UEADSL ainda não acabou - Dados de 11 a 14/11/2019

Entramos no quarto dia do nosso Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre, muito felizes e gratos a todos os participantes, autores, comissão e coordenação, aos quais mediados por muito trabalho nos bastidores, nos permitiram acompanhar enriquecedores debates e muitas vozes pelas salas de apresentações.

De acordo com o prefácio do Livro Diários de Pesquisa na Cibercultura escrito pelo doutorando Leonardo Rangel, “Conecta-se no quarto, no sofá, mas, também, no ônibus, nas ruas, nas caminhadas etc. Não há mais rigidez fixa entre dentro e fora”. Pensando nessas enormes possibilidades em que as transformações tecnológicas ressignificaram os movimentos de comunicação da sociedade, o UEADSL se posiciona como um elemento mediador da CIÊNCIA ABERTA e com gratuidade no acesso.

Mesmo quando estamos conectados ao digital, os nossos corpos estão em completo movimento cibercultural, até porque não presenciamos mais a metáfora do ser humano sentado, quase imóvel, ligado ao seu computador. As ambiências criadas em cada fórum, espaços de dialogo e até mesmo na troca de mensagens e visualizações promovem juntos a pluralização dos usos possíveis de qualquer espaço, seja virtual ou presencial.

No dia 11 de novembro contávamos com 505 visualizações de visitantes a nossa plataforma e 1.187 de participantes inscritos no evento. No mesmo dia tínhamos computado 1.491 visualizações por parte dos inscritos. As visualizações se apresentam nas estatísticas como os acessos, leituras, observações, ou seja, o movimento das pessoas no evento.

Nessa hora nossos corredores estão cheios e a fila para o café está sem limites para a descontração e aquela boa conversa entre colegas. Em um evento científico, uma das melhores descontrações é conhecer pessoas de culturas diferentes e geograficamente distantes de você, então aproveita esse momento.

Terminou o momento do cafezinho e todos estão se direcionando para as salas de interesse. Neste momento nossos autores estão lhe esperando e após as primeiras apresentações temos o seguinte quadro estatístico: no dia 11 de novembro nossos dados apresentavam um total de 483 posts distribuídos pelos palcos, subindo para 561 no dia 13 de novembro. Percebeu agora como temos muitas pessoas interessadas em entender as temáticas que estão protagonizando os palcos do nosso evento.

Aproveitando, vamos falar dos dados expressos pelas atividades desenvolvidas em nossos Palcos. O anfiteatro é o local onde a graduação e pós acontecem no UEADSL. Até o dia 14 de novembro contávamos com mais de 1055 visualizações e 101 posts. A Roda de Conversas entre Educadores é o espaço desse evento destinado a aproximar educadores do Brasil e do Exterior, e até o presente momento temos 3341 visualizações com mais de 398 posts. A feira dos saberes apresenta ao público os trabalhos do EJA, do Ensino Fundamental e Médio, e neste ano registramos até hoje 2049 visualizações e 155 posts, enquanto no teatro conectamos todas as conferências que são apresentadas neste evento.

No dia 15 de novembro estaremos encerrando o evento, porém todas as salas permanecerão abertas para a interação dos inscritos e visitantes até o dia 17 de novembro, então, preste bastante atenção, se você perdeu algum momento, essa é a hora para voltar naquele palco, ler aquele artigo, votar nas menções honrosas e aproveitar até o último momento.

adrielhernandez-tuxcoffee.png

Faça parte desse ciberespaço! Um passinho à frente, por favor, senão acaba o tempo do cafezinho e eu não quero perder o último dia de congresso ...


Texto: Fábio dos Santos Coradini 

» Jornal e Observatório do Texto Livre