LINUX: O SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO E O SEU CONCEITO DE SEGURANÇA

 
LINUX: O SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO E O SEU CONCEITO DE SEGURANÇA
sexta, 8 nov 2019, 20:42

Autores:Lucas Borcard Cancela; Adriano Simioni Alvim; Flávio Aparecido de Almeida; Luciano Dias de Sousa; Patrícia Aparecida Romeiro Campos Cancela
Resumo:

O Software Livre (SL) tem crescido de forma acentuada nos últimos anos e são vários os motivos para que isto esteja acontecendo. Diversos dispositivos que utilizamos no cotidiano utilizam o SL sem mesmo que nós saibamos disto. É bem provável que, quando se fala em Software Livre, vem logo à mente a figura de um pinguim, representando o sistema operacional (SO) Linux. Desenvolvido pelo programador Linus Torvalds, o Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, na Finlândia, o sistema operacional Linux possui inúmeras vantagens, entre elas, a vantagem de ser de código aberto, possibilitando ao usuário o direito de estudar, modificar e distribuir o software para qualquer finalidade, de acordo com os termos da licença. Cada vez mais utilizado quando se pensa em segurança, o Linux conta com grande número de entusiastas, programadores voluntários e empresas colaboradoras. Destaca-se também sua utilização por usuários avançados, hackers e a aplicação deste SO em servidores. Neste artigo, com o apoio de uma metodologia de revisão bibliográfica, objetiva-se apresentar as características peculiares do sistema operacional Linux, seu histórico de criação e os aspectos de segurança existentes neste sistema.

LEIA Artigo Completo em PDF:Documento PDF LINUX O SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO E O SEU CONCEITO DE SEGURANÇA.pdf
Trilha Principal:Divulgação de Software Livre
Trilha Opcional:Educação e Tecnologias
Área do conhecimento (CNPq):Ciência da Computação;Software Livre; Sistemas de Computação..
Instituição:Universidade do Estado de Minas Gerais
Palavras-Chave:Software Livre; Linux; Código aberto; Segurança.
Mesa (1):Angel Pena Galvão
Mesa (2):Wellyelton Gualberto de Brito Rodrigues

Imagem de Elaine Teixeira da Silva
Re: LINUX: O SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO E O SEU CONCEITO DE SEGURANÇA
por Elaine Teixeira da Silva - terça, 12 nov 2019, 22:34
 

Autores, os parabenizo pela excelente explicação sobre o sistema operacional e sua funcionalidade para a Cultura Livre.

Elaine Teixeira

Imagem de Patrícia Aparecida Romeiro Campos Cancela
Re: LINUX: O SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO E O SEU CONCEITO DE SEGURANÇA
por Patrícia Aparecida Romeiro Campos Cancela - terça, 12 nov 2019, 23:28
 

Boa noite, Elaine!

O Linux tem ganhado cada vez mais notoriedade e espaço nas máquinas pessoais e/ou empresariais pois, além de se apresentar como uma solução de baixo custo, a plataforma se diferencia por ser uma solução estável e segura, contando com uma grande comunidade de desenvolvedores que trabalham para torná-la ainda mais confiável. Agradeço seu elogio!

Imagem de NATALIA ELIZA NOVAIS ALVES
Re: LINUX: O SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO E O SEU CONCEITO DE SEGURANÇA
por NATALIA ELIZA NOVAIS ALVES - quarta, 13 nov 2019, 08:51
 

Prezados autores,

Vocês trazem uma reflexão extremamente pertinente. Já visitei várias escolas que estavam com os computadores parados pelo fato dos professores não saberem utilizar o LInux. Acredito que há uma grande barreira e principalmente várias crenças e preconceitos em relação ao Linux. Mudanças demandam atitudes. Acredito que só venceremos essas barreiras a partir do momento em que colocarmos em prática as ferramentas do sistema. Parabéns pelo trabalho!

Imagem de Vítor Rufino da Silva Deboçãn
Re: LINUX: O SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO E O SEU CONCEITO DE SEGURANÇA
por Vítor Rufino da Silva Deboçãn - quarta, 13 nov 2019, 09:30
 

Visto que a segurança de dados pessoais e dados em geral é muito importante e que o Linux oferece essa proteção de forma mais eficaz, além de outras vantagens, por que a maioria dos usuários ainda optam por outros sistemas operacionais?

Parabenizo os autores pelo excelente trabalho!

Imagem de Gabriel Gerber Hornink
Re: LINUX: O SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO E O SEU CONCEITO DE SEGURANÇA
por Gabriel Gerber Hornink - quarta, 13 nov 2019, 16:04
 

Ola pessoal,

Realmente, quando pensamos em segurança, os SO linux são show, mas ainda há um certo receio pelos usuários comuns para seu uso.

Por dessa resistência? (na opinião de vocês)

O que fazer para aumentar o uso pela comunidade?

Att. Gabriel

Imagem de Lillian Bernardes
Re: LINUX: O SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO E O SEU CONCEITO DE SEGURANÇA
por Lillian Bernardes - sábado, 16 nov 2019, 13:29
 

Boa Tarde a todos, 


O sistema operacional sempre foi receio para muitos, ouco muitos pensamentos negativos, mas esses achares sao porque conhecem? ou aderiram as opinioes publicas?

Ha preferencias, assim como por uma marca de roupa, sapato, etc. usuarios acham que a interface gráfica nao é atrativa, arquivos de textos, os comandos executáveis sao simples demais, porem as funcionalidades sao as mesmas em relacao ao objetivo do sistema windows, basta adaptacao.

Um perfume nao tem a mesma fragancia, existem varias, basta experimentar, assim sao os progrmas dos sistemas operacionais.

como nossa colega  NATALIA ELIZA NOVAIS ALVES expor nesse forum, muitas escolas tem esse sistema operacional linux e nao usam por falta de conhecimento, e sabemos que a renovacao pra o sistema windows é bem longa. 

Bom assunto pra debate, os pontos de vista podem mudar a respeito de se permitir a conhecer.

Imagem de José Emanuel Machado
Re: LINUX: O SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO E O SEU CONCEITO DE SEGURANÇA
por José Emanuel Machado - domingo, 17 nov 2019, 21:48
 

Caros autores,

Parabéns pela produção e a publicação nesse evento de grande importância para a sociedade.

O Software Livre contribui para o desenvolvimentos de softwares, uma vez que sua filosofia permite a colaboração em lugares remotos, permitindo a interação com desenvolvedores, analistas, cientistas, psicólogos e outros profissionais envolvidos das diversas áreas interdisciplinares para a produção e melhorias de softwares de código fonte aberto. Essa filosofia tem permitido o acesso democrático a um sistema completo, já que estudantes, profissionais e outros usuários com conhecimentos técnicos de desenvolvimento de software podem realizar pesquisas científicas e estudos para aperfeiçoamento , criação e propor melhorias de segurança aos softwares de código fonte disponível na rede. 

Em se tratando do Linux, é interessante o quanto são muitas as distribuições disponíveis atualmente, desde variantes voltadas a gamers até softwares de simulação avançada computacionais. Todas essas contribuições de grandes comunidades de desenvolvedores e profissionais relacionados ao desenvolvimento criativo e interativo homem-máquina, percebe-se o grande impacto que o sistema tem proporcionado no mundo, em organizações de grande porte até em escolas de pequeno, médio e grande porte. 

Atenciosamente,

José Emanuel