CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 
CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
terça, 12 nov 2019, 15:05

Autoras:Lorrane Estacio do Prado da Silva, Mayara Xavier Vito Pezarino, Joane Marieli Pereira Caetano
Resumo:

Este trabalho tem como temática a abordagem da criação de memes no ensino de Língua Portuguesa (LP) por meio de uma sequência didática (SD). Por dialogar com os avanços tecnológicos que fazem parte da realidade dos alunos, a utilização de memes como proposta de aprendizagem deveria ser incentivada no contexto educacional. No entanto, observa-se que muitas instituições educacionais não adotam essa abordagem de ensino, por desconhecer a sua versatilidade. Diante disso, em linhas gerais, objetiva-se mostrar como o meme é produtivo e dinâmico, quando inserido no processo de ensino-aprendizagem. Mais especificamente, o artigo, além de abordar as orientações curriculares do ensino de Língua Materna (LM), apresenta como objetivos definir o que é o gênero meme e mostrar a SD em foco. Metodologicamente, inicia-se o trabalho com o uso da bibliografia, composta por Aristimuño (2014), Base Nacional Comum Curricular (2017), Casseb-Galvão e Duarte (2018), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) apud Marcuschi (2008), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Possenti (1996), Recuero (2009), Rojo (2012) e Sunaga e Carvalho (2015). Em seguida, elabora-se uma sequência didática, baseada em Marcuschi (2008).



LEIA Artigo Completo em PDF:Documento PDF CRIAÇÃO DE MEMES_ UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.pdf
Trilha Principal:Educação e Tecnologias
Trilha Opcional:Educação e Tecnologias
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
Palavras-Chave:ensino; sequência didática; meme.
Mesa (1):Siane Paula de Araújo
Mesa (2):Ederson Luís da Silveira
Mesa (3):Jeander Cristian da Silva

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Eliana Brochado - sábado, 9 nov 2019, 10:50
 

Oi, meninas! Tudo bem?

Parabéns pela SD desenvolvida. Algum professor chegou a executar essas ações? Se sim, seria possível compartilhar conosco os memes que os alunos criaram?

Sou professor de Português e utilizarei a SD em minhas aulas. Se der tempo, durante os dias do congresso, compartilho as minhas experiências.

Um grande abraço e vcs estão no caminho certo! 

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - segunda, 11 nov 2019, 09:48
 

Olá, bom dia! Obrigada por ter feito a leitura do nosso trabalho. Nenhum professor chegou a aplicar a SD em pauta. Ela é uma proposta que surgiu a partir de um trabalho para uma disciplina da graduação de Letras/Português-Licenciatura. Porém, pretendemos aplicá-la em breve e esperamos que outras pessoas como você também possam fazer o uso dessa proposta. Não deixe de compartilhar como foi a sua experiência. Um abraço! 

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Eliana Brochado - segunda, 11 nov 2019, 15:02
 

Mayara, boa tarde!

Caso dê tempo, compartilharei por aqui...

Abraço!

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por NATALIA ELIZA NOVAIS ALVES - terça, 12 nov 2019, 19:03
 

Olá meninas,

Parabéns pelo trabalho! Trabalhar com memes é um sucesso em sala de aula, visto que é algo que os alunos utilizam muito fora dos muros da escola. Uma coisa que me preocupa com o trabalho com memes é que se gere uma polêmica ao utilizar politica em sala de aula, principalmente em tempos tenebrosos em que se fala em " escola sem partido". Como lidar com essa situação? É uma dúvida que tenho. Abraços.

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por NATALIA ELIZA NOVAIS ALVES - terça, 12 nov 2019, 19:03
 

Olá meninas,

Parabéns pelo trabalho! Trabalhar com memes é um sucesso em sala de aula, visto que é algo que os alunos utilizam muito fora dos muros da escola. Uma coisa que me preocupa com o trabalho com memes é que se gere uma polêmica ao utilizar politica em sala de aula, principalmente em tempos tenebrosos em que se fala em " escola sem partido". Como lidar com essa situação? É uma dúvida que tenho. Abraços.

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - quarta, 13 nov 2019, 00:39
 

Olá, boa noite! Obrigada!

Realmente poderá surgir uma polêmica, até porque política é um assunto muito complexo. Porém você deve deixar claro para os alunos, que existem partidos/lados políticos diferentes e como vivemos em um país que se diz democrático, cada um tem o direito de escolher o caminho que deseja seguir. 

Por isso, ao trazer memes que abordam um conteúdo político para a sala de aula, você poderá levar um meme para cada vertente política. 

Abraços! 

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Siane Paula Araujo - domingo, 10 nov 2019, 09:01
 

Prezadas autoras, o trabalho de vocês traz à luz a reflexão sobre o ensino da Língua Portuguesa na contemporaneidade quando aliado à linguagem dos memes. Nesse sentido, gostaria que explicassem um pouco mais o porquê dos memes serem "produtivos e dinâmicos" (como apresentam no texto) nesse contexto, visto que a produção textual por esse meio é multimodal. 

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Natália Sperandio - domingo, 10 nov 2019, 17:54
 

Boa tarde.

Parabéns pelo trabalho proposto.

Gostaria apenas de saber se houve, em algum momento, no módulo I proposto, a intervenção das professoras.

Abraços,

Natália

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - segunda, 11 nov 2019, 10:11
 

Olá, bom dia! Obrigada pelo comentário!

A ideia principal no módulo I é que os alunos se avaliem entre si, pois estamos trabalhando junto com a SD a perspectiva das metodologias ativas, em especial, o ensino híbrido, que propõe o protagonismo discente, ou seja, o aluno ativo/questionador no processo de ensino-aprendizagem. Porém, se o professor achar necessário ele deve interferir, pois nesse caso, ele precisa trabalhar como mediador, auxiliando os discentes no que for preciso. Espero que tenha ficado claro. Qualquer dúvida, é só perguntar.

Abraços!

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Lorrane Estacio - segunda, 11 nov 2019, 17:35
 

Olá, boa tarde!

O meme é considerado produtivo e dinâmicos pois, é um recurso tecnológico muito presente na atualidade, e que faz parte da realidade dos alunos, já que estes estão conectados diariamente nas redes sociais. Além de despertar o senso de humor em seus leitores, é uma forma mais didática, na qual transmite informações em forma de textos verbais e não verbais, trabalha também de forma direta e indireta com a intertextualidade e dentre outros meios e recursos linguísticos que ele apresenta. 

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - terça, 12 nov 2019, 12:17
 

Olá, boa tarde! 

Nesse contexto, o ensino com meme é mais produtivo e dinâmico, por romper com a perspectiva tradicional de ensino. Estamos acostumados com aulas de Língua Portuguesa muito maçantes, com conteúdos extremamente gramaticais, o que provoca a falta de rendimento dos alunos em relação às atividades propostas. Logo, a utilização do meme poderá trazer motivação aos discentes, pois além de ser um gênero multimodal que faz parte da realidade deles, promove o humor e até mesmo o senso crítico, fazendo com que os alunos possam ser ativos no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, temos que quebrar essa ideia de que a produção textual pode ser feita apenas com o uso do lápis e papel. É necessário trabalhar também com recursos que fazem parte da vivência do aluno, mostrando, assim, que criar um texto pelo computador e/ou celular pode ser tão produtivo quanto aquele texto manuscrito.


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CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Eliane Milanez Silva - segunda, 11 nov 2019, 10:08
 

Muito interessante essa abordagem proposta pelos autores deste artigo sobre a criação de memes voltadas para prática educativa. Certamente, essa abordagem auxilia na prática educativa, uma vez que, desperta a criatividade, auxilia no pensamento reflexivo acerca dum determinado tema proposto no meme a ser abordado dentro do contexto escolar e promove uma aprendizagem de forma mais lúdica e produtiva.

 


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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - segunda, 11 nov 2019, 10:28
 

Olá, bom dia! Obrigada pelo comentário! Ficamos felizes em saber que você gostou da proposta. Abraços! 

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Jeander Cristian da Silva - segunda, 11 nov 2019, 11:19
 

Prezadas autoras!


Parabéns pela originalidade do trabalho. O mesmo desperta muito atenção!


Gostaríamos que vocês respondessem as seguintes perguntas:

Qual a concepção de vocês para o termo “aula de português”? Como vocês acham que é possível: "ao invés de estudar português, fazer os alunos aprenderem através do português.”?


Além disso, para ajudar outros professores que passarem aqui pelo fórum, gostaria que compartilhassem que recursos (programas de computador, aplicativos) o professor poderia estar utilizando para a produção dos memes dos alunos? Se algum membro do fórum tiver sugestões, fiquem à vontade para compartilhar!!!


Um abraço a todos! 

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - terça, 12 nov 2019, 12:40
 

Olá, boa tarde! Obrigada pela consideração! 

O termo "aula de português" é muito amplo, por isso, não deveria ser entendido apenas como aula de Língua Portuguesa, ou seja, enxergar somente os aspectos gramaticais. Deveria englobar tudo que envolve a Língua Portuguesa, principalmente os textos que fazem parte do contexto social, o qual estamos habituados.

É possível aprender através do português quando a Língua Portuguesa não é ensinada de maneira estagnada, ou seja, quando consideramos que a língua é mutável e que não deve ser estudado exclusivamente a gramática tradicional. Para que isso ocorra, é necessário considerar a realidade dos alunos e trazê-la para a sala de aula, ou seja, o conteúdo proposto precisa estar em consonância com a bagagem de conhecimentos/experiências que o discente já possui, de modo que a aprendizagem seja significativa.

Em relação ao aplicativo, sugerimos o "Meme Generator", que pode ser utilizado pelo celular e está disponível tanto para Android quanto para IOS. O bom desse aplicativo é que ele disponibiliza imagens variadas e você pode escolher aquela que for mais relevante para o seu texto. Inclusive, utilizamos ele para criar os memes que foram apresentados em nosso trabalho.

Um abraço!

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Beatriz Toledo Rodrigues - segunda, 11 nov 2019, 13:54
 

Gostei muito da SD. O meme pode sim ser um excelente recurso de aprendizagem, já utilizei para trabalhar figuras de linguagem e foi muito produtivo. Parabéns!

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - segunda, 11 nov 2019, 16:33
 

Obrigada! É bom saber que o meme foi significativo na sua prática. Agradeço por compartilhar a sua experiência. Um abraço!

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Marchiori Quadrado de Quevedo - segunda, 11 nov 2019, 16:34
 

Professoras, parabéns pela proposta, que seguramente desperta o interesse dos jovens!


Fiquei com duas dúvidas: (1) na avaliação entre eles, se notarem que o meme do colega apresenta problemas como reproduzir um discurso preconceituoso, como se procede a discussão? Como os colegas são orientados a levantar essa questão?

(2) como vocês bem afirmaram, a intenção do meme criado é viralizar. Nesse sentido, considero fundamental o apelo que vocês fazem à divulgação dos memes pelos próprios alunos. Há alguma espécie de premiação prevista para os memes que contarem com mais likes, views etc.?


Grato pela divulgação do trabalho de vocês.

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Lorrane Estacio - segunda, 11 nov 2019, 17:01
 

Olá, boa tarde! Obrigada.

(1)- Inicialmente, o professor deve orienta-los e direcionar o processo de discussão dos memes em sala de aula antes de começar a atividade, é de extrema importância a delimitação das regras. Em questão a orientação dos colegas, o professor será o mediador das opiniões, assim, auxiliando os alunos a  desenvolverem criticas construtivas no aperfeiçoamento do meme destacando sempre o respeito e a empatia na hora de fazer os comentários.

(2)- Sim, o professor pode estipular alguma premiação caso deseje, fica a critério, mas, caso opte pela premiação é um bom incentivo para que eles divulguem a criação do meme e torne a atividade mais dinâmica. 

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Marchiori Quadrado de Quevedo - terça, 12 nov 2019, 22:10
 

Obrigado por responder. :)

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Jaíne das Graças Oliveira Resende - segunda, 11 nov 2019, 23:21
 

Boa noite!

Parabéns às autoras pelo trabalho. Muito envolvente! Os alunos se sentem motivados a realizar este tipo de atividade, além de facilitar e melhorar o aprendizado em relação a alguns conteúdos que são mais complexos. A criação destes memes pode ser adaptado e aplicado em outras áreas do conhecimento? Qual o público alvo ideal para a realização deste trabalho? Sou professora de biologia. 

Att,

Jaíne.

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - terça, 12 nov 2019, 11:57
 

Olá, Jaíne! Bom dia! Obrigada pelas considerações! 

Esses memes podem ser aplicados em outras áreas do conhecimento, basta adaptá-los de acordo com a disciplina que você deseja. 

Essa proposta de atividade foi feita para o 9° ano do Ensino Fundamental, pois seguimos o Currículo Referência de Minas Gerais, porém você também pode trabalhá-la com o Ensino Médio, já que os alunos dessa faixa etária são mais rigorosos com o não uso da tecnologia no âmbito educacional. Por isso, acredito que a utilização do meme será uma ótima proposta para conciliar tecnologia e educação. 

Um abraço! Qualquer dúvida, é só perguntar! 

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Jaíne das Graças Oliveira Resende - terça, 12 nov 2019, 22:34
 

Muito obrigada pela atenção e pelos esclarecimentos.

Parabéns! Boa noite!

Jaíne.

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Vítor Rufino da Silva Deboçãn - terça, 12 nov 2019, 13:45
 

Parabéns pelo excelente trabalho!

Vocês acham que o uso do meme é mais apropriado apenas para as aludas de português ou acham que vale a pena utilizar esse recurso como incentivo ao estudo de outras matérias também? visto que isso chama a atenção dos alunos. se sim, como aplicariam?

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - terça, 12 nov 2019, 16:09
 

Oi, boa tarde! Obrigada!

Vale a pena utilizar o meme em outras áreas do conhecimento, porque além de ser um recurso que está em alta, ele pode criar um vínculo entre tecnologia e educação. 

O modo de aplicação dependerá da disciplina e do conteúdo que você quer trabalhar. Por exemplo, se você quer ensinar História com o conteúdo da Segunda Guerra Mundial, você pode utilizar a figura de alguma personagem que marcou essa época e uma frase característica dela. Nas aulas de Biologia, se você estiver trabalhando o Corpo Humano, poderá utilizar a figura de um órgão e colocar qual a sua função, etc.

Enfim, são inúmeras possibilidades. As ideias surgirão de acordo com o conteúdo a ser ministrado. Mas você não pode esquecer que um meme deve promover ironia, humor ou crítica. 

Abraços!

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Tielle Alves Souto - terça, 12 nov 2019, 16:48
 

Muito interessante o artigo. Poder contribuir para a inovação pedagógica é de suma importância para um melhor desenvolvimento do ensino aprendizagem. Ainda existe uma certa resistência em utilizar tecnologias na educação, muito professores não possuem conhecimento na área e preferem não arriscar aquilo que não entendem. E estão certos em alguns pontos. Se bem direcionada, a tecnologia pode ajudar no processo de ensino, mas não é ela a salvação de tudo. Engloba várias questões que devem ser bem trabalhadas para que essa tecnologia não fique solta ou não seja empregada de forma construtiva.

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Geraldo José Rodrigues Liska - terça, 12 nov 2019, 17:21
 

Parabéns pelo trabalho! É um gênero que está em alta nas redes sociais e a motivação pode ser muito maior, já que eles podem aproveitar o meme criado para postar nas próprias páginas. Quando aplicarem esse trabalho, conte-nos como foi a experiência!

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - quarta, 13 nov 2019, 00:21
 

Oi, boa noite! Obrigada! 

Quando aplicarmos o trabalho, compartilharemos como foi a experiência.

Um abraço! 

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - quarta, 13 nov 2019, 00:21
 

Olá, boa noite! Obrigada pela consideração!

A tecnologia realmente pode ser prejudicial quando não utilizada de maneira significativa, por isso, nessa proposta de criação de memes para o ensino, o professor será mediador e poderá, assim, orientar os alunos como fazer o bom uso da tecnologia dentro do contexto educacional. 

E quanto a resistência dos professores em relação a esses avanços tecnológicos, acredito que uma possível solução seria a união do corpo docente, ou seja, outros professores que estão habituados a utilizar a tecnologia na sala de aula, deveriam auxiliar, compartilhar as suas experiências com aqueles que não estão. 

Abraços!

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Pedro Borges Pimenta Júnior - terça, 12 nov 2019, 22:01
 
Olá, pessoal. 
Gostei da iniciativa de vocês. A produção de textos a partir do conhecimento amplo de um determinado gênero contribui para que os estudantes dominem o estilo daquele tipo de texto estudado (formal, informal, objetivo, subjetivo, específico, generalizante), compreendendo a forma (aspectos linguísticos característicos). A sequência didática proposta por vocês ajuda o professor a alcançar essas dimensões do gênero a ser produzido. 

Parabéns!
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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - quarta, 13 nov 2019, 00:24
 

Olá, boa noite! Grata pelas suas considerações!

Abraços! 

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Francisco Jeimes de Oliveira Paiva - quarta, 13 nov 2019, 17:40
 

O artigo tem uma abordagem salutar para aplicação em sala de aula.

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - quinta, 14 nov 2019, 15:12
 

Olá, boa tarde! Obrigada!

Abraços!

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Jaqueline Miranda - quarta, 13 nov 2019, 19:25
 

Oi, meninas, boa noite! 

Primeiramente, parabéns pelo trabalho de vocês! Achei super relevante. Acho muito interessante trabalhos com memes. 

Acredito ser de suma importância que os estudantes aprendam a ler nas "entrelinhas" da comunicação, pois entendo que essa reflexão pode diminuir a disseminação de fake news e dificultar o compartilhamento de mensagens que contém conteúdo de cyberbullying, conscientizando, assim, os estudantes em seus papéis sociais de usuários da internet a não comentarem as postagens com que interagem com discurso de ódio. Focar no ensino híbrido foi interessante para promover uma interação também virtual, nesse caso, o whatsapp, suporte rico para os estudantes atualmente, facilitando assim, as dúvidas que eles apresentarem durante o processo. 


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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - quinta, 14 nov 2019, 15:29
 

Olá, boa tarde!

Muito obrigada pelas suas considerações! Fico feliz que tenha gostado da nossa proposta! Se quiser utilizá-la, fique a vontade! 

Abraços!

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Angélica Tommasini - quarta, 13 nov 2019, 20:21
 

Tema atual e instigante!! Parabéns!!

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - quinta, 14 nov 2019, 15:14
 

Obrigada, Angélica! 

Abraços! 

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Kenya Morais - quarta, 13 nov 2019, 21:18
 

Prezadas autoras,

Eu gostaria de parabenizá-las por pesquisarem em torno de um gênero textual bastante familiar aos alunos: o meme. Além do estudo voltado à língua materna, ele também pode ser ricamente desenvolvido para aulas de língua inglesa, como no caso de minha pesquisa. Como vocês relataram no início do artigo, nos tempos atuais os aprendizes produzem e constroem conhecimento de uma forma muito mais fluida, dinâmica, heterogênica e multimodal, o que torna impraticável a persistência de um ensino tradicional da língua. Assim, pode-se dizer que os “nativos digitais” produzirem sentido de forma muito diversa de como era produzido vinte anos atrás. Com isso, é imprescindível incorporar estes novos gêneros textuais à sala de aula. No entanto, acredito que o meme político proposto no artigo como sugestão de atividade causaria certo conflito em sala, sendo que, da mesma forma, seria possível abordar as mesmas questões e manter a proposta crítica sob a forma de brechas, conceito este explorado pela professora Ana Paula Duboc.


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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - quinta, 14 nov 2019, 15:27
 

Olá, boa tarde! Obrigada pelas considerações!

O meme político apresentado no artigo poderá trazer um certo conflito na sala de aula, por isso, quando for aplicar essa proposta, é necessário que utilize um meme que fale sobre todas as vertentes políticas que existem, assim, todos poderão participar ativamente nessa atividade.

Abraços! 

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Gilvan Pereira da Silva Lima - quarta, 13 nov 2019, 23:11
 

Sem dúvida alguma, os memes quando trabalhados pedagogicamente podem motivar os alunos para um ensino criativo e dinâmico. 

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - quinta, 14 nov 2019, 15:18
 

Olá, boa tarde!

Você tem razão, até porque é um recurso muito atual, o qual convivemos diariamente nas redes sociais e trazê-lo para a sala de aula é de suma importância, para que ocorra uma conexão entre educação e tecnologia. 

Abraços! 

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Ana Carla Barros Sobreira - quinta, 14 nov 2019, 08:48
 

E quem nao gosta de criar memes? Parabens pessoal pelo artigo, uso muitosmems para o ensino de portugues para estrangeiros aqui na Bolivia. Os alunos participam ativamente.

Abracos em todos, todas e tods.

carlasobreira

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - quinta, 14 nov 2019, 15:21
 

Olá, boa tarde!  Agradeço pela consideração!

Impossível não gostar dos memes, né?! rs  Grata por compartilhar a sua experiência!

Abraços!

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Alan Victor Freitas de Andrade - quinta, 14 nov 2019, 12:20
 

Parabéns pelo trabalho! Muito interessante e dinâmico! você acha que tal proposta pode incluir uma perspectiva do Letramento Crítico (TAKAKI; MACIEL, 2015)? 


Estou trabalhando com memes também e acho importante tal perspectiva, fiquei muito interessado pelo seu trabalho. Recomendo um artigo dos mesmos autores citados acima, pode contribuir para sua visao também.

Imagem de Mayara Xavier
Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - quinta, 14 nov 2019, 15:47
 

Olá, boa tarde! Grata por seu comentário!

Acredito que possa incluir essa perspectiva do Letramento Crítico, por ele trazer uma espécie de problematização das questões sociais e o meme também tem a função de trabalhar o senso crítico. Ambos ensinam visando não só aquilo que ocorre no âmbito educacional, mas também no social, por isso, acredito que a proposta do artigo pode ser relacionada com o Letramento Crítico. 

Obrigada pela recomendação de leitura, com certeza irei ler! 

Abraços! 

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Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Gustavo Rocha - sexta, 15 nov 2019, 14:05
 

Olá, meninas. 

Primeiramente, parabéns pelo trabalho. Gostei muito da proposta de sequência didática com meme. Achei a produção final muito válida pois leva os alunos a interagirem nas redes sociais. Muito bom conciliar o ganho de conhecimento com algo que nosso alunos gostam. 

Um abraço. 

Imagem de Mayara Xavier
Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - sexta, 15 nov 2019, 17:21
 

Olá, boa tarde! 

Muito obrigada! 

Abraços!

Imagem de Luana de Cássia Silva Ferreira
Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Luana de Cássia Silva Ferreira - sexta, 15 nov 2019, 17:12
 

Parabéns pela excelente proposta acredito que na educação é preciso inovar e sem dúvidas a criatividade de vocês foi espetacular, desenvolver novas modalidades de ensino próximo a realidade do aluno faz toda diferença no processo de ensino-aprendizagem.

Imagem de Mayara Xavier
Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - sexta, 15 nov 2019, 17:22
 

Oi, boa tarde! 

Muito obrigada! Fico feliz em saber que gostou!

Um abraço! 

Imagem de Gerson Bruno Forgiarini de Quadros
Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Gerson Bruno Forgiarini de Quadros - domingo, 17 nov 2019, 11:10
 

Olá!


Inicialmente gostaria de parabenizar as autoras com a belo trabalho apresentado. Tive a felicidade de ter trabalhado com o gênero meme sob a ótica da semiótica greimasiana, usando um website bem simples de se usar:www.gerarmemes.com.br. Acho excelente a ideia de se explorar com ensino fundamental. Contudo a sequência didática pode ser simples enfatizando aspectos de leituras de imagem. Achei a ideia muito boa e mais uma vez parabéns!

Imagem de Mayara Xavier
Re: CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
por Mayara Xavier - domingo, 17 nov 2019, 15:22
 
Olá, boa tarde! Obrigada pelas considerações e por compartilhar a sua experiência. Fico feliz em saber que gostou! 

Um abraço!