribeiro Marinho |
Mesa (2): | Isabel Coimbra |
Prezados autores, parabéns pelo trabalho e pelas ideias veiculadas aqui no evento!
Nas considerações finais do artigo, vocês consideram a rede social Facebook uma ferramenta relevante de ensino-aprendizagem. Uma vez que a participação dos alunos nas atividades educativas propostas pelo professor foram propícias para a construção de conhecimento de forma coletiva, seria possível compartilhar conosco algumas dessas experiências com exemplos?
Abs
Isabel Coimbra
Sâmea e José, parabéns pela pesquisa! Também uso o Facebook como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem das minhas disciplinas na universidade, pois acredito nessa rede social como recurso ou como ambiente virtual de aprendizagem. O Facebook além de favorecer a aprendizagem colaborativa e a troca de experiências e conhecimentos, ela permite aos usuários a criação de aplicativos pedagógicos e interativos que podem ser integrados a essa rede, tais como: Quizzes, Flashcards, Slideshare, DivShare, Docs, Picnick.
Isabel, o Facebook também disponibiliza vários tipos de mídias (textos, vídeos,
áudios, imagens, links – podendo ser curtidos, comentados e
reencaminhados); possibilita a integração de diversos recursos
(blogs,
RSS feeds, twitter,
etc); envia mensagens, cria grupos, produz enquetes;
possibilitando os alunos a construírem o seu conhecimento através
da aprendizagem colaborativa.
Parabéns, tema bem abordado
As redes sociais como o Facebook, também pode ajudar no aprendizado dos aluns, Desde que contenha um trabalho atrativo, conteúdos que venha contribuir para o conhecimento dos alunos, a ferramento será de grande uso.
Isabel,
Compartilho uma imagem de interação numa atividade da disciplina Arquitetura de Computadores, para melhor exemplificar e compartilhar a experiência.
Um abraço.
José Elias

Olá José Elias e equipe,
Muito bacana a proposta de vocês e bem direcionada!
Obrigada por compartilhar a atividade conosco!
abs
Isabel Coimbra
Parabéns aos autores pelo excelente trabalho!
como vocês orientariam os alunos acerca da procrastinação durante o estudo dentro da plataforma do facebook? Uma vez que dentro da rede social está repleto de outros atrativos e notificações que tirariam eles do foco.
Vítor seu questionamento é muito importante pois se não for bem direcionado, o Facebook acaba se tornando meio de distração e passa tempo. Creio que o professor deve ser um mediador do conhecimento, e com isso direcionar seus alunos para o uso adequado de tal recurso.
Boa noite Vitor e Tielle,
As atividades são passadas no grupo fechado composto apenas pelo professor e os alunos da turma. Funcionam assim: as aulas presenciais ocorrerem na segunda-feira, na terça de manhã eu posto uma atividade que estimula o aprofundamento de algum tema trabalhado na aula e os alunos, em dupla, possuem o prazo até o domingo (véspera da aula), para responder. Tais respostas serão comentadas/corrigidas pelo professor e compõem parte da nota do bimestre (normalmente 30%). Assim os alunos cumprem os prazos. Às vezes, na semana posterior à discussão, eu solicito que as duplas façam comentários produtivos no que foi respondidos por outras duplas, promovendo a interação/discussão das ideias.
Um abraço.
José Elias.
Entendi. Muito interessante pois os alunos tem um tempo hábil para realmente obter o conhecimento e pensar sobre dificuldades encontradas.
Vitor e colegas, acredito que em todo curso online é necessário uma semana de ambientação à plataforma e de netiqueta, ou seja, a etiqueta da internet, a fim de repassar as regras da boa convivência, da boa comunicação e de como se comportar no ambiente virtual durante o curso. Então, essa questão pode ser abordada para ajudar o aluno a manter o foco durante o curso.
Parabéns pelo artigo. O tema é muito pertinente, pois estamos inseridos em uma sociedade que utiliza as redes sociais para se comunicar e ver o mundo.
Fazer uma pesquisa sobre a importância de tal recurso como ferramentas educacionais é importante para mudar esse olhar que é algo apenas para diversão e passa tempo.
Existem muitos grupos de troca de conhecimento nas redes sociais. Jornais, sites e grupos que divulgam informações importantes são veículos de conhecimento, e são facilmente encontrados em redes sociais.
O Facebook possibilita ao ensino-aprendizagem, a utilização de uma ferramenta de constante uso pelos alunos, que aprendem de forma mais leve e divertida. O conhecimento é realizado com a participação de todos e com a possibilidade de visualização do histórico de tudo que ocorreu, levando a um aprendizado dinâmico e integrador.
Através do Facebook, os alunos criam um conhecimento de “competição”, com opiniões, sugestões dos colegas, onde pode-se ser acrescentado novas informações ao que foi escrito por outro. Dessa forma, aumenta o conhecimento e interesse dos alunos pela disciplina.
Para o docente também há vantagens no uso do Facebook, para monitorar os comentários, as postagens, arquivos, entre outros. Enfim, ele tem o poder de monitoramento, mediação, além de participar da construção do aprendizado. Assim, todas as experiências dos alunos e do professor podem ser compartilhadas e acessadas a qualquer momento no próprio ambiente escolar ou fora dele.
Ola pessoal,
Parabéns pelo trabalho!
Vi que vcs se fundamentaram em Piaget e Vygotsky... eles apresentam ideias, em alguns pontos divergentes e outras convergentes...como vocês pensam e lidam com as divergências?
Att. Gabriel
Muito interessante esse tema, as redes sociais sendo usando não somente para o entretenimento, mas para a aprendizagem.
Outro exemplo de rede social que pode ser usado para os estudos é o Whatsapp em que poder se formar grupo de estudos referente a um determinada área, onde colegas transmitem o conhecimento sobre um determinada matéria que tem mais facilidade com os demais. É assim, podem aprender juntos.
Parabéns pelo trabalho!
Olá, pessoal!
Inicialmente, parabéns pelo trabalho!
Tive a oportunidade de ler o artigo na íntegra, como também avaliá-lo.
Assinalo que trabalhei, em diversos artigos científicos, com o uso do Facebook.
Realmente, ele é uma ferramenta didático-pedagógica bastante eficiente. Contudo, a atividade que o envolverá deverá ter os objetivos bem delimitados, a fim de que o corpo discente, assim como o docente, não se perca da proposta.
O Facebook possibilita-nos, na posição de docentes, um rol de atividades, alimentando, portanto, nossa práxis pedagógica.
Abraço e sucesso!
Olá caros colegas!
Sou professor da área das tecnologias e grande entusiasta de sua utilização no contexto de ensino-aprendizagem. Porém, entendo que as tecnologias devam ser inseridas no contexto educacional acompanhada de metodologias eficientes. Assim sendo, acredito que o facebook tem suas potencialidades se auxiliadas por planejamento para sua utilização. Ótimo trabalho!
Oi pessoal, que pesquisa hein? Boa d+. Bem eu tam uso o facebook como ferramenta para o ensino de linguas, tem suas vantagens, e acessivel, todo mundo tem e todo mundo usa. Nesse caminho porem encontrei alguns problemas, pais que nao querem que seus filhos usem as redes sociais, as fake news que sao uma praga e que a gente tem q ta em cima.
Mas no geral acho uma ferramenta valida.
Abracos
carlasobreira
Parabéns pelo trabalho.
Neste contexto tecnológico em que vivemos, precisamos de iniciativas assim.
Prezados autores,
É indiscutível a importância desta ferramenta pedagógica nos tempos atuais. No entanto, infelizmente, o ensino tradicional muitas vezes não percebe este recurso como legitimado e não nocivo. Ainda notamos enorme repressão quanto ao uso de smarphones em sala de aula, sendo que é por meio do texto multimodal e online que os jovens se comunicam, produzem sentido e constroem conhecimento atualmente. Assim, ao invés de repreender devíamos incorporar estas novas tecnologias em sala de aula como uma forma de motivar os alunos e potencializar o aprendizado. Por exemplo, para ensino de línguas é bastante útil o uso do Twitter, do Instagram, do Facebook, do Whatsapp tanto como uma forma de compartilhar o seu texto, como uma forma de input do uso autêntico da língua. E, da mesma forma, a leitura e a produção de memes, blogs, gifs, cartoons proporcionam o aprendizado por meio da multimodalidade.
Prezados autores, parabéns pelo trabalho.
Também utilizo o Facebook para otimizar o aprendizado de meus alunos e consolidar conteúdos trabalhados em sala. Acho muito válido trabalhar com redes sociais, utilizando-as como ferramenta de aprendizagem.
Pessoal, achei muito relevante a proposta de vocês. Com o avanço tecnológico e com a facilidade para interagirmos, o facebook se torna uma ferramenta ideal para enriquecer a aprendizagem. Infelizmente com o meu público não posso utilizar, pois eles ainda não têm 18 anos. Só fico pensando em duas questões: "Até onde nós, professores, devemos interagir com nossos estudantes? Seria viável a criação de um perfil profissional para interagir com esses educandos?". Outro ponto é a questão dos que não têm essa rede social e que não queiram criar, por exemplo. Seria interessante, talvez, criar um blog para compartilhar o conteúdo com eles? Vocês passaram por alguma situação dessas? Do mais, gostaria de parabenizá-los pelo trabalho. Gostei muito e isso só ressalta a ideia de que a tecnologia não exclui a ideia de se ter um professor mediador. É só um plus para sempre melhorar as nossas aulas.
Olá,
Inicialmente gostaria de parabenizar os autores pela bela proposta apresentada. Particularmente não sou muito adepto de usar facebook como ferramenta de interação, pois que acho que há outras plataformas mais adequadas para cunho educacional. Contudo, vejo que a proposta de vocês é bem relevante. Uma pergunta: Como usar as redes sociais ser ser invasivo? Só uma questão para problematizar mesmo. Parabéns e sucesso!
A aprendizagem se torna significativa quando o professor possui experiencia profissional para desenvolver metodologias de ensino, voltadas para que haja satisfatoriamente um aprendizado que leve em conta aluno, conteúdo e facebbok. Logo, os desafios da docência na atualidade são enormes e não basta apena ver as notícias existentes nesta rede social, mas também outras questões associadas ao processo de aprendizagem de uso e manuseio desta mídia social.
Lembro ainda que cada realidade escolar demanda em uso específicos desta rede social, pois é preciso considerar este aspecto no decorrer do processo de ensino-aprendizagem em meio a era digital.
Olá!
Tenho utilizado o facebook em minhas aulas. O emprego dessa rede social tem permitido o ensino híbrido. Tem sido significativa a participação dos estudantes.