Educação no século XXI: qual o papel das tecnologias digitais na escola? - CARLOS ALEXANDRE OLIVEIRA - NEPCED/UFMG

Carlos Alexandre Oliveira – (NEPCED/UFMG)

 

Educação no século XXI: qual o papel das tecnologias digitais na escola?

 


Para participar desta conferência em chat escrito, dia 12/11 às 20h00 acesse nossa sala de conferências. 

 


Posteriormente, disponibilizaremos o log da conferência em PDF logo abaixo das informações sobre a convidada.

 

Resumo: Estamos vivendo em uma sociedade marcada por diversas transformações advindas da era digital, e que passaram a ganhar destaque, na medida em que diferentes grupos antes excluídos agora se encontram contemplados por políticas públicas de educação. Diante disso, a escola tem enfrentado o desafio de tornar as aulas mais interessantes, criativas, engajadas,

autorais, colaborativas, cooperativas e empreendedoras. Tudo isso, para ensinar uma geração advinda da cultura digital de seu tempo, cuja velocidade das informações ultrapassa as necessidades desse público que está conectado a todo instante em diversos dispositivos digitais. Desse modo, esta conferência tem o objetivo de refletir e discutir sobre o processo de ensino e aprendizagem no século XXI, as tecnologias digitais como uma das possibilidades para aprender e ensinar e suas implicações pedagógicas nas práticas docentes. Entretanto, o que iremos propor nesta sessão não tem a intenção de solucionar os problemas que a educação já vem enfrentando há tempos, mas podem contribuir para que o uso das tecnologias digitais em sala de aula não seja visto apenas como encantamento, sem que tenha propósito e utilidade para a produção de conhecimento dentro e fora da escola.


Minicurrículo:  Carlos Alexandre Oliveira é graduado em Letras - Licenciatura Plena - com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pelo Centro de Ensino Superior de Santa Luzia - CESSAL / MG. Especialista em Língua Portuguesa: Ensino de Leitura e Produção de Textos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - PósLin / FALE / UFMG. Especialista em Mídias na Educação pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto - CEAD / UFOP-MG / UAB. Mestre em Educação e Docência/MP pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - PROMESTRE / FaE/UFMG. Pesquisador das áreas de Linguística Aplicada (Linguagem & Tecnologia), Educação (Educação Tecnológica & Sociedade) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como recurso pedagógico, no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita da/na cultura digital (FALE / FaE / UFMG). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED / CEALE / FaE/UFMG). Foi docente de educação básica, de níveis fundamental e médio, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, no período de 2000 a 2011, e Coordenador / Professor Orientador de Aprendizagem do Programa de Educação Profissional para a Educação de Jovens e Adultos (PEP EJA), integrado ao ensino médio (SRE-C / SEE-MG), no período de 2009 a 2010. Atualmente, é Docente Colaborador da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE / UFMG) e Docente Colaborador da Universidade Aberta do Brasil (UAB / UFMG). Tem experiência em Consultoria Pedagógica (Linguagem & Tecnologia / Educação & Tecnologia), Coordenação e Orientação de Grupos de Trabalho Docente de Língua Portuguesa com plano de atuação das TDIC em sala de aula, Educação a Distância (EAD), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Recursos Educacionais Digitais (Tecnologias Emergentes) voltados ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, e na área de Letras com ênfase em Linguística Aplicada e Ensino de Língua Portuguesa, com atuação nos seguintes temas: gêneros discursivos/textuais, gêneros digitais, discurso, saber e o fazer docente, metodologia e prática de ensino de Língua Portuguesa, formação inicial e continuada de professores de educação básica para uso das TDIC em sala de aula, letramento(s), letramento digital, multiletramentos, multimodalidade, inclusão digital na escola (e o uso das TDIC na educação), leitura e escrita. Contato: calexandre.ro@gmail.com.


(Ainda não há nenhum tópico de discussão neste fórum)