Autores: | Marcos Antônio Pereira Coelho, Pollylian Assis Madeira, Milena Beatriz S. Loubach , Marco Túlio Mageste Hastenreiter, Gaby Quintal F. Beraldi |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo demonstrar os conceitos de Realidade Aumentada, assim como, demonstrar alguns benefícios e desafios, quando usada no processo de aprendizagem. Justifica-se pela necessidade de estudos prévios a implantação de sistemas de realidade aumentada quanto aos desafios dessa tecnologia proporcionado pela necessidade também de uso de aplicativos de custo zero disponíveis como Blender e Flaras. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, bibliográfica quanto aos procedimentos. Como resultado, observou-se que existem muitos aplicativos pagos no mercado. Porém, existem outros com código livre que podem suprir essa necessidade, mas exigem pesquisas aprofundadas de várias áreas do conhecimento. E que a educação está carente de inovações que aborde o uso de tecnologias da informação e comunicação no processo de aprendizagem. |
LEIA Artigo Completo em PDF: | |
Trilha Principal: | Educação e Tecnologias |
Trilha Opcional: | Divulgação de Software Livre |
Área do conhecimento (CNPq): | EDUCAÇÃO |
Instituição: | UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS |
Palavras-Chave: | Realidade Aumentada; Educação; Novas Tecnologias |
Mesa (1): | Angel Pena Galvão |
Mesa (2): | Joserlene Lima Pinheiro |
Mesa (3): | Sérgio Gartner |
Boa Tarde!
Esse artigo já deu início ao projeto em destaque, e voltada para educação pode-se ser usadas em escolas públicas.
Muito Bom Trabalho
Esta tecnologia está cada vez mais presente em nossos estudos. Uma grande ferramenta que pode mudar a nossa forma de aprender e ensinar. Excelente!
O presente artigo mostra, realidade aumentada voltada a área da educação com avanço da tecnologia, usando aplicativos gratuitos como blender, uma forma de aprendizagem diferente voltada a área da tecnologia dando um melhor conhecimento a quem usa.
Pretendem colocar esse projeto em pratica? E qual seria uma possível solução para o problema da falta de conhecimento e manuseio da tecnologia dos professores?
Olá Marcos e os outros autores
Muito interessante este artigo, salvei e vou ler outras vezes. Não conhecia o assunto, mas observo que poderá ter várias aplicações importantes na educação.
Como vocês vem as possibilidades para o professor da escola pública trabalhar com tal recurso?
Parabéns
Adriana Oliveira Bernardes
Parabéns pelo trabalho !!! Grande relevância trabalhar com a realidade aumentada enquanto instrumento fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem.