Publicando um livro com alguma facilidade - VALDEMIR MIOTELLO - PEDRO & JOÃO EDITORES

Publicando um livro com alguma facilidade - VALDEMIR MIOTELLO - PEDRO & JOÃO EDITORES
sábado, 9 nov 2019, 18:48

Valdemir Miotello (Pedro & João Editores)

Publicando um livro com alguma facilidade

Ouça o podcast que o fundador da Pedro & João Editores preparou especialmente para os congressistas do XIII CILTec:

Quer entrar na conversa? Envie comentários no fórum abaixo clicando em RESPONDER.

Resumo: A fim de incentivar mais pessoas a publicarem seus trabalhos de maneira fácil e rápida, a questão da edição de livros será tratada em duas frentes: a publicação em formato Ebook; e a publicação em formato impresso. 

Minicurrículo: Valdemir Miotello é fundador da Pedro & João Editores, possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição [Seminário Maior de Viamão] (1974), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É Professor Associado IV (aposentado) da Universidade Federal de São Carlos, lotado no Departamento de Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Estudos Bakhtinianos, atuando principalmente no seguinte estudo: Estudos bakhtinianos. É líder do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso - GEGe/UFSCar.

Imagem de Carlos Henrique Silva de Castro
Re: Publicando um livro com alguma facilidade - VALDEMAR MIOTELLO - PEDRO & JOÃO EDITORES
por Carlos Henrique Silva de Castro - sábado, 9 nov 2019, 14:29

Caro Miotello,

obrigado pela oportunidade de falar, de levar a minha voz a mais leitores, para além das minhas salas de aula. Obrigado por ajudar na liberdade da minha palavra. Publiquei com vocês há pouco, lançamento aqui no XIII CILTec também, e atesto que a proposta colaborativa da Pedro & João Editores, com uma comissão editorial competente e renomada, realmente facilita o trabalho de edição do livro, inclusive na questão do preço. Chamo atenção para a facilidade em se publicar ebooks a baixo custo e gratuitos para o público, circulando a partir de uma editora e, repetindo, com um corpo editorial que vale muito a pena. A qualidade do papel e da impressão do livro também é ótima. 

Recomento a publicação e a leitura: <http://www.pedroejoaoeditores.com.br/e-books1>.

Imagem de Valdemir Miotello
Re: Publicando um livro com alguma facilidade - VALDEMAR MIOTELLO - PEDRO & JOÃO EDITORES
por Valdemir Miotello - sexta, 15 nov 2019, 16:34

Caro Carlos, muito obrigado pelo que disseste. E obrigado pelas qualidades que destacaste na editora. Sabes que estamos ao dispor sempre.

Imagem de Eliane Milanez Silva
por Eliane Milanez Silva - segunda, 11 nov 2019, 11:20

Muito interessante essa reflexão do autor do áudio que ele fala que num livro sobre é empregado diferentes pensamentos, e reflexões, e linguagem acerca de um determinado eventos a ser abordados num livro, onde as pessoas fazem uma interpretação própria e ao mesmo tempo uma interpretação geral, onde todos as pessoas tiveram também a mesma concepção acerca do que está lendo. 

Para fazer um livro, o autor mostra seu ponto de vista único acerca de um determinado tema, na qual essa informação irá difundir o conhecimento para várias pessoas que tiverem contatos( ler um livro) com um determinado livro de seu interesse.

Acredito que ficou mais fácil a publicação por meio de ebook, visto que os custos são menos e  ao mesmo tempo, que facilitar a divulgação, uma vez que, possibilidade que pessoas de diferentes lugares do país obtenha o livro. Vale ressaltar que um ebook tem praticidade, posto que,você pode ler um livro por intermédio de seu dispositivo móveis, celular ou tablet, por exemplo, que facilitar bastantes.

Re: Publicando um livro com alguma facilidade - VALDEMIR MIOTELLO - PEDRO & JOÃO EDITORES
por Valdemir Miotello - sexta, 15 nov 2019, 16:37

Eliane, obrigado por sua réplica. É isso mesmo. Pra cada palavra outra, precisamos apor uma palavra minha. Falar é preciso! Enunciar o diferente é preciso!

Olá! Sou a acris do Texto Livre!
Re: Publicando um livro com alguma facilidade - VALDEMIR MIOTELLO - PEDRO & JOÃO EDITORES
por Ana Cristina Fricke Matte - segunda, 11 nov 2019, 11:32

Miotello,

quando você me escreveu e-mail pela primeira vez, no meio de uma conversa minha com o Pedro sobre a publicação do primeiro livro da coleção Texto Livre Pensemeando o Mundo, eu jurava que você era um menino, uns 18 anos... :) Ainda bem que eu não acho que devemos tratar jovens e crianças com menos respeito, senão estaria aqui pedindo desculpas por tratar o pai do Pedro e do João de tal forma :D

Escolhemos a Pedro & João Editores porque foi a primeira editora, em 5 anos de tentativas, que aceitou sem nenhuma condição nem questionamento (as outras, aliás, simplesmente não aceitaram) publicar os livros da coleção em Creative Commons. E depois ainda aceitaram de novo super de boa que usássemos software livre na editoração e que nós mesmos a fizéssemos, praticamente cuidando do livro do nosso jeito.

Tudo isso me mostrou que a Pedro & João respeita de fato o autor e mesmo a autoria: enquanto as outras nos obrigam a assinar contratos abrindo mão dos nossos direitos, vocês dizem que os direitos são sempre do autor.

Mas agora, ouvindo você, devo acrescentar a essa fórmula o tratamento humano e respeitoso, tanto pela pessoa quanto pela diversidade de, como você diz, vozes, no texto e fora dele, no texto e entre textos :)

Estar no mercado editorial assim engrandece sua editora, uma editora pela Ciência Aberta e pela Educação Aberta.

Parabéns!

beijos,

Ana

por Valdemir Miotello - sexta, 15 nov 2019, 16:40

Ana, olá! Não deu mais pra esconder minha face no rosto de um mocinho de 18 anos. Agora é visivel que tenho já quase 70 anos. Mas a alma ainda é de 18 ou um pouco mais... e a vontade de dizer minha palavra, e também de garantir que outros digam suas palavras outras é sem limites. Obrigado por suas palavras. Nosso trabalho nos traz e proporciona relações e contatos muito promissores. Você é uma dessas pessoas que nos desafia e nos faz melhores. Obrigado! Podemos ir mais longe!!!

Imagem de Pedro Borges Pimenta Júnior
por Pedro Borges Pimenta Júnior - terça, 12 nov 2019, 23:38

É importante quando um evento como esse lança luz, ao mesmo tempo, sobre as possibilidades da tecnologia e sobre o livro, uma tecnologia velha-nova. 
Embora a edição utilize um software e se possa publicar o livro em formato e-book, alegra-me ouvir o conferencista dizer coisas como: a palavra precisa ser dita, tem que circular; palavra é livre, ninguém a domina; a palavra possui muitos pontos de vistas, cabem muitas pessoas dentro dela. 

Parabéns ao conferencista pelas reflexões enriquecedoras. 
por Valdemir Miotello - sexta, 15 nov 2019, 16:45

Pedro Borges, olá! Obrigado pelo que dizes. E lembre-se que o livro sempre será atual, utilizando-se da tecnologia disponível pra poder ir mais longe, alcançar mais pessoas, buscar mais leitores... Vale o que está sendo dito. Vale a palavra dita!!! Vale o projeto de dizer. Sempre a palavra vai lutar pela sua liberdade. Termos que defender sempre mais o direito de a palavra ser dita, de ela se manter livre... Normalmente ouvimos sobre a liberdade de expressão. Temos que lutar muito mais pela liberdade da palavra, pra que ela esteja disponível a cada um que precise enunciar seu ponto de vista, seu olhar sobre os eventos e o mundo... Obrigado!

Imagem de Daniel Rodrigues Paes Landim
por Daniel Rodrigues Paes Landim - quarta, 13 nov 2019, 14:19

É muito bom saber que a Editora abre espaço para que os autores possam publicar suas obras. Espero futuramente publicar alguma obra com vocês.

por Valdemir Miotello - sexta, 15 nov 2019, 16:46

Daniel, olá! As portas estão abertas. Parcerias são sempre bem-vindas... que tenhamos seu livro publicizado um dia desses. E que honra, se for conosco...

Imagem de MARINA JACOB
por MARINA JACOB - quinta, 14 nov 2019, 22:34

VALDEMIR,

sua editora também edita livro infantil? Que interessante! Lancei um livro infantil em outubro, 

tomara que venham outros..

por Valdemir Miotello - sexta, 15 nov 2019, 16:48

Marina, oiê! Temos publicado alguns poucos livros infantis. Mas sempre com muita alegria. São livros cheios de cor, com uso de signos diversos, explorando muito os desenhos, os contrastes, tamanho de páginas diferentes... Sentimos sempre muita alegria quando damos conta de publicar livros infantis bem feitos. Queremos mais!!!