Autores: | Thiago Assed Tinoco de Bragança, Lorena de Oliveira Paiva, Moyana Mariano Robles, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral |
Resumo: | É notável a diferença nos dias atuais quanto as mudanças tecnológicas comparado à antiguidade. A tecnologia e a ciência avançaram tanto permitindo um leque de possibilidades enorme para a sociedade. Até então, na maioria das vezes, tanto a tecnologia quanto a ciência se enxergam com bons olhos, mas, e quando ambas passam ser de alguma forma prejudicial ao ser humano? Apesar de hoje possuirmos tão grande avanço, a morte por exemplo se tornou algo banal, afinal, a medicina atual tenta a todo custo fazer com que o ser humano tenha uma vida eterna, só que este não pode ter. É óbvio que na maior parte das vezes a medicina faz este trabalho de cura e melhor qualidade de vida e o faz muito bem, porém, é importante analisar os efeitos benéficos e maléficos dessa questão. Nesse contexto, o presente estudo, com objetivo de analisar até que ponto a tecnologia empregada a serviço da morte humana pode ser benéfica ou prejudicial ao ser humano, identificando seus limites éticos e morais, de forma a resguardar a dignidade do paciente em face de momento tão importante e inexorável, inerente à vida humana: a morte. |
LEIA Artigo Completo em PDF: | |
Trilha Principal: | Linguagem e Tecnologia |
Trilha Opcional: | |
Área do conhecimento (CNPq): | Linguagem e Tecnologia |
Instituição: | Universidade Nova Iguaçu - UNIG - Campus V |
Palavras-Chave: | morte, dignidade, tecnologia, ciência |
Mesa (1): | Adalberto Romualdo Pereira Henrique |
Mesa (2): | Oliria Mendes Gimenes |
Boa noite!
Tema muito polêmico que abrange várias áreas do conhecimento e da vida. A medicina sempre luta pela vida do paciente. Há sempre uma esperança enquanto há vida e o uso das tecnologias veio para auxiliar na cura, na prevenção e nos cuidados paliativos exercidos com aquele indivíduo. Segundo algumas concepções, a missão daquele paciente neste mundo terreno só termina quando a morte chega no seu tempo normal. Qual a opinião dos autores em relação a distanásia?
Parabéns pelo trabalho.
Jaíne.
Jaíne, a opinião de nós autores em conjunto é de somos contra a distanásia. Apesar de muitas vezes não ter esse objetivo alçado pelos médicos, a distanásia trata-se de na maioria das vezes, um procedimento cruel e desumano, pois, muitas pessoas não possuem mais chances de estabelecer novamente uma vida digna, porém, o trabalho incessante da medicina tenta de todas as formas fazer com que essa pessoa tenha uma vida sem qualidade prolongada, fazendo com que o objetivo da medicina de cura e qualidade de vida seja revertido à apenas sofrimento, pois, a pessoa pela qual é submetida ao procedimento não tem mais chances de retorno com qualidade de vida.
Bom dia!
O tema proposto e de chamar bem a atenção, como se diz bem polêmico, nos últimos anos a ciência e a tecnologia evoluirão bastante, um avanço na medicina visando o bem estar das pessoas, decorrentes a varias doenças presentes a vida delas, métodos de cura ou amenizar algo que possa aparecer ao longo do caminho da vida.
Parabéns!!!
Obrigado Hugo, esperamos ter enriquecido o seu conhecimento acerca do tema!!!
Exatamente! Muitas das discussões e críticas levantadas acerca do tema são principalmente de cunho religioso. A religião e a fé são claro, muito importantes, mas é necessário muitas vezes também ser racional, cada caso concreto tem suas específicas características. Obrigado pelo comentário!
Parabéns pela escolha do tema que como muitos participantes disseram tema polêmico mas necessário para pensar em discussões sobre a eutanásia e do avanço da tecnologia a serviço da saúde, muitas mulheres grávidas morriam em decorrência de não ter suporte necessário para a gravidez, hoje com o avanço da tecnologia muitos casos são revertidos.
Agradecemos Luana pelo comentário! O tema é realmente muito polêmico e como você mesma disse, é importante discutir o assunto da distanásia para também ser discutido assuntos como a eutanásia e outras expressões afins relacionadas à morte.
Parabéns tema muito interessante.
A cada dia a ciência e a tecnologia da uma avanço nas pesquisas, e com isso o ser humano consegue prolongar sua vida de uma determinada doença ou se recuperar mais rápido de um acidente.
Exatamente! Obrigado pelo comentário!!!
Boa tarde! Já inicio parabenizando pelo tema do artigo, polêmico e instigante. Assunto que na maioria das vezes só paramos para pensar, quando temos um caso na família, com conhecidos, ou divulgado na mídia. Não é tema comum nas conversas do dia a dia, e nem mesmo em sala de aula, principalmente na educação básica. Que enriquecedor um debate sobre distanásia em sala de aula, capacidade argumentativa (prós e contra), pesquisa sobre o assunto, opinião da família, questão legal.
Exatamente! É um assunto meio que esquecido pela sociedade, até que, como você mesma disse, temos um caso perto da gente. É necessário ser discutido agora para não sofrer depois. Agradecemos o seu comentário! Obrigado!