Autores: | Moyana Mariano Robles, Lorena de Oliveira Paiva, Thiago Assed Tinoco de Bragança, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral |
Resumo: | As redes sociais digitais influenciam a vida do ser humano em diversos aspectos, e não é diferente quanto às relações afetivas. Cada vez mais as pessoas se conhecem, ou relacionamentos terminam, pela influência das redes digitais no cotidiano de todas as faixas etárias. Não há como negar que o mundo contemporâneo trouxe inovações tecnológicas para a vida do ser humano, transformações que se operam tanto positiva quanto negativamente, inclusive ao se tratar dos relacionamentos amorosos. A questão-problema deste artigo é: como tem-se materializado as relações afetivas construídas através das redes digitais sociais? A influência destas se dá de forma positiva ou negativa na vida do ser humano? O objetivo deste artigo é identificar quando as redes digitais interferem positiva ou negativamente nos relacionamentos afetivos. Existe uma divergência entre os benefícios e os malefícios causados nos relacionamentos pelas redes sociais digitais. De um lado, tem-se aqueles que encontraram sua alma gêmea com a ajuda da internet, e do outro, tem-se aqueles que foram traídos, ou viram seu relacionamento se desfazer em razão das redes sociais digitais. A partir deste paradoxo de situações, procura-se entender como as redes digitais vêm modificando a vida do ser humano em seus relacionamentos pessoais. Para desenvolver este artigo, vale-se de metodologia qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos; e, ainda, exploratória, por meio da análise das redes digitais, onde é amplamente debatido sobre as relações afetivas virtuais. |
LEIA Artigo Completo em PDF: | |
Trilha Principal: | Linguagem e Tecnologia |
Trilha Opcional: | Linguagem e Tecnologia |
Área do conhecimento (CNPq): | |
Instituição: | Universidade Nova Iguaçu UNIG Campus V |
Palavras-Chave: | redes sociais digitais, influência, internet, relações afetivas, amor. |
Mesa (1): | Adalberto Romualdo Pereira Henrique |
Mesa (2): | Oliria Mendes Gimenes |
O presente artigo nos ajuda a pensar nas transformações que nossas relações sociais sofrem com os impactos das tecnologias digitais. O conceito de perto e longe acaba sendo relativizado na medida que podemos ver relacionamentos com uma longa distância física pois se apoiam em ferramentas proporcionadas por smartphones. Assim, existem casais que conseguem acordar juntos, trabalhar juntos, comer juntos e ir dormir juntos. Alguns chamam isso de telecocooning (do inglês “cocoon”, “casulo”) para definir uma tendência ao isolamento social das pessoas. Acredito que analisar esses fenômenos, saindo de superficialidades, passa por não cairmos em um preconceito de que qualquer relação nas redes sociais digitais expressem isolamentos sociais, bem como não acreditar em um determinismo tecnológico, como se as mudanças fossem em decorrência do artefato tecnológico. Não é possível desconsiderar um sistema cultural que influencia os valores e condutas das pessoas.
Rodrigo (Coordenador de Mesa)
Boa tarde,
Parabéns pela abordagem do tema tão relevante e atual. Ótimo questionamento e abordagem.
Obrigada Luciano! Realmente é um tema que me fascina.
Parabéns pelo trabalho e pela abordagem do tema.
Obrigada Angelica!
A rede social online ampliou-se.. agora temos FAce, Whats'up, instagram, twitter, etc. Isto, a meu ver, até confunde a divide as pessoas...( como os partidos no Brasil..rs)
É uma ferramenta potente, rápida, prática, mas nem todos estão aptos a seu uso, de modo equilibrado, retirando as positividades. A intenção, os valores de cada um norteiam o uso das redes sociais.
Relacionamentos amorosos principalmente vêm sendo afetados com a nova tecnologia. Hoje é mais fácil conversar com alguém online do que presencial, parece haver mais interesse ou coragem em interagir online. Porém, quando partem para o cara a cara, a história muda.. quase sempre. Não se aprofunda na história do outro, em sua identidade.. não se dá tempo para conhecer o outro. Superficialidade, desinteresse em alta.
Mesmo assim, não tenho nenhum preconceito. Uso a ferramenta para conhecer pessoas e divulgar meu trabalho.. Parabéns pelo tema discutido!
Marina, você tem razão, muitos acharam que a internet ia aproximar pessoas, e ela realmente faz isso... Mas poucos contavam que a distância dos que convivemos cotidianamente poderia aumentar. Precisamos estar atentos. Obrigada por comentar!
Acho um exagero de redes sociais digitais. Muitas pessoas preferem a rede sociais que é mais popular, outras que existem pessoas capazes de influenciar, ou seja, tem para todos os gostos.
Atualmente, tenho somente algumas redes sociais ativas, pois elas me ajudam a conhecer novas pessoas que se não fosse por meio digital não seria possível e como fonte de conhecimento.
O
presente artigo promove uma reflexão acerca dos relacionamentos por meio das redes
sociais, que com o advento das redes digitais permitiu o relacionamento entre
pessoas de diferentes lugares. Hoje é possível haver um contato virtual entre
duas pessoas que moram em um país, estados ou municípios distintos, por
exemplo, na qual indivíduos podem se comunicar por intermédio das redes sociais
que possibilita a diminuição do distanciamento entre eles. Os relacionamentos
amorosos virtuais poderão chegar a ser um relacionamento físico ou não. É
imprescindível que as pessoas que venham a se relacionarem pelas redes sociais
tenham cuidados ao se envolverem, visto que, uma das pessoas com quem se fala
pode ser um “Catfish” que é um individuo que tem faz perfil falso nas redes sociais para enganar pessoas inocentes e iludido–as
para que se apaixonem, e ainda pode chegar a extorqui-las.
Hoje, os relacionamentos físicos estão se tornando cada dia a mais relacionamentos virtuais, onde a comunicação por meio de conversas cara a cara tem reduzido bastante, uma vez que as pessoas estão mais ligadas no mundo virtual, deixando de lado convivência social com contato físico, olho no olho.
Um exemplo de relacionamento pelas redes sociais: Aconteceu comigo, eu e meu marido nos conhecemos pela rede social Orkut, o que é mais interessante é que os pais dele moram na mesma rua que eu morava, uns 100 metros de distância da casa dos pais dele, porém ele trabalhavam e morava em outra cidade, no entanto, ele me encontrou pela comunidade do Orkut da minha cidade, que não chega a ser tão grande e a partir disso, passamos a nos relacionar e chegar a nos casar.
Que história linda Eliane! As novas tecnologias trouxeram essa inovação aos relacionamentos afetivos.
Infelizmente, como você mesma relatou, nem sempre todas as histórias têm um final feliz.
É preciso estarmos atentos!
Cabe lembrar que o conceito de rede social já existia no campo da Antropologia para estudar o tipo de relação que as pessoas mantêm entre si - se mais frouxa ou mais densa. No âmbito das novas tecnologias, esse conceito tem ganhado certas nuances diferentes. Acredito que as relações estão se medindo mais pela quantidade do que pela qualidade, cabendo nos perguntar, por exemplo, se aqueles 400 amigos do facebook, são realmente amigos, ou o que eles são?
Boa noite.
Parabéns pela pesquisa proposta.
Gostaria de saber se há alguma intenção de aplicação da presente pesquisa.
Exatamente Jeander!
Precisamos estar atentos a evolução das novas tecnologias. As redes sociais digitais podem trazer benefícios ou malefícios.
Como amante e defensor das tecnologias, entendo que elas tem mudado a perspectiva de olhar o mundo nas mais diversas áreas, inclusive na área afetiva através das redes digitais. Entendo que as tecnologias não são boas ou ruins mas sim o objetivo de utilização de cada uma delas que irá demonstrar se serão benéficas ou maléficas. Parabéns pelo trabalho!
Olá, pessoal!
Boa noite!
Que abordagem temática interessante...
Parabéns!
Ola Lucas,
Essa discussão é bem ampla...
Será que a toda tecnologia é neutra? Será que muitas delas não são programadas com intenções específicas e, muitas vezes, mercadológicas? Nesse sentido, há um termo em tecnologia educacional que gosto - digital naive, que expressa que, muitas vezes, os indivíduos embarcam em várias tecnologias sem saber o que de fato está por traz delas... que dados estão coletando, o que fazem com esses dados, como os sistemas são feitos para nos manterem conectados à ele e assim por diante.
Gosto de um estudioso das tecnologias digitais que filosofa sobre essa questão - recomendo ele: Andrew Feenberg - o qual discute a não neutralidade das tecnologias.
Por isso, como docentes, devemos ser cientes e conscientes das tecnologias que usamos ;)
Que acha disso?
Abçs, Gabriel
Boa noite, Gabriel!
Realmente a discussão é bem ampla e entendi sua colocação relacionada a 'não' neutralidade das tecnologias e fiquei curioso sobre trabalhos do autor indicado Andrew Feenberg. Obrigado pela indicação e pelas considerações. Abraços!
Exatamente Lucas!
É o comportamento do usuário das novas tecnologias que irão dizer sobre suas intenções.
Obrigada por comentar!
Gostaria de parabenizar os autores pelo interessantíssimo tema de pesquisa e aproveitar para perguntar se vocês já pensaram em pesquisar, mais especificamente, sobre a influência das redes sociais na interação entre alunos do ensino médio?
Sds.
Obrigada Thalyta!!!
Sua proposta de tema, muito me interessa. Percebo que as escolas possuem as novas tecnologias, mas a grande maioria não sabe que tirar um bom proveito, associando-as ao ensino. O que pensa sobre isso?
Acredito que este trabalho seja se extrema importância para alertar todos nós. O mundo digital é incrível, mas tudo tem o seu equilíbrio. Parabenizo os autores, excelente!
Além do equilíbrio Milena, devemos ter um olhar atento a tudo que nos é apresentado. Redes sociais são recursos utilizados por muitas pessoas, para demonstrar uma vida que não tem, uma alegria que não existe. O digital influencer vem demonstrando o quando as pessoas se influenciam pelo que está na moda, pela aparecia.
Como você diz, é preciso ter equilíbrio para saber utilizar e bem esses recursos.
TIELLE,
A mídia é uma influenciadora neste modo de vida e de escolha das pessoas.. ideal de riqueza, beleza, comportamento, relacionamentos, etc. Esta imposição traz inúmeros prejuízos às pessoas... controlando seu potencial, suas ações para o interesse de um grupo poderoso.
então... essa vida ilusória, que só cabe na telinha, é um modo de fugir de si mesmo, da solidão, dos enfrentamentos...
Marina Verdade!
A vida real tem se distanciado cada vez mais da virtual. As pessoas se preocupam muito em mostrar uma realidade que não existe, uma vida que não tem e uma beleza feita por photoshop. Não podemos nos levar por tais aspectos para analisar a vida como um todo, tudo na internet pode ser modificado e usado como real.
Muito Obrigada Milena! Feliz com sua participação!
Parabéns pelo tema, pois é muito atual e pertinente.
Creio que na internet se encontra todos os perfis de casais e pessoas a procura de relacionamentos. É preciso saber filtrar e usar de forma positiva as redes sociais. Existe um mundo perfeito sendo mostrado a todo momento, e não devemos nos ater a tais postagens como a realidade.
Assim como casais se formam atravéz das redes sociais, muitos se desfazem pois a procura por esses recursos tem objetivos distintos.
Muito Obrigada pelo seu comentário Tielle, ele é muito pertinente.
As reflexões trazidas ao longo do artigo são de muita relevância nos dias atuais, visto que cada vez mais as redes sociais estão ocupando todos os espaços possíveis, aproximando os distantes e muitas vezes distanciando os mais próximos. Pois é possível estabelecer conversas com pessoas do "outro lado do mundo" via internet e de certa forma deixar em segundo plano quem está do lado, sem falar que quem não tem acesso as redes, por opção ou por não ter condições é visto como atrasado, não tem a devida atenção e afetividade dos demais; de modo geral em redes sociais, mais especificamente em aplicativos de bate papo é muito comum vê declarações de amor e afeto em status e pessoalmente ter uma posição contrária ou não demonstrar tanto.
Perfeito Fransciele!
Acontece muito como você descreveu. É preciso estarmos atentos.
Obrigada por comentar!
Excelente trabalho, pessoal!
Com o advento das redes sociais digitais, percebe-se que as relações humanas também sofreram alterações, influenciando também até no comportamento das pessoas. O trabalho fez-me refletir o quanto a educação ainda é atrasada nesses aspectos...
Tem razão Thays!!!
Obrigada pelo seu comentário!
Muito interessante a abordagem deste trabalho. Primeiramente por considerar os aspectos tão atuais das relações afetivas e redes sociais e como ela molda os comportamentos, tanto facilitando relacionamentos como também causando um distanciamento. Outro ponto interessante, está na questão que o trabalho demonstra que essas mesmas redes , que podem causar um afastamento de relações , também é utlizada pra busca de estreitamento de laços e busca por relacionamentos amorosos. Sendo assim, estamos a cada dia mais dependentes das influências das redes, tanto no aspecto afetivo quanto no aspecto de vida em sociedade.
Realmente estamos caminhando como descreveu Tiago! Por isso, consideramos uma oportunidade debatermos e aprofundarmos sobre as novas tecnologias.
Obrigada por comentar!
O artigo traz uma temática bastante interessante numa época onde as pessoas estão cada vez mais frias e superficiais nas suas relações sociais é importante trazer a tona discussões como essa.
Obrigada pelo comentário Daniel!
Muito interessante o enfoque que vocês deram, interessante e inovador. Acredito que tal enfoque possa convergir com estudos de materialidade e repertórios espaciais (BARAD, 2007; CANAGARAJAH, 2018), levarei ele para minhas aulas de mestrado!
Que ótimo Alan!!! Ficamos felizes por levar nossa pesquisa para suas aulas. Também iremos pesquisar sua indicação bibliográfica. Obrigada por sua contribuição!
Adorei esse trabalho!
Os avanços tecnológicos durante o início do século XXI proporcionou aos indivíduos a interação online com pessoas de diversos lugares do pais e, principalmente do mundo.
Quando afirmam que há muitos relacionamentos que surgiram inicialmente pelas redes sociais, é verdade. No princípio, é necessário que ambas partes procurem conhecer um ao outro, pois há muitos perfis falsos (tem como objetivo enganar, iludir, roubar as pessoas).
A confiança e o respeito são as peças chaves para o início de um bom relacionamento.
Obrigada por participar Tailine!
Seu posicionamento está diretamente ligado ao objetivo deste trabalho.
Parabéns pelo excelente trabalho, com o avanço das tecnologias e a inserção das redes sociais como bem citado pelos autores possibilitou a perca da relação, do contato frente a frente. Em uma reunião podemos ver claramente essa perca uma vez que ao sair, muitos preferem ficar nas redes sociais do que interagir com os demais.
Exatamente Luana!
Obrigada pela interação!
Boa noite, autores!
A rede social modificou muito a vida diária das pessoas. Existem muitos pontos positivos como diminuir a distância entre indivíduos, casais, através de conversas, áudios e vídeos. Conhecer novas pessoas, divulgação da profissão, conquista de uma entrevista de emprego, entrega de currículos, evolução na área de saúde... Enfim, uma série de benefícios. Mas, há alguns pontos negativos como a diminuição dos diálogos, que acho ser essencial entre casais, amigos, familiares... As pessoas deixam de ser sociáveis e passam a ficar isoladas em seu mundo virtual, não verbalizam o que sentem pessoalmente, escrevem menos, dentre outras desvantagens.
Acredito muito que a tecnologia deve ser usada como uma ferramenta a nosso favor, beneficiando o ser humano em todos os sentidos.
Parabéns pelo estudo!
Att,
Jaíne.
Exatamente Jaíne!
É preciso estarmos atentos às novas tecnologias e tudo que ele nos oferece. Precisamos aprender de fato a usá-las.
Obrigada por comentar!
Boa Tarde.
Otimo artigo pra uma boa reflexao. Esse tema esta tao presente na sociedade que basicamente a vivemos sem perceber. Sua influencia teve como principios a base de facilitar nossa relacao com as tarefas, contudo esse proposito esta apagado.
A relacao humana foi extinta, essa é a maior veradade, dentro de casa, grande exemplo a se citar, cada um no seu celular dispondo de seus acessos, nao mais participam das refeiçoes juntos em familia, estar conectado as redes sociais esta mais presente do que uma conversa entre pessoas. Nao se ha mais brincadeiras como antigamente, os jogos virtuais tomam conta de forma rapida e ludica.
As redes sociais digitais no comportamento humano, esta trazendo afastamento e falta de compreencao, dentro dos coletivos, muitos nao prestam atencao o que esta acontecendo ao seu redor, com seu fone de ouvido a atencao esta voltada ao seu celular/tablete/computador.
Ao meu ponto de vista, a tecnologia é muito eficaz no ponto de praticidade diaria, ajuda nos estudos EAD, pesquisas rapidas, facil acesso a leituras virtuais e entre outors, pore, nossa sociedade esta se esquecendo que a afetividade é a primordial, na qual esta ficando extinta.
Esse tema abrange muitos outros assuntos, mas parabens pelo tema, na qual merece atencao para mais debates.
Realmente acreditamos que é fundamental uma abordagem relacionada ao ser humano, e suas relações afetivas ao se tratar das novas tecnologias, afinal elas fazem parte do nosso cotidiano, e estamos mudando o jeito de nos relacionarmos.
Parabéns pelo tema abordado.
A internet veio para nos ajudar, basicamente hoje dependemos dela para quase tudo.Porem não podemos nos deixar ser dominados por ela, devemos tomar muito cuidado com as redes sociais para ela não venha interferir na nossa vida, não devemos acatar tudo que é dito nas redes sociais.
Obrigada Sônia!
E muito obrigada por deixar seu comentário!
Considerei este artigo muito importante porque vivemos no mundo virtual e as relações amorosas ocorrem somente neste tipo de ambiente virtual. Nesse sentido, as relações interpessoais necessitam acontecer face a face, pois as tecnologias trouxeram praticidade e inovação, porém necessitam cumprir efetivamente seu papel no sentido de trazer benefícios à humanidade. Dessa forma, considero que as pessoas necessitam se relacionar face a face porque o contato humano ainda deve prevalecer neste contexto de relacionamentos amorosos.
Acredito que este tipo de trabalho objetiva melhorar significativamente as relações entre as pessoas, evitando dessa forma, situações inesperadas. Logo, as pessoas necessitam se conhecer melhor, pois tudo é muito superficial na atualidade.
Extremamente pertinente as reflexões deste artigo!
Atualmente, com o uso frequente das redes sociais, as relações interpessoais têm sofrido influência direta e, por vezes, negativa, uma vez que, grande parte das pessoas têm evitado o contato pessoal. Esse fato interfere significativamente nas relações afetivas.
Comentário muito pertinente. Obrigada!