MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES – CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

 
MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES – CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
sexta, 8 nov 2019, 20:40

Autora:Alessandra Regina de Carvalho
Resumo:

O contexto atual educacional, envolvendo os processos de ensino e de aprendizagem, demonstra a importância dos multiletramentos e das multimodalidades para o desenvolvimento do indivíduo em processo de aprender. As práticas de letramentos de escrita e de leitura associadas aos meios midiáticos contribuem com esse processo, facilitando a aquisição de conhecimento. As multimodalidades contribuem, significativamente, com esse processo, principalmente por estender tais atributos a partir da semiótica. Dessa forma, a semiótica por se tratar do estudo dos signos, sempre apresentará elementos que de alguma forma trarão sentido para os indivíduos. Essas linguagens envolvem tanto aspectos verbais quanto não-verbais, em diferentes contextos, inclusive fazendo usos dos midiáticos.


LEIA Artigo Completo em PDF:Documento PDF MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES – CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM.pdf
Trilha Principal:Linguagem e Tecnologia
Trilha Opcional:Educação e Tecnologias
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição:UEM - Universidade Estadual de Maringá
Palavras-Chave:multiletramentos; multimodalidades; processo de aprendizagem.
Mesa (1):Elaine Teixeira da Silva
Mesa (2):Ederson Luís da Silveira
Mesa (3):Ana Cláudia Santos

Imagem de Elaine Teixeira da Silva
Re: MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES – CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
por Elaine Teixeira da Silva - sexta, 8 nov 2019, 21:09
 

O tema trazido pela autora traz a importância de um ensino voltado para a pedagogia do multiletramentos e com uma abordagem direcionada pela multimodalidade, sendo ambas recursos estimuladores no processo de ensino-aprendizagem.

Dessa forma, convido a todos para a discussão e sejam muito bem-vindos, autora e participantes!


Elaine Teixeira (Coordenadora de mesa)

Imagem de NATALIA ELIZA NOVAIS ALVES
Re: MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES – CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
por NATALIA ELIZA NOVAIS ALVES - quarta, 13 nov 2019, 17:45
 

Este trabalho traz uma reflexão bem pertinente acerca da multimodalidade e dos multiletramentos para o processo de aprendizagem. Bezemer e Kress defendem a ideia de que todo texto é multimodal, seja ele escrito ou falado. Os recursos semióticos utilizados de diferentes formas  e escolhas são utilizados no processo de representação e comunicação. Dessa forma, este trabalho traz uma reflexão da pertinência de se trabalhar em sala de aula em uma perspectiva que aborde tanto os multiletramentos quanto as multimodalidades. Parabéns pelo trabalho!

Imagem de MARINA JACOB
Re: MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES – CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
por MARINA JACOB - quinta, 14 nov 2019, 22:11
 
Percebo em minha prática docente que a tecnologia é mt importante, saber usar suas ferramentas principalmente para os objetivos  que se pretende: filmagem, edição de video, criação de blog, sites, etc. 
No entanto, em sua grande parte, alunos da rede pública de ensino, do Ensino Fundamental, quase sempre não têm a maturidade necessária para explorar os recursos tecnológicos a seu favor. Os professores, por outro lado, também não tem o devido preparo para tal prática.

Quando há aula com o computador, muitos alunos aproveitam para jogar, descumprem os combinados. Não leem textos até o final, apresentam dificuldade de interpretação e ortografia desde 4º ano. A tecnologia pode ser uma aliada para estas questões, mas como?
Imagem de Eliana Brochado
Re: MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES – CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
por Eliana Brochado - quarta, 13 nov 2019, 16:57
 

Boa tarde, Alessandra. Parabéns pelo artigo!

Vc discute os conceitos "multiletramentos" e "multimodalidades" em seu texto, apresentando as visões dos pesquisadores da área. No entanto, gostaria de saber se vc desenvolveu alguma atividade prática sobre o assunto.

Abraço!

Imagem de Angélica Tommasini
Re: MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES – CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
por Angélica Tommasini - quarta, 13 nov 2019, 20:33
 

Tema atual e pertinente!! Parabéns!!

Imagem de Maria Aparecida Viegas de Melo
Re: MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES – CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
por Maria Aparecida Viegas de Melo - quarta, 13 nov 2019, 20:45
 

Boa noite a todxs!

Na pós modernidade trabalhar com a multimodalidade e os multiletramentos tem contribuído muito no processo ensino/aprendizagem o que pode transformar a forma como nossos alunos aprendem e a tecnologia contribui muito pelo caráter inovador que ela tem.

Imagem de Gilvan Pereira da Silva Lima
Re: MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES – CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
por Gilvan Pereira da Silva Lima - quarta, 13 nov 2019, 23:02
 

Um tema muito importante que mais que teorizado precisa ser  de fato praticado

Imagem de Leonardo Rodrigo Soares
Re: MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES – CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
por Leonardo Rodrigo Soares - quinta, 14 nov 2019, 00:02
 

Alessandra, gostei muito do seu trabalho. Portanto, gostaria de fazer uma reflexão para trocarmos ideias sobre o tema...

Você iniciou o seu texto afirmando que os multiletramentos e as multimodalidades vêm contribuindo significativamente com o processo de aprendizagem. Consequentemente, eu acredito que é necessário pensarmos na necessidade do desenvolvimento de competências e habilidades. Quais competências e habilidades são essas?

Imagem de Kenya Morais
Re: MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES – CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
por Kenya Morais - sexta, 15 nov 2019, 07:28
 

Leonardo, interessante a sua colocação. Ao mencionar habilidades e competências eu logo pensei em letramento digital e no desenvolvimento da criticidade do aprendiz. O que você teria em mente?

Imagem de Ana Cláudia Santos
Re: MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES – CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
por Ana Cláudia Santos - quinta, 14 nov 2019, 00:09
 

O artigo conduz à reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem quando tratam os textos como a base para o fenômeno da multimodalidade, da inclusão de informações advindas de vários modos semióticos presentes na cultura humana; a necessidade de ressignificar informações, atribuir sentido global ao texto, considerando a configuração dos elementos modais e/ou multimodais utilizados na composição textual. Importante discussão sobre o papel da escola como mediadora das mais diversas situações interlocutivas.

Imagem de Kenya Morais
Re: MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES – CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
por Kenya Morais - sexta, 15 nov 2019, 07:26
 

Prezada autora,

estes tópicos por você abordados são de grande relevância no campo prático do ensino em sala de aula, mas principalmente para a formação inicial e continuada de professores. Faz-se necessária essa discussão para que se promova o entendimento sobre os conceitos e as distinções entre letramento e alfabetização em relação aos novos estudos sobre o letramento, os quais associam a construção de sentido à prática social. Estes estudos envolvem os multiletramentos, que compreendem os letramentos digital, crítico, visual, por exemplo e os estudos da multimodalidade. Assim, uma compreensão atualizada e embasada destas perspectivas pode promover a ressignificação das práticas do professor.


Imagem de Jaqueline Miranda
Re: MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES – CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
por Jaqueline Miranda - domingo, 17 nov 2019, 19:24
 

Alessandra, muito atual e importante o tema abordado nesse artigo. Trabalho com criança e minha pesquisa envolve o letramento crítico nas aulas de língua inglesa. Com o avanço tecnológico, a leitura do modo tradicional perdeu espaço para a leitura multimodal, uma vez que foi reconhecida a expressividade das imagens e dos sons. Essa nova forma de leitura facilita trabalhar o letramento crítico com crianças, permitindo que, gradualmente, elas se insiram neste mundo globalizado, através da construção de sua própria identidade social. Esse tema é muito rico! Parabéns pelo seu trabalho. Tem um livro da Ana Elisa Ribeiro chamado "Textos Multimodais - leitura e produção"! Não sei se conhece, mas acho que vale a pena a leitura. Acho que ele pode contribuir muito para a sua área de pesquisa.