Autoras: | Carolina Stefhany Guimarães de Assis,Clarete Aparecida Diniz Gomes,Elisângela Freitas da Silva,Ivanete Fátima de Azevedo,Marília Costa Machado |
Resumo: | A tecnologia faz parte do cotidiano de grande parte da sociedade e pensar no papel que ela exerce em nossas vidas é complexo, se por um lado o seu uso excessivo pode trazer prejuízos por outro pode ser uma forte aliada no desenvolvimento cognitivo. As crianças de hoje já nascem em um mundo de contexto digital, voltado às novas tecnologias onde elas exploram novo saberes. Uma geração onde o uso de recursos tecnológicos é mais frequente do que se possa imaginar, sabe-se que a criança é um ser ativo no seu próprio desenvolvimento de conhecimento, ou seja, tudo o que a criança assiste, brinca ou interage ela absorve para si. Utilizar-se dos métodos tecnológicos como ferramentas alternativas de ensino e formação do ser, pode se tornar uma forte aliada se tratando das infinitas possibilidades que a mesma oferece, com a utilização de determinados jogos em tablets ou computadores contribui para o aumento da percepção da criança em relação às cores e tamanhos, estimulando o desenvolvimento da memória e da sensibilidade, essa funcionalidade, de maneira lógica, e adquirindo flexibilidade de raciocínio. O presente artigo busca associar o uso de tecnologia como recurso pedagógico na educação infantil e como essa utilização pode contribuir para o desenvolvimento das crianças com a finalidade de demonstrar que a tecnologia associada à educação pode proporcionar aos educadores uma nova metodologia de ensino, visto que a tecnologia não substitui o professor, mas auxilia no ensino aprendizagem do aluno. Este estudo baseia-se em livro e artigos científicos, com o objetivo de mostrar como a tecnologia pode auxiliar a aprendizagem na educação infantil. |
LEIA Artigo Completo em PDF: | |
Trilha Principal: | Educação e Tecnologias |
Trilha Opcional: | |
Área do conhecimento (CNPq): | |
Instituição: | UEMG - Carangola |
Palavras-Chave: | educação infantil; ensino-aprendizagem; tecnologia |
Mesa (1): | Joserlene Lima Pinheiro |
Mesa (2): | Valeska Guimarães Rezende da Cunha |
Mesa (3): | Jeander Cristian da Silva |
Bom dia, autoras!
Parabéns pelo texto apresentado. Desejo, desde já, muito sucesso a vocês!!!
Para abrir nossa discussão neste fórum, gostaria de que vocês dessem exemplos de quais jogos pedagógicos o professor poderia estar utilizando na sala de aula para a inserção infantil das novas tecnologias.
Além disso, vamos discutir:
Como os pais podem controlar o que as crianças estão acessando online?
Que ações a escola poderia implantar a fim de contribuir, juntamente com os pais, nesse monitoramento?
Parabéns!
Atualmente fica claro que a tecnologia está presente em nossas vidas em diversos setores, é importante destacar o uso da tecnologia como recurso pedagógico na escola, embora ainda pouco usado por falta desse recurso ou mesmo por não saber usar, parte dos docentes.
Boa noite Jeander
Atualmente no mercado existem uma diversidade muito grande de jogos infantis para celulares, tablets e computadores, onde traz formas da criança brincar e ao mesmo tempo aprender...
Os pais podem controlar o que as crianças acessam utilizando gerenciadores de acesso parental já disponível nos navegadores web, e também os pais devem sempre estar próximos e podem olhar nos históricos de acessos, assim como a escola também pode utilizar esses recursos...
Abraço
Clarete Diniz
Diante do contexto social marcado pelo uso das tecnologias, que desde cedo, as crianças vem tendo contato com os dispositivos eletrônicos digitais, surge a necessidade de aplicar nas escolas uma metodologia voltadas para a inclusão digital dentro do âmbito escolar, uma vez que possibilita a criança usar conscientemente os aparatos tecnológicos e ao mesmo tempo, o professor pode incentivar e promover a aprendizagem com a utilização de jogos educativos, por exemplo, na qual os jogos educativos motiva as crianças, na qual as irão aprender brincando, tornando sua atividade escolar mais prazerosa.
Um problema bastante evidente, é a falta de recursos tecnológicos em muitas escolas públicas, que serviriam para promover a inclusão digital dentro do contexto escolar.
Saudações aos autores e demais participantes!
Temática e trabalho bem interessante! Parabéns pela sensibilidade! Gostaria de saber qual a opinião dos autores sobre duas questões. Qual é a principal finalidade de se usar a tecnologia como recurso pedagógico na Educação Infantil? Vocês identicaram os prós e contras dessa abordagem?
Parabéns pelo trabalho proposto.
Gostaria de saber se há alguma perspectiva em promover a aplicação do que foi apresentado.
Boa noite Marco Antônio
O uso das tecnologias na educação infantil se explica como utilização como forma de oferecer aos pequenos aprendizes uma forma de usar a tecnologia para aprender algo, levando em consideração que essa geração está com alguma aparelho tecnológico o tempo todo nas mãos. Nesse artigo não aprofundamos nos prós e contras dessa utilização.
Abraços
Clarete Diniz
Parabéns pelo trabalho !
Achei muito pertinente e enriquecedor o trabalho de vocês. Infelizmente, pensei na minha experiencia com a educação infantil relacionado ao uso das tecnologias digitais: Trabalhava em uma escola com poucos recursos tecnológicos e crianças com situações muito precárias. Dentro dessas condições, vcs teriam alguma sugestão para que eu possa trabalhar algum conteudo com esse segmento usando alguma tecnologia digital acessivel?
As tecnologias da informação e comunicação (TICs) inseridas nas metodologias de ensino e aprendizagem vem marcando a Educação atual.
São mudanças que devem ocorrer no sentido de buscar a descentralização do professor na sala de aula e incentivar o aluno a construir o conhecimento de forma coletiva e colaborativa, com atuação e mediação do professor.
Na Educação Infantil, o processo de ensino-aprendizagem incentivado por práticas lúdicas e tecnológicas faz com que as crianças aprendam brincando e com maior eficiência.
Parabéns pelo trabalho realizado!!! As tecnologias vem agregar ainda mais a prática pedagógica do docente dentro da educação infantil.
Muito relevante e atual a temática abordada no trabalho, Parabéns! Enquanto lia o trabalho várias indagações foram surgindo em minha mente, pois uma coisa é certa não é mais possível negar, nem fugir das tecnologias na educação, mesmo na educação infantil. O que percebo na rede municipal que trabalho, é principalmente, a falta de interesse dos professores em se qualificarem para saberem como e quando introduzirem as tecnologias nas suas práticas pedagógicas de forma simples e natural, porque as crianças utilizam as tecnologias em seu dia a dia e na escola não deveria ser pensado de forma diferente.
Aliado a essa qualificação dos professores, é evidente a importância da parceria -escola e família-. A família tem enorme responsabilidade sobre o que seus filhos estão assistindo e interagindo em casa, pois é visível através do comportamento que eles expressam em sala de aula. Por isso, o diálogo entre família e escola deve ser constante e verdadeiro.
Obrigada Daniela pela colocação.
Aproveito e agradeço aqui a participação de todos!
Abraços
Clarete Diniz