NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO LEGAL NA DARK WEB

 
NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO LEGAL NA DARK WEB
sexta, 8 nov 2019, 20:42

Autores:Lorena de Oliveira Paiva, Thiago Assed Tinoco de Bragança, Moyana Mariano Robles, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral.
Resumo:

A dark web é um “ponto cego” da internet, um espaço de difícil rastreamento para os sistemas de proteção de navegação segura no ciberespaço. Se por um lado, a possibilidade de navegar e circular aquele meio sem ser identificado protege o direito fundamental à privacidade, por outro, põe em risco os usuários que formam parcela significativa da sociedade (em torno de 90% do espaço cibernético), já que se torna espaço fértil ao desenvolvimento de práticas ilícitas e nocivas à sociedade. O problema consiste em responder: de que forma se pode evitar os malefícios da dark web à sociedade? O objetivo deste artigo é conscientizar a respeito da necessidade de normas específicas capazes de regulamentar a navegação na dark web. Isso com a finalidade de minimizar práticas que podem ir desde simples trote a um plano de ataque terrorista, tamanhas as possibilidades que esse espaço de navegação anônima oferece. A metodologia é qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica em autores tais como Anderson Schreiber, Celso Antonio Fiorillo, Barbara Calderon, Marcel Leonardi, dentre outros que constam na referência.


LEIA Artigo Completo em PDF:Documento PDF artigo final.pdf
Trilha Principal:Linguagem e Tecnologia
Trilha Opcional:Inclusão digital
Área do conhecimento (CNPq):Linguagem e Tecnologia.
Instituição:Universidade Nova Iguaçu- UNIG- Campus V
Palavras-Chave:: direito à intimidade; segurança dos usuários; regulamentação.
Mesa (1):Sayonara Costa
Mesa (2):Ludmila Ferrarezi

Imagem de Thalyta Nogueira de Araujo
Re: NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO LEGAL NA DARK WEB
por Thalyta Nogueira de Araujo - terça, 12 nov 2019, 00:57
 
Gostaria de parabenizar as autoras pelo interessantíssimo tema de pesquisa e aproveitar para perguntar de onde partiu essa inquietação de vocês pelo tema e se já desenvolvem outras pesquisas a respeito da dark web?

Outra dúvida, Dark web e deep web são conceitos sinônimos?

Sds.
Imagem de Lorena de Oliveira Paiva de Oliveira Paiva
Re: NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO LEGAL NA DARK WEB
por Lorena de Oliveira Paiva de Oliveira Paiva - domingo, 17 nov 2019, 21:00
 

Boa noite!

Feliz por ter gostado. Então, surgiu interesse pelo tema no infeliz acontecido na escola de Suzano, esse ano , onde umas das linhas investigativas sugeriu que o plano teria sido traçado em fóruns da Dark Web. 

Com relação aos termos, eles  não são sinônimos. A Dark Web, também chamada de web obscura, é localizada geograficamente dentro da Deep Web, sendo a parte dela mais polêmica e sombria. 

Agradecida pelo comentário! 

Imagem de Ludmila Ferrarezi
Re: NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO LEGAL NA DARK WEB
por Ludmila Ferrarezi - terça, 12 nov 2019, 10:40
 
Olá! Bem-vindos ao XIII Ciltec Online! O tema proposto para este fórum é inquietante e atual. Aprofundando-o um pouco mais, a partir do que foi pesquisado a respeito, qual seria o papel do Estado nessa problemática que envolve uma linha tênue entre a regulamentação e a censura? 
Bom evento a todos! 

Imagem de Lorena de Oliveira Paiva de Oliveira Paiva
Re: NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO LEGAL NA DARK WEB
por Lorena de Oliveira Paiva de Oliveira Paiva - domingo, 17 nov 2019, 21:06
 

Boa noite! 

Diante da colisão de interesses e direitos fundamentais (segurança e privacidade), o Estado, visando garantir a ordem pública, bem como a segurança desta, deverá sopesar tais direitos. 

Diante dessa problemática, deve-se interpretar pela ótica da Supremacia do Interesse Público, onde o Estado defende o interesse da coletividade como um todo, em detrimento do interesse do particular. 

Grata pelo comentário!