CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS

 
CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
sexta, 8 nov 2019, 22:02

Autora:Denise Alves Soares Veridiano
Resumo:

Neste artigo debruço-me sobre o material obtido em um curso de formação continuada de professores via WhatsApp com um olhar para as interferências do corretor ortográfico automático nos textos curtos presente nas interações entre participantes no ambiente do curso. Discorro um pouco acerca das possibilidades de ativação, configuração do recurso corretor e das situações de falhas mecanismo, aponto para a concepção de língua de Bagno (s.d). Por meio de exemplos, analiso e discuto algumas ocorrências de interferência do corretor automático. Concluo, portanto, que o contexto do WhatsApp de interação imediata e o teclado em um espaço pequeno de tela favorecem os erros de digitação e a desatenção para os destaques de equívocos apontados pelo corretor automático. No entanto, isso não prejudica a interpretação e compreensão das mensagens.


LEIA Artigo Completo em PDF:Documento PDF Corretor ortográfico automático o uso por professores de Português.pdf
Trilha Principal:Linguagem e Tecnologia
Trilha Opcional:Educação e Tecnologias
Área do conhecimento (CNPq):Linguística Aplicada
Instituição:PosLin UFMG
Palavras-Chave:Corretor automático; WhatsApp; formação de professores
Mesa (1):Raquel Madrigal Martínez
Mesa (2):
Mesa (3):
Elaine Teixeira
Rodrigo Vieira Rezende

Imagem de Elaine Teixeira da Silva
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Elaine Teixeira da Silva - sexta, 8 nov 2019, 20:49
 

A proposta aborda a questão do corretor ortográfico que ora ajuda na escrita, ora atrapalha o cotidiano de todos aqueles que fazem uso dele. 

Dessa forma, a autora aborda o uso do corretor em uma rede social digital em um curso voltado para professores, trazendo reflexões sobre o ele.

Sejam todos muito bem-vindos e aproveitem da discussão!


Elaine Teixeira (Coordenadora de mesa)

Imagem de Denise Veridiano
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Denise Veridiano - quarta, 13 nov 2019, 10:39
 

Obrigada pela acolhida, Elaine. Sua síntese do meu artigo está perfeita!

Estou disponível para as discussões.

Imagem de Eliana Brochado
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Eliana Brochado - sábado, 9 nov 2019, 10:15
 

Oi, Denise! Tudo bem?

Muito relevante, nos dias de hoje, pensarmos em recursos que tanto utilizamos, como os corretores automáticos.

Vc descreve o trabalho desenvolvido com professores de português. Vc já pensou em ter os alunos como sujeitos de pesquisa?

Ressalto que também não acredito que o corretor seja um vilão, mas assumo que em algumas situações, além de colocar o asterisco e a palavra que desejava, escrevo "maldito corretor!!!". rsrsrs

Um abraço!

Imagem de Denise Veridiano
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Denise Veridiano - quarta, 13 nov 2019, 08:19
 

Oi, Eliana, o corretor nos irrita algumas vezes.

Em minha pesquisa de mestrado  e agora no doutorado estou trabalhando com Formação de professores, por isso são os sujeitos de pesquisa. Mas sua proposta é uma ótima ideia.

Obrigada! 

Imagem de Rodrigo Vieira Rezende
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Rodrigo Vieira Rezende - domingo, 10 nov 2019, 20:09
 

Artigo muito relevante que traz à mesa o debate sobre os corretores ortográficos. Certamente trata-se de tema polêmico. Se um dia for feita uma pesquisa informal com professores sobre o uso de corretores, imagino que muitos o “condenariam”. Particularmente, tenho mais dúvidas do que certezas, entre elas: A aversão aos corretores não seriam parte de uma fobia social contra tecnologias digitais e de apego às velhas tradições? Será que podemos afirmar que há um conflito entre norma culta e coloquial? Penso que a fluidez da comunicação estaria garantida a partir do momento em que todos possuam consciência de qual gênero textual está sendo utilizado, ou seja, sabendo que se trata de comunicação via aplicativo instantâneo, que comporta abreviações, não há de falar em conflito. Conforme o trabalho mostrou, as pessoas conhecem a dinâmica desta comunicação, tanto que perante alguns “erros”, estes são ignorados pelos demais. Parabéns pelo trabalho. 


Rodrigo (Coordenador de Mesa)



Imagem de Denise Veridiano
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Denise Veridiano - quarta, 13 nov 2019, 08:30
 

Que comentário riquíssimo, Rodrigo! Concordo que é notório essa 'birra' dos professores com o Corretor. Penso que algo similar ocorria há uns 20 anos com o uso de dicionário. Mas, como linguísta, entendo que o conflito reside em qual língua se ensina na escola, na concepção de língua como objeto estático, etc.

Imagem de Jeander Cristian da Silva
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Jeander Cristian da Silva - segunda, 11 nov 2019, 13:54
 
Achei válida as causas que você apresenta para os erros de digitação - o what's app é um recurso de interação imediata, o teclado se encontra em um espaço pequeno da tela. Fiquei pensando, à medida que digitamos o teclado forma um banco de dados com padrões de digitação, se configurarmos bem esse banco de informações, esses erros de digitação não seriam amenizados? 
Imagem de Denise Veridiano
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Denise Veridiano - quarta, 13 nov 2019, 08:35
 
Sim, Jeander. A questão é que muitas vezes são erros de digitação puramente e não 'culpa' do corretor. Compreendo que professor de português, por si, já é cobrado por falar e escrever canonicamente. Além disso, em um ambiente de somente professores essa exigência aumenta, então é preferível culpar o corretor do que assumir que houve um equívoco, concorda?!
Imagem de NATALIA ELIZA NOVAIS ALVES
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por NATALIA ELIZA NOVAIS ALVES - terça, 12 nov 2019, 19:10
 

Olá Denise,

Que análise super interessante. Com certeza o corretor já causou vários problemas entre casais e nos grupos de família. Eu mesma já passei por diversas situações embaraçosas por causa do corretor do whatsapp. O seu trabalho investiga o erro de professores de Língua Portuguesa, fico imaginando uma pesquisa entre os alunos. Já pensou um corpus de um grupo de adolescentes? Acho que seria uma pesquisa muito interessante. Parabéns pelo trabalho!

Imagem de Denise Veridiano
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Denise Veridiano - quarta, 13 nov 2019, 09:03
 

Ei, Natália! Boa sugestão de corpus. Seria interessante mesmo.

Obrigada pela leitura.

Imagem de Patrícia Aparecida Romeiro Campos Cancela
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Patrícia Aparecida Romeiro Campos Cancela - terça, 12 nov 2019, 23:37
 

Boa noite, prezada autora e caros colegas!

Neste mundo tecnológico e conectado onde as pessoas se comunicam de forma mediada por aplicativos, entendo que é necessário estar atento quanto a interação correta, observando sempre os possíveis equívocos que podem ser causados pelos corretores ortográficos. Enfim, quem nunca passou por uma situação assim, que atire a primeira pedra (risos)! Parabéns pelo trabalho!

Imagem de Denise Veridiano
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Denise Veridiano - quarta, 13 nov 2019, 09:07
 

Obrigada, Patrícia! Pois é, penso que o filtro de atenção aumenta proporcionalmente à formalidade da interação.

Imagem de Thais Cerqueira Faria
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Thais Cerqueira Faria - quarta, 13 nov 2019, 07:36
 

Parabéns pelo trabalho! 


Eu sempre tive problemas com esses corretores automáticos... rsrsrs

Eu queria escrever determinada palavra e ele corrigia e colocava outra. Nunca gostei.

Imagem de Denise Veridiano
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Denise Veridiano - quarta, 13 nov 2019, 09:09
 

Obrigada, Thais! 

Imagem de Gilvan Pereira da Silva Lima
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Gilvan Pereira da Silva Lima - quarta, 13 nov 2019, 23:17
 

Embora ainda suscite bastante polêmica e discussão, os corretores ortográficos automáticos quando utilizados consoante a finalidade para qual foram criados, tendem facilitar mas nao acomodar os alunos no cuidado com a escrita.

Imagem de Gustavo Rocha
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Gustavo Rocha - sexta, 15 nov 2019, 13:54
 

Olá, Denise

achei a discussão incitada pelo seu artigo muito pertinente para nós, professores de língua. Nossos alunos digitam o tempo todo. Por que não transformar, então, em uma ferramenta pedagógica de aprimoramento na escrita de língua materna?

Imagem de Sônia Ferreira
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Sônia Ferreira - domingo, 17 nov 2019, 13:50
 

Parabéns, tema interessante.


Já tive problema com o corretor do meu celular, tentei escrever uma palavra e corretor colocava outra.  Isso pode ser bom, mas pode atrapalhar também. Com todas essas tecnologias estamos a cada dia mais acomodados e procurando facilidade em tudo.

Imagem de Ana Sara Castaman
Re: CORRETOR ORTOGRÁFICO AUTOMÁTICO: O USO POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS
por Ana Sara Castaman - domingo, 17 nov 2019, 22:33
 

Parabéns pelas reflexões empreendidas!!

O corretor ortográfico auxilia em nossas escritas. No entanto, não podemos ficar dependente dessa ferramenta, já que ainda não há confiabilidade total. Além disso, a leitura e a escrita são ações necessárias para desenvolvermos o processo de ensino e aprendizagem. Quando ficamos dependente de uma ferramenta, podemos vir a "emburrecer".