A importância da inovação no ensino e aprendizagem de alunos bilíngues - MARIANA FURST - UCSB


Mariana Furst (University of California in Santa Barbara)


A importância da inovação no ensino e aprendizagem de alunos bilíngues


Para participar desta conferência em chat escrito, dia 13/11 às 20h00 acesse nossa sala de conferências. 



Posteriormente, disponibilizaremos o log da conferência em PDF logo abaixo das informações sobre a convidada.


Resumo: As novas tecnologias digitais abriram novas vias de informação e comunicação, proporcionando emergentes transformações comportamentais, especialmente na nova geração. A sociedade atual exige mais agilidade e, em decorrência disso, vive-se hoje uma revalorização da linguagem oral, o que é facilitado pelas novas tecnologias. Nesse cenário, a exploração da modalidade oral nas salas de aula vem sendo entendida como uma atividade essencial ao desenvolvimento do aluno. Pensando em todo esse contexto apresentaremos uma pesquisa etnográfica desenvolvida em sala de aula de escola pública no condado de Santa Barbara, Califórnia, Estados Unidos. A pesquisa em questão iniciou no dia 1º de março de 2016 e se estendeu até o dia 30 de junho de 2018 e teve como participantes alunos bilingues do último ano letivo do Ensino Médio.

Minicurrículo: Mariana Furst é Visiting Scholar na University of California, Santa Barbara - UCSB, Pós-Doutora em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais; Doutora em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestre em Linguística dos Gêneros e Tipos Textuais pela UFMG; e graduada em Letras, Português pela UFMG. Pesquisadora do Grupo de Estudos da Oralidade e da Escrita (GEOE) da Faculdade de Letras da UFMG, certificado pelo CNPq, desde 2004. Atuou como professora das disciplinas Português Para Estrangeiros e Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa, na Faculdade de Letras da UFMG, de agosto de 2008 a fevereiro de 2014 e como coordenadora de tutores e monitores da mesma disciplina durante o ano de 2013. Na graduação atuou como professora de Língua Portuguesa, Comunicação Empresarial e Metodologia Científica. Seu principal interesse é em produção de textos orais e escritos.



(Ainda não há nenhum tópico de discussão neste fórum)