Frase-Síntese

As frases-síntese no UEADSL são solicitadas aos professores com turmas no evento. Para cada trabalho aprovado deve ser redigida uma frase-síntese, que vai compor o Editorial dos Anais.

Um editorial, conforme <https://www.dicio.com.br/editorial/>, é "Artigo de fundo, geralmente escrito pelo redator-chefe do jornal, e que expressa a opinião dos seus diretores ou proprietários."

Essa definição, no entanto, não se aplica diretamente aos editoriais de revistas científicas e Anais de evento.

Os periódicos científicos possuem editoriais que, escritos por algum membro da comissão editorial do periódico, descrevem o conteúdo do número em questão, focando cada um dos artigos publicados. Esse enfoque é feito por uma frase-síntese (poucas vezes mais do que uma frase) a qual, além de descrever o conteúdo do artigo de forma brevíssima, pode conter algum comentário do autor da frase. Coletâneas (livros) também podem ter apresentações nesse formato.

No UEADSL, todos os editoriais tem autoria coletiva da comissão científica. Ele é montado assim:

1. uma introdução dando uma visão geral do evento, de autoria da coordenação

2. frases-sínteses, organizadas em subtítulos por área ou tema, escritas pelo professor responsável por cada trabalho.

A montagem do Editorial é feita pela coordenação e é necessária à publicação dos Anais.

Todos os professores que escrevem frases-sínteses entram como co-autores do Editorial.

Maiores informações sobre como escrever as frases síntese estão disponíveis na Cartilha do Professor (http://ueadsl.textolivre.pro.br/arquivos/comissaoCientifica/cartilha_do_Professor_UEADSL.pdf).


» Glossários de termos do UEADSL