Tecnologia(s), letramento e cultura: o impacto das tradições tecnológicas na cultura escolar do Brasil (De) Colonial - ÉRIKA AMÂNCIO CAETANO - UFMG

Érika Amâncio Caetano – (UFMG)


TECNOLOGIA (S), LETRAMENTO E CULTURA: O Impacto das Tradições Tecnológicas na Cultura Escolar do Brasil (De) Colonial



Para participar desta conferência em chat escrito, dia 11/11 às 18h00 acesse nossa sala de conferências.




Posteriormente, disponibilizaremos o log da conferência em PDF logo abaixo das informações sobre a convidada.


Resumo: Esta apresentação tem como objetivo criar um espaço para reflexões envolvendo a relação entre as tradições tecnológicas e as práticas de letramento que contemplem as demandas emergentes do modus operandi da cultura escolar. Para tal, será apresentada, inicialmente uma breve conceituação do termo letramento, juntamente à noção de novos letramentos associada à dimensão social desse conjunto de práticas. Os conceitos de tecnologia, cultura e cultura escolar também são trazidos à discussão, buscando-se contextualizar o atual embate entre a influência de nosso legado colonial, pautado na cultura fossilizada do professor advinda do processo colonizatório, e as novas demandas no cenário educacional da atualidade, baseadas nas tradições tecnológicas contemporâneas. Espera-se que essa problematização possa fomentar uma conscientização dos professores, atuantes ou em formação, acerca da importância de ressignificar sua prática pedagógica, a fim de reaproximar aluno e escola de forma relevante e socialmente situada.

Palavras-chave: tecnologia – cultura escolar – letramento – legado colonial.


Minicurrículo:  Érika Amâncio Caetano possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), especialização em ensino de língua inglesa (2007) e é mestre, doutora e pós-doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2014/2017). Atualmente trabalha como professora de Língua Inglesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalhou no curso de Letras da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Trabalhou como professora no curso de Letras do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), tendo atuado também na rede básica de ensino no Colégio São Paulo (ensino médio - EM), no SEB (ensino fundamental II - EF II - e EM) e no Colégio Bernoulli (EF II e EM). Trabalhou como professora substituta de língua inglesa na Faculdade de Letras da UFMG (2016). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento crítico, ensino de língua inglesa, formação de professores de inglês e linguística aplicada. Trabalhou no Ingrede, curso de inglês instrumental oferecido pela FALE/UFMG (2012-14) e no curso de especialização em ensino de inglês (CEI) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2016 - 2018).


(Ainda não há nenhum tópico de discussão neste fórum)