Wiki Colaborativa de Ajuda ao dS

Bem vind@ à comunidade do dS! Sempre que você tiver uma dica útil, ensinar ou aprender algo que seria legal compartilhar, inclua ou edite a entrada nesta wiki (ou é masculino? não sei!). Para saber se já existe, consulte o mapa. Se quiser discutir o que já foi publicado, antes de editar, coloque seus argumentos na aba Comentários. Para editar a entrada, clique na aba Editar. Para criar uma nova entrada, acesse o Sumário. Componentes da Ajuda do Módulo de Semiótica do dS (aqui).

dadosSemiotica

SUMÁRIO

O dadosSemiotica é um software livre. Embora a comunidade de usuários seja pequena, a questão é que tudo começa assim mesmo. E não achamos que vai ser uma comunidade imensa como a de usuários do LibreOffice, do Firefox ou do Linux, pois todo mundo usa editores do tipo Office, navegadores e sistemas operacionais, mas analistas de textos... bem, somos bem menos e ainda menos se formos semioticistas.

Mas uma comunidade não precisa ser grande para ser valiosa. Quando comecei a usar o Linux, em 2005, eu tinha acabado de mudar pra Belo Horizonte, não conhecia praticamente ninguém (pelo menos ninguém que usasse linux) e a única ajuda que pude encontrar foi num chat de Fedora no IRC, na rede freenode que usamos até hoje no Texto Livre, e que tinha, pasmem, 2 usuários, Eith e Lício. Um deles, o Eitch (Hugo Cisneros), era nada mais, nada menos que o escritor do primeiro manual de linux brasileiro, que ele escreveu aos 13 anos quando o linux nem tinha interface gráfica. Uso esse manual até hoje, muito didático (http://www.devin.com.br/tlm3.4/), apesar da data de 1998 referente à última edição. Esses dois meninos me ajudaram de uma forma tão incrível que me apaixonei por comunidades de software livre e nunca mais saí delas. Hoje não participo mais da comunidade do Fedora, aliás, praticamente só consigo estar nas do Texto Livre, que são muitas, diversas e encantadoras (se quiserem saber mais, espiem o livro Culturas do Texto Livre, disponível na nossa Biblioteca Comentada).

Assim, a comunidade do dS espera crescer: faça parte disso! E encante-se comigo!

acris do TL


Primeira mensagem enviada pelo Eitch pedindo ajuda à lista de e-mail do Linux-br, quando tinha 12 anos e tinha acabado de instalar seu primeiro Linux, mas não sabia o que fazer com ele. Disponível em: http://www.devin.com.br/eitch/arquivos/nostalgia/primeira_msg.html. Acesso em 9/8/19.

Primeira mensagem do Eitch pedindo ajuda na lista de e-mail do Linux-Br

 


 Para acessar a lista de todas as entradas desta wiki, clique aqui.

Páginas Especiais